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Damasco Seco Solta o Intestino? Para Que Ele Serve?

Esta fruta tem uma boa concentração de vitamina C. Cem gramas ou cerca de 5 damascos podem fornecer aproximadamente 20% da ingestão diária recomendada (60 mg/dia) de vitamina C. A deficiência de vitamina C causa escorbuto, uma doença potencialmente mortal dos quais casos raramente ocorrem hoje. Recentemente, foi indicado que a vitamina C pode influenciar uma variedade de processos fisiológicos que incluem a supressão da formação de nitrosamina no intestino. O nitrito, presente nos alimentos e na água, pode reagir com as aminas para produzir nitrosaminas, que são cancerígenas por natureza. Estudos epidemiológicos indicam que o câncer de estômago é menos frequente naqueles cuja dieta é rica em vitamina C.

Também foi indicado que a capacidade antioxidante da vitamina C pode proteger contra o câncer em outras partes do corpo humano, além de intensificar as funções imunológicas. O damasco também possui uma boa concentração de carotenóides da provitamina A. A vitamina A é necessária para a visão, diferenciação dos tecidos epiteliais e do sistema imunológico. O consumo de carotenóides também está associado à redução do risco de câncer. Damascos frescos são mais ricos em carotenóides (beta-caroteno, betacriptoxantina, luteína) do que damascos secos.

Tradição Popular

Damasco seco (damasco seco) tem um efeito laxante, enquanto damasco fresco é um bom remédio para diarréia. Damasco aumenta as defesas do nosso corpo, é recomendado em situações de depressão, falta de apetite e crescimento atrofiado. Eles não devem ser consumidos por pacientes com fígado ou estômago delicado.
O ideal desta fruta é comê-la recém colhida e madura. Se ingerido seco ou ‘damasco seco’ produz um ligeiro efeito laxante.

Além de ter vitaminas A, C, etc., também possui minerais como sódio, potássio, cálcio, magnésio, etc. O damasco é antianêmico, aumenta as defesas do nosso corpo, adstringente no estado fresco e é indicado em estados depressivos, nervosismo, insônia, apetite, diarréia ou constipação, em crianças com raquitismo ou crescimento atrofiado.

Os damascos impedem a ação oxidativa das células do corpo, melhoram o humor, fortalecem as mucosas, a pele, os cabelos e as unhas, aliviam os sintomas asmáticos.

O damasco, como outras frutas e legumes, antes de ser consumido deve ser lavado cuidadosamente, para eliminar a possível presença de qualquer substância de qualquer tratamento no campo ou no armazém. Os damascos não devem comer pacientes hepáticos, pessoas com estômago delicado ou, se o fizerem, maduras e sem pele, pessoas com herpes e irritação na boca e pessoas propensas a pedras nos rins por causa do alto conteúdo de ácido oxálico Devido ao seu alto teor de cobre, as mulheres grávidas não devem consumir muitos damascos.

Na Dieta

Uma dieta pobre em fibras, baixa hidratação e falta de exercício causam distúrbios na atividade intestinal e em algumas pessoas constipação. Além disso, existem certos alimentos que, devido às suas propriedades adstringentes, podem piorar o problema. A constipação é um dos distúrbios gastrointestinais mais frequentes. Ocorre principalmente devido à má alimentação, estresse ou devido aos efeitos colaterais de alguns medicamentos. Além disso, se você leva uma vida sedentária, também pode perceber esse problema irritante e doloroso ao ir ao banheiro.
Também é comum que a constipação apareça quando você viaja ou está em um ambiente desconhecido. Da mesma forma, pode afetar os trabalhadores em turnos, devido à constante modificação em seus horários de sono e alimentação. Embora esses alimentos sejam adstringentes, isso não significa que você deve eliminá-los completamente da sua dieta. Você só precisa aprender a combiná-los e tomá-los com moderação.
A seguir alguns alimentos adstringentes.

Damasco na Mão de uma Mulher
Damasco na Mão de uma Mulher

Pão Branco e Doces Refinados

Essa combinação os torna totalmente desaconselháveis ​​em caso de constipação ou problemas estomacais, porque dificulta e diminui o movimento intestinal. Além disso, você sabe que os alimentos refinados mal contêm nutrientes ? A maioria é destruída no processo de refino. Como devemos consumir o plano branco para que ele não encolha? Se você tiver problemas de constipação (ou se não os tem, mas deseja dar ao seu corpo fibras extras e apostar em um pão mais saudável), troque o pão branco pelo trigo integral, centeio, espelta ou outros cereais. Você não apenas ajudaria seu intestino a funcionar melhor, mas todo o seu corpo agradeceria.

Pão Branco
Pão Branco

Pão integral É rico em fibras. Especialmente o de centeio, que, além de atuar como um laxante natural, também possui menos gordura e proteína do que o pão de trigo branco.

Substitui a farinha refinada pela farinha de trigo integral ou farinha de trigo sarraceno, além de serem mais saudáveis, mas também evita a constipação.

Vinho Tinto

Vinho Tinto
Vinho Tinto

Outro produto rico em taninos é o vinho tinto. Aqui, os taninos provêm da maceração da casca da uva e do armazenamento em barris de madeira. Esta substância tem sido associada a efeitos positivos na prevenção de doenças cardiovasculares, embora também seja adstringente. Além disso, eles podem diminuir a absorção de nutrientes essenciais, como o ferro. Seu consumo deve ser sempre moderado, mas se houver também um problema de constipação, é melhor evitá-lo.

Chá Preto

Alimentos que destroem – apertos de chá preto – apertos de chocolate
Você certamente já ouviu falar dos muitos benefícios do chá. No entanto, você também deve saber que, em excesso, pode causar efeitos colaterais no corpo, como:

  • problemas digestivos.
  • alterações no sistema nervoso.

O chá preto é produzido a partir das folhas secas de tea tree. Ao contrário de outros chás, este é fermentado, de modo que alguns de seus componentes reagem formando as substâncias aromáticas que o identificam e os chamados polifenóis. Além dessas substâncias, o chá preto contém cafeína. Especificamente, são necessários entre 20 e 30 miligramas. Entre os outros componentes estão os óleos essenciais e outras substâncias como teobromina, teofilina e taninos.

Chá Preto
Chá Preto

Taninos são os culpados que o chá favorece a constipação. Essas substâncias com propriedades adstringentes agem absorvendo a água das fezes. Bem, eles reduzem o movimento intestinal. Como devemos consumir chá preto? Se você é propenso a constipação ocasional, é melhor você esquecer o chá por um tempo.

Se for um problema comum, elimine-o da sua dieta, porque é um dos alimentos que mais causa prisão de ventre.
Eles podem causar desconforto intestinal significativo.

Olho! Lembre-se de que todos os chás contêm taninos em maior ou menor grau. Se o seu problema for sério, não é recomendável que você beba qualquer tipo de chá, seja verde, vermelho ou preto.

Em vez de beber chá preto ou outras bebidas que contenham taninos, opte por essas infusões que melhorarão o trânsito intestinal e evitarão a sensação desconfortável de inchaço:

Banana

Banana
Banana

A banana, originária do Extremo Oriente, é uma das frutas mais consumidas no mundo e geralmente é atraente para as crianças porque é fácil de descascar e comer. Além disso, é mais calórico e nutritivo do que a maioria das frutas, devido ao seu alto teor de açúcares e carboidratos. Também é rico em potássio, por isso é altamente recomendado como lanche para quem pratica esportes. Esta fruta deve ser consumida muito madura. Quando ele adquire aquela cor amarela intensa que o caracteriza tanto. A fruta verde é difícil de digerir porque os amidos que ela contém ainda não foram transformados em açúcares.

É considerado um alimento adstringente porque também é rico em taninos.

De acordo com alguns estudos, estes compostos retardar o processo de digestão e causar constipação. Como devemos consumi-lo para que não encolha? A banana é um alimento muito completo e nutritivo, portanto, é mais aconselhável tomá-lo:

  • no café da manhã.
  • no lanche.
  • no jantar junto com outras frutas.

O ideal é consumi-lo sozinho, porque se consumido com pão ou outras farinhas, pode ser indigesto. Outra maneira de consumi-lo é em smoothies ou smoothies, combinados com leite ou outros futras. O importante é que você sempre mastigue bem a banana para melhor digestão. Pelo contrário, você não deve misturar a banana com frutas ácidas, como limão ou toranja, porque seus componentes ácidos impedem a digestão do amido e dos açúcares da banana.

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