Home / Plantas / Frutas que Começam com a Letra B: Nome e Características

Frutas que Começam com a Letra B: Nome e Características

Dentro do contexto culinário, o termo “frutas” abrange as estruturas botânicas conhecidas como frutos verdadeiros, pseudofrutos e infrutescências. São famosas pelo sabor que, na maioria das vezes, apresenta-se como adocicado, mas que também pode ser azedo ou travoso.

As frutas são alimentos que fornecem uma grande diversidade de vitaminas e minerais, sendo fortemente benéficas ao organismo- contribuindo para o bem estar geral e até mesmo prevenindo muitas doenças.

Podem ser consumidas in natura, na forma de sucos, ou integradas à composição de sobremesas.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre algumas dessas frutas, mais particularmente daquelas que começam com a letra B.

Então venha conosco e boa leitura.

Frutas que Começam com a Letra B: Nome e Características- Banana

Talvez essa fruta mais popular do mundo, sendo atualmente cultivada em aproximadamente 130 países. Sua origem remonta ao Sudoeste Asiático.

Também pode ser chamada de pacova ou pacoba, correspondendo à varias espécies do gênero botânico Musa. Tais espécies são inclusive a alimentação base de muitas populações de áreas tropicais.

Estas frutas se formam em cachos posicionados na porção superior de seus pesudocaules- os quais nascem a partir de um caule subterrâneo (chamado rizoma ou corno). O rizoma possui uma longevidade equivalente a 15 anos, porém a longevidade do pseudocaule é significativamente inferior. Após o cacho atingir a maturação e ser colhido, o pseudocaule morre (ou é podado pelos agricultores), dando origem a um novo pseudocaule.

Cada cacho ou penca de banana pode conter quase 20 bananas, sendo que o pseudocaule pode comportar entre 15 a 20 cachos.

Em relação à composição da fruta, acredita-se que uma banana de 125 gramas possua 75% de água e 25% de matéria seca. Em termos nutricionais, as bananas contém concentração significativa das vitaminas C, B6 e A; além de fibras e do mineral Potássio.

Entre os inúmeros benefícios da fruta estão a prevenção de câimbras e outros problemas musculares- o que possibilita que seja bastante consumida pelos atletas, uma vez que também contribui para a perda de peso; a redução dos sintomas da TPM, uma vez que a vitamina B6 auxilia na síntese de serotonina; a prevenção da cegueira e melhora da saúde ocular, em decorrência da presença de vitamina A; e etc.

Frutas que Começam com a Letra B: Nome e Características- Bacuri

O bacuri (nome científico Platonia insignis) é uma espécie popular na Amazônia, sendo que também pode ser encontrado no bioma Cerrado dos estados do Maranhão e Piauí.

O vegetal em si pode atingir até 40 metros de altura e possui flores nas cores rosa e branco. As modalidades de reprodução podem ser através da germinação de sementes ou da brotação de raízes.

Platonia insignis

A fruta bacuri possui em média 10 centímetros de comprimento. Possui uma casca dura, e uma polpa na cor branca. Dentro da sua composição nutricional, é rica em Cálcio e Fósforo.

A polpa de bacuri pode ser utilizada na produção de sucos, doces, geleias e sorvete. Suas sementes também possuem valor comercial, uma vez que dão origem a um óleo com propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias.

Frutas que Começam com a Letra B: Nome e Características- Biribá

O biribá (nome científico Annona mucosa) é uma fruta comum dentro dos mercados da Região Norte do Brasil, embora não seja cultivado para consumo comercial em larga escala.

Atualmente, está amplamente disseminado na Amazônia e Mata Atlântica, embora seja originário das Antilhas.

Estruturalmente, a fruta é formada por carpelos, os quais dão a casca uma aparência de escamas; embora também exista o biribá-liso, variação conhecida por apresentar uma polpa mais doce e acidulada.

De modo geral, a polpa é caracterizada como branca, gelatinosa, translúcida e com sabor que pode variar desde o sabor adocicado até o sabor levemente ácido. Cada fruto conta com o quantitativo de 70 a 120 sementes. A coloração da casca varia do verde ao amarelo, contando também com a presença de pontos pretos.

O ideal é que o fruto seja consumido obviamente maduro, mas logo após a colheita, uma vez que ainda estará firme. Algum tempo após a colheita, o fruto poderá ficar mais gelatinoso e grudento do que o normal (consistência que não agrada a muitos).

Na Amazônia, o vegetal frutifica entre os meses de Janeiro a Junho.

Frutas que Começam com a Letra B: Nome e Características- Bacaba

A bacaba (nome científico Oenocarpus bacaba) é uma fruta encontrada em toda a Bacia Amazônica, mais particularmente nos estados do Tocantins, Acre, Pará e Amazonas- assim como no sul do Maranhão. O vegetal pode atingir até 20 metros de altura, assim como apresentar diâmetro compreendido entre 20 a 25 centímetros.

Oenocarpus bacaba

O fruto é bastante parecido com o açaí, uma vez que trata-se de um caroço pequeno e arredondado. Tal caroço possui uma massa de cor branco-amarelada, a qual está revestida por uma casca de cor roxa-escura. Este fruto dá em cachos contendo dezenas de caroços- cada cacho pesa, em média, entre 6 a 8 quilos.

O modo de preparo do suco ou ‘vinho’ de bacaba é praticamente o mesmo empregado para o açaí.

Frutas que Começam com a Letra B: Nome e Características- Buriti

O buriti ou miriti (nome científico Mauritia flexuosa) é uma espécie encontrada com frequência no cerrado.

O vegetal pode atingir até 30 metros de altura, sendo que o seu caule possui espessura que pode atingir até 50 centímetros de diâmetro. Floresce o ano inteiro, embora em maior frequência nos meses de Abril a Agosto.

Segundo a Embrapa, um pé de buriti é capaz de produzir anualmente 5 a 7 cachos, contendo cerca de 400 a 500 frutos em cada um destes.

O curioso sobre esta espécie vegetal é que existem buritis machos e fêmeas, sendo que para os primeiros, os cachos resultam apenas em flores; e já para o segundo as flores se transformam em frutos.

O fruto buriti possui casca dura e com isso protege-se contra a ação de predadores e entrada de água. A polpa é alaranjada e geralmente vem acompanhada da presença de 1 sementes (embora, às vezes haja 2 e outras vezes haja nenhuma).

A polpa produz um óleo que pode ser utilizado para fritura. Esta mesma polpa, após um processo de fermentação, transforma-se em vinho. Tal polpa é rica em vitamina C e possui um considerável valor energético.

A madeira do vegetal pode  ser utilizada em áreas externas de casa, bem com as fibras de suas folhas podem ser aproveitadas para a confecção esteiras, cordas e chapeús.

Agora que você já conhece algumas das frutas que começam como a letra B, nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Cerratinga. Bacuri. Disponível em : < http://www.cerratinga.org.br/bacuri/>;

Cerratinga. Buriti. Disponível em: < http://www.cerratinga.org.br/buriti/>;

Conquiste sua vida. Banana: conheça as 10 principais propriedades da fruta. Disponível em: < https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/banana-conheca-as-10-principais-propriedades-da-fruta_a7939/1>;

Museu da Língua Portuguesa. Frutas com B. Disponível em: < https://museulinguaportuguesa.org.br/frutas-com-b/>;

Toda Fruta. Bacaba. Disponível em: < https://todafruta.com.br/bacaba/>;

Toda Fruta. Biribá. Disponível em: < https://todafruta.com.br/biriba/>.

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *