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Frutas Boas para o Coração e Sucos

Quando falamos de saúde, muitas pessoas já pensam logo na questão do peso e de como isso pode afetar nosso corpo. Entretanto, apesar de que entupir nossos corpos com porcarias e comidas ruins seja péssimo e acarrete em diversas doenças, não é somente isso que pode nos deixar doentes. São várias as situações que podem nos colocar em risco.

Temos uma quantidade grande de órgãos que precisam sempre de manutenção da nossa parte e cuidados especiais. Um dos órgãos que é de extrema importância, é o coração e todo o sistema cardíaco. Existem alguns alimentos específicos que são ótimos para melhorar todo esse sistema. E muitos deles são frutas, o que é ainda melhor para o restante do corpo.

No post de hoje, iremos mostrar algumas frutas que são boas para o coração, e que você pode comê-las puras ou até mesmo em sucos. Continue lendo para descobrir quais são essas frutas.

Frutas Vermelhas

As frutas vermelhas possuem uma grande variedade, além de serem deliciosas. São utilizadas para sucos, doces, puras e smoothies. E mais do que isso, possuem propriedades anti-flamatórias. Por serem ricas em antioxidantes, que trabalham eliminando os radicais livres. Elas reduzem os riscos de vários tipos de câncer e doenças cardíacas.

Alguns exemplos de frutas vermelhas são: framboesa, morango, acerola, goiaba, amora, ameixa e algumas outras. Os antioxidantes da fruta também servem para prevenir a aterosclerose, que forma placas nos vasos sanguíneos, entupido-os e podendo provocar um AVC (acidente vascular cerebral) e infarto. Além de possuírem vitamina C, vitaminas do complexo B e licopena que agem para evitar o envelhecimento precoce

Tomate

Não vale esquecer, tomate é fruta! E ele, assim como as frutas vermelhas, é bastante rico em licopeno, considerado um dos mais poderosos antioxidantes existentes. Ele entra em nosso organismo e ajuda a melhorar a circulação sanguínea por todo corpo, evitando a formação de placas nas artérias. A melhor forma de conseguir esse licopeno, é aquecendo o tomate, como nos casos de molhos de tomate.

Uva Rosada

Quem já ouviu que vinho faz bem pro coração? É um fato real, e como vocês sabem, todos os vinhos vem das uvas. Porém, as melhores uvas para esse propósito são as rosadas. Isso porque elas contém uma boa quantidade de flavonóides, ácidos fenólicos e o resveratrol. Todos esses são antioxidantes, que ajudam na circulação sanguínea.

Uva Rosada
Uva Rosada

Também trabalham na proteção do coração e aumentam o HDL, conhecido como colesterol bom. Você pode comer a uva pura mesmo, ou em sucos integrais (evite os de caixinha não integrais, pois eles possuem pouco suco mesmo e mais conservantes e açúcar), ou até mesmo em vinhos tintos secos.

Maçã

A maçã é uma fruta muito rica e que ajuda nosso corpo em diversos aspectos. Ela tem uma variedade enorme de nutrientes como as vitaminas do complexo B, vitamina C, E, também é rica em sais minerais como o potássio. E principalmente, rica em fibras. As fibras são boas para dar uma sensação de saciedade, ajudando até mesmo no emagrecimento de forma saudável.

A pectina é um tipo de fibra solúvel existente na maçã, que contribui na redução do colesterol ruim, o LDL, e também ajuda no controle da glicose no sangue. Ela age de forma que o corpo use a gordura como fonte de energia, e não a armazene, o que diminui sua concentração em nosso organismo. Uma maçã de tamanho médio tem em torno de 4g de fibras. Você pode fazer suco também, mas ainda a melhor forma de adquirir essas fibras é através da fruta pura.

Melancia

A melancia é outra fruta cheia de coisas boas para nos oferecer. A primeira, e mais conhecida, é que ela nos hidrata. A sua grande quantidade de água é ótima para o nosso corpo de uma forma bem geral, já que água é um componente de extrema importância para o funcionamento de nosso corpo, inclusive do coração.

Mais do que isso, ela tem componentes antioxidantes que ajudam a diminuir o LDL, colesterol ruim. Também tem uma boa concentração do aminoácido chamado citrulina, que diminui o acúmulo de gordura no organismo de forma geral. Esse aminoácido acaba então ajudando a evitar ataques cardíacos e semelhantes.

Mirtilo

O mirtilo não é uma fruta tão popular no Brasil, e normalmente tem um preço maior e é mais achada congelada. Mas ela também é ótima para o coração, cheia de antioxidantes diferentes trabalhando em conjunto para eliminar os radicais livres. Sendo assim, ela ajuda na diminuição da formação de células de gordura, que normalmente iriam entupir as artérias.

Outro ponto importante, é que esses mesmos antioxidantes também trabalham na ativação das células cerebrais e retardam o aparecimento do mal de Alzheimer, uma doença que vem afetando muita gente. O mirtilo pode ser comido puro, ou até em sucos e smoothies, que é bem popular.

Romã

A romã também não é tão popular aqui no país, mas tem ótimos benefícios para nosso corpo. Começando pelo fato que ela ajuda na redução do armazenamento de gordura abdominal, fazendo com que nosso organismo utilize essa gordura como fonte de energia. Isso acaba contribuindo para a diminuição de diversas doenças cardíacas.

De acordo também com a Universidade de Edimburgo, na Escócia, a romã também ajuda na diminuição da pressão arterial e na prevenção do câncer de mama. Normalmente é comida pura, mas é possível fazer suco da fruta também.

Esperamos que o post tenha te ajudado e mostrado algumas frutas ótimas para o coração. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em responde-las. Leia mais sobre frutas e outros assuntos de biologia aqui no site!

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