Home / Plantas / Para Que Serve o Chá da Folha do Pirarucu?

Para Que Serve o Chá da Folha do Pirarucu?

As plantas são bastante usadas para fins medicinais, até mesmo pelo fato de serem realmente eficazes quando se trata de combater muitas doenças. Portanto, é muito importante entender como se dá o funcionamento de alguns tipos de plantas medicinais, sobretudo aquelas que funcionam para mais de um objetivo. Esse é o caso do chá-da-folha-do-pirarucu, um tipo diferente de chá que ajuda muitas pessoas de todo o mundo a curar inúmeros problemas.

A bebida, assim, pode ser muito boa para combater bactérias que invadiram o organismo, algo comum em todas as pessoas, por mais que, às vezes, o sistema de defesa as combata sem apresentar sinais no corpo. Além disso, o chá-da-folha-do-pirarucu ainda pode ser útil quando se trata de acabar até com alguns pequenos tumores capazes de atacar o corpo humano, sejam eles em qualquer parte do corpo.

Assim, a ingestão precisa ser frequente para que os efeitos sejam sentidos da forma correta, algo que não acontecerá caso o chá seja ingerido em intervalos irregulares. Em todo caso, se você deseja saber mais sobre o chamado chá-da-folha-do-pirarucu, que pode também possuir outros nomes, veja abaixo mais informações e detalhes sobre uma bebida medicinal muito elogiada pela sociedade.

Chá-da-Folha-do-Pirarucu Contra Inflamações e Outros Nomes da Planta

A tal folha-do-pirarucu pode receber muitos outros nomes pelo Brasil e também na região Norte do Brasil, onde é mais popular. Dessa forma, caso você não tenha ouvido falar nela, saiba que a planta também atende por folha-da-fortuna, diabinho e folha-santa. Já em outros locais do Brasil, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste, a folha-do-pirarucu é o popular saião.

Mas você realmente conhece os benefícios dessa planta, seja lá qual for o seu nome? No caso, entre os grandes benefícios do chá-da-folha-do-pirarucu está o seu poder contra as inflamações do corpo, fazendo com que a bebida medicinal seja muito útil quando se trata de acabar com as dores causas por algum agente inflamatório.

Logo, para quem sofrer algum tipo de ferida em um passado recente, fazer uso do chá-da-folha-do-pirarucu é uma boa opção. Para tal, você pode ingerir o chá e ainda passá-lo sobre o local da ferida, o que, por vezes, é muito mais interessante para o controle da ferida. De qualquer forma, o chá-da-folha-do-pirarucu, essa bebida medicinal tão importante para os nativos do Norte brasileiro, ainda pode servir para outras coisas, como será possível ver logo adiante.

Chá-da-Folha-do-Pirarucu e Mais Formas de Uso

O chá-da-folha-do-pirarucu é muito bom para conter as inflamações do corpo, mas essa não é a única maneira de fazer uso dessa planta e do seu chá. Na verdade, há muitas outras maneiras de utilizar a chamada folha-do-pirarucu para coisas positivas.

Um desses objetivos é controlar o intestino, que pode apresentar problemas graves de disfunção com o tempo. Nesse cenário, o chá-da-folha-do-pirarucu é rápido ao conter problemas como a inflamação do intestino.

Ademais, questões como a gastrite podem ser controladas mais facilmente com a ingestão frequente do chá, ainda que não seja aconselhável ingerir a bebida por mais que 3 vezes na semana. Outro efeito positivo do chá-da-folha-do-pirarucu se dá para a eliminação de cálculos renais, a chamada pedra nos rins. Portanto, ingerir o chá faz com que a pessoa passe a urinar muito mais, o que facilita o processo de expelir a pedra.

Isso ainda ajuda a fazer com que haja o controle da pressão arterial, além de eliminar toxinas negativas do seu corpo a partir da urina. Por fim, até mesmo algumas formas de lesões na pele podem ser curadas com o chá-da-folha-do-pirarucu, sendo que a folha pode ser comprada em qualquer parte do Brasil.

Preparo do Chá-da-Folha-do-Pirarucu

O chá-da-folha-do-pirarucu pode ser preparado de forma fácil, bastando seguir a receita usada há centenas de anos pelos nativos da região Norte. No caso, para realizar o preparo de forma adequada, é importante ter:

  • 3 colheres de sopa da folha-do-pirarucu picada;

  • 250 mililitros de água fervente.

Assim, a proporção deve ser sempre essa, ainda que seja necessário fazer mais doses do chá ou, então, doses menores.

Para a realização do chá, basta colocar as folhas em água fervente, deixando que a folha ferva junto com a água por cerca de 3 a 5 minutos. Depois desse período, se deve coar o chá, retirando as partes das folhas, que não devem ser consumidas. Por fim, beba cerca de xícaras por dia, ainda que não seja aconselhável ingerir o chá por mais de 3 dias na mesma semana.

Ainda é possível que você adicione um pouco de leite à bebida, mas, em geral, a forma eficiente do chá-da-folha-do-pirarucu costuma conter apenas água e a erva natural. Ingerindo o chá com certa frequência, o mais comum é que o efeito calmante do mesmo seja ainda maior, pois o seu organismo irá se acostumar com o processo.

Contraindicações Do Chá-Da-Folha-Do-Pirarucu: Quando Não Tomar?

O chá-da-folha-do-pirarucu possui efeitos negativos em algumas pessoas, assim como acontece com qualquer outro tipo de bebida natural. Porém, até o momento não existe qualquer tipo de contraindicação mais séria para o chá, embora não seja adequado exagerar as doses diárias e nem ultrapassar 3 dias de ingestão na semana. Dessa maneira, será possível controlar os efeitos positivos da bebida na mesma medida em que se evita os possíveis problemas causados por ela.

Gestantes e mulheres em fase de amamentação também não devem ingerir o chá-da-folha-do-pirarucu, mas nesse caso apenas pela falta de conhecimento em relação aos riscos. Logo, para evitar problemas ainda pouco conhecidos, se recomenda que as mulheres nessas condições fiquem afastadas da bebida medicinal.

Na região Norte do Brasil, sobretudo em algumas cidades do interior, é muito comum que o chá-da-folha-do-pirarucu seja consumido frequentemente, por vezes até mesmo no lanche da tarde ou no café da manhã. Também é comum, assim, que as pessoas tenham a planta em sua casa, facilitando o acesso à bebida quando necessário.

Se você também pretende ter a folha-do-pirarucu em sua casa, é possível comprar a planta, em forma de muda, em muitas lojas de todo o Brasil. Ou, então, há a venda pela internet, mas fique atento às mudanças de nome de cada região.

Veja também

Para que Serve a Folha de Bambu? Benefícios do Bambu

O bambu é uma planta multifuncional bem conhecida. As folhas são usadas para fins medicinais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *