Home / Plantas / Tudo Sobre a Pera – Ficha Técnica, Características, Broto e Imagens!

Tudo Sobre a Pera – Ficha Técnica, Características, Broto e Imagens!

A pera é uma das frutas mais populares no Brasil, e podemos dizer que é uma espécie de paixão nacional ao lado de outras, como banana e maçã. Além de muito saborosa, essa é uma fruta extremamente nutritiva – o que a torna ainda mais querida entre os brasileiros.

Apesar de ser originalmente de regiões europeias e asiáticas, a pera se tornou muito famosa em todo o mundo, e a sua árvore, a pereira, pode ser facilmente cultivada em diferentes climas, terras e locais. Podemos encontrar exemplares na América do Sul e Norte, na Europa e na Turquia, mas a maior parte de sua produção acontece na China.

Com isso, ela também contribui de maneira expressiva para a economia humana, tendo se tornado uma fonte de renda importante para muitas pessoas.

Apesar de se adaptar facilmente aos mais variados ambientes, a pera consegue ter frutos mais bonitos e saudáveis quando cultivada em tempos e regiões frias. Por isso mesmo no Brasil ela é amplamente plantada na região sul, onde os termômetros conseguem ser bem baixos, sobretudo no inverno.

• A Árvore Da Pera:

A pereira é uma árvore bonita que pode atingir até 12 metros ou mais de altura. No seu 4° ano de crescimento ela já começa a gerar frutos, e isso perdurara até mais ou menos os 30 anos de idade da árvore.

No Brasil, elas frutificam especialmente entre os meses de agosto e setembro, e entre fevereiro e março os frutos já estão grandes e prontos para serem colhidos.

A História da Pera!

A era é um fruto comestível amplamente consumido em todo o mundo. Estima-se que ela tenha mais de 4 mil anos de existência. Estudos dão conta de que o seu surgimento aconteceu na Ásia, provavelmente na China.

Segundo as pesquisas, ela pode ter surgido no que chamamos de Período Terciário, tendo os seus primeiros cultivos em uma região longínqua de Tian Shen, na província de Xinjiang. Essa é uma região de invernos severos, o que fez com que as árvores desenvolvessem preferência pelo clima frio.

A chegada à Europa aconteceu através dos romanos, e de lá passou a ser carregada em expedições para diversos outros países. Por isso hoje é tão consumida em diversos lugares do mundo!

Peras no Caixote
Peras no Caixote

Isso fez com que a planta passasse a se adaptar aos mais variados climas. Hoje, ela consegue se desenvolver com facilidade em regiões mais quentes, mas a preferência ainda é por dias amenos – por isso indica-se que o plantio seja feito durante o inverno.

Existem três locais que são apontados como cruciais na história da pera, e que provavelmente deram origem a fruta que conhecemos hoje pelo nome científico de P. communis: China, Ásia Central e Leste da Ásia Menor (Anatólia).

A fruta como consumimos atualmente é muito diferente daquelas que ainda são amplamente cultivadas nas regiões asiáticas. O aroma amanteigado e a textura macia de seu corpo são característicos daquelas que foram desenvolvidas na Europa.

Já as frutas provenientes de locais como Japão e China são mais crocantes, e possuem um sabor mais adocicado. Não é fácil encontrar esse tipo de pera fora dessas duas potências asiáticas, mas o interesse dos cultivadores por elas têm aumentado de maneira considerável!

Condições Climáticas – Entenda Melhor Como a Pera Pode ser Cultivada!

Como dissemos anteriormente, essa árvore tem preferência por ser cultivada em tempo frio e úmido. No entanto, a incidência de luz solar faz muito bem para a pereira, e contribui para mudar a cor do fruto. Apesar dessa “preferência”, a árvore também pode ser cultivada em estações mais quentes.

• Nome Científico E Variedades:

A pera possui variedades, e cada uma recebe uma nomenclatura: Pyrus communis, Pyrus pyrifolia e Pyrus bretschneider. Juntas, elas representam mais de 90% das árvores frutíferas cultivadas no mundo.

• Características Principais Da Pera:

A pera é uma fruta com sabor adocicado, que costuma agradar aos mais variados paladares. A sua casca é fina e lisa, e pode adotar diferentes colorações – pode ser vermelha, verde ou amarela.

O aspecto da carne é macio e muito úmido. Assemelha-se de leve com a maçã, embora pareça uma massa mais consistente, menos seca. No Brasil, as espécies mais cultivadas são pera willians, pera-d’água, pera de pé curto e pera red (casca vermelha).

• Dados Científicos Da Pera:

• Reino: Plantae;

• Divisão: Magnoliophyta;

• Classe: Magnoliopsida;

• Ordem: Rosales;

• Família: Rosaceae;

• Gênero: Pyrus.

Além de muito saborosa, a pera também é um alimento muito rico e nutritivo. Por isso é amplamente indicada em dietas – sejam para emagrecimento ou ainda para melhorar os níveis nutricionais! É uma fruta agradável para os bebês, principalmente pela baixa acidez em seu sabor.

Benefícios da Pera Para a Saúde Humana!

Como se não bastasse ser deliciosa, a pera é uma fruta extremamente nutritiva! Como tal, deve compor a sua alimentação, e trará inúmeros benefícios para o seu corpo! Por isso mesmo é amplamente indicada por médicos para pessoas de diferentes idades.

• Emagrecimento:

Estamos falando de uma fruta que contém muitas fibras. Isso faz com que ela seja extremamente indicada para quem está em dieta de emagrecimento. Isso porque as fibras ajudam a manter a saciedade, e fazem com que você se alimente de maneira mais controlada!

Além disso, a pera também é um excelente diurético natural, e ajuda você a eliminar líquidos em excesso, diminuindo o inchaço do corpo, o que também contribui para a diminuição das medidas corporais!

• Controle do Diabetes:

Controle do Diabetes
Controle do Diabetes

A diabetes é uma das doenças que mais assombram a humanidade atualmente, principalmente por ela ser muito silenciosa, o que complica muito o seu diagnóstico.

A pera é apontada como uma das maneiras naturais de controlar a diabetes. Isso acontece também por conta de seu teor fibroso elevado, já que esse elemento é essencial para controlar os índices glicêmicos.

• Saúde do Coração:

Não podemos deixar de citar o quanto a pera é excelente para cuidar da saúde do seu coração! Ela diminui consideravelmente os riscos cardiovasculares.

Graças a sua lata concentração de fibras, ela ajuda a controlar o colesterol, o que contribui indiretamente para a saúde cardíaca. O seu poder antioxidante ainda tem papel essencial no combate aos radicais livres!

• Ossos mais Fortes:

A pera é uma das frutas que traz a maior concentração de minerais essenciais, como fósforo, cálcio, manganês e cobre. Juntos eles formam um verdadeiro escudo para os ossos, fazendo com que o corpo se torne ainda mais forte!
Mas não é só isso! Ela também é rica em boro, que é um elemento fundamental para a absorção do cálcio. Ainda colaboram com o bom equilíbrio do Ph, que é fator fundamental também para a saúde óssea.

• Combate as Inflamações:

Inflamação
Inflamação

Os processos inflamatórios ocorrem em diversos sistemas do corpo, e trazem inúmeros riscos. A casca da pera é rica em nutrientes que ajudam a conter esses processos, atuando como antioxidantes.

Por ser rica em vitaminas A e C, a fruta também fortalece o sistema imunológico, fazendo com que você se sinta mais forte e muito mais resistente.

Todos esses benefícios são excelentes para o corpo humano. Mas, para desfrutar ainda mais do potencial curativo da pera, o mais indicado é que a fruta seja consumida em sua versão in natura, inclusive com a casca – onde está a maior concentração dos benefícios!

Tudo o que você precisa fazer é lavar a pera em água corrente antes de consumir. Depois disso, basta se deliciar – com o sabor e com todos os benefícios que ela traz para o seu corpo!

Fator Energético Natural é Ótimo para os Praticantes de Atividades Físicas!

Atleta Comendo Pera
Atleta Comendo Pera

Quem pratica atividades físicas com frequência sabe muito bem que é difícil, às vezes, manter a energia em dia! Uma dica é que você consuma uma pera antes de treinar, ou mesmo durante o dia, caso se sinta fatigado.

Essa fruta ajuda a repor os níveis de glicose, o que é convertido em energia boa para o seu corpo, fazendo com que você tenha toda a disposição. Se trata de uma estratégia muito mais saudável e interessante do que se entupir de energéticos artificiais, que geralmente são carregados de sódio e outros elementos maléficos.

Benefícios da Pera para Mulheres Grávidas!

Mulher Grávida
Mulher Grávida

Como se não bastassem todos os benefícios que citamos até aqui, essa ainda é uma das frutas mais interessantes para as mulheres que estão grávidas. Inclusive, a pera é amplamente indicada pelos médicos que acompanham esse momento tão importante.

Que o consumo de frutas durante a gestação é essencial, você com certeza já sabe! O que ninguém imagina é que uma porção de pera incluída no cardápio diariamente pode fornecer uma série denutrientes que vão fazer muito bem tanto para a mulher quanto para o bebê.

• Baixa Caloria:

Para começar, é uma preocupação que as mães não sofram com o aumento de peso, pois isso pode acarretar problemas diversos. A pera é extremamente nutritiva, e possui pouquíssimas calorias!

• Rica Em Vitamina C:

Muitas mães também precisam consumir suplementos que ajudem a manter os bons níveis de vitamina C, fundamental para o sistema imunológico da gestante.

A pera possui quase 10% da quantidade necessária para o dia, o que ajuda a prevenir contra infecções – como a urinária, que é muito comum na gravidez, mas que deve ser evitada a todo custo.

Benefícios da Pera
Benefícios da Pera

• Potássio Em Abundância!

O potássio é importantíssimo para o corpo da mulher grávida, e ajuda manter as funções musculares, do coração e dos nervos em dia. Esse elemento também é responsável por fazer com que o corpo se mantenha mais hidratado.

Uma unidade de pera contém mais ou menos 190mg de potássio, o que representa 5% do que deve ser consumido diariamente por mulheres que estão esperando bebês.

• Regula O Funcionamento Intestinal!

Funcionamento Intestinal
Funcionamento Intestinal

Vale lembrar que é comum que as mulheres sofram com problemas intestinais diversos, tais como constipação, gases e outros. A grande quantidade de fibras presentes na pera pode ajudar a diminuir esses quadros.

A riqueza em fibra ainda promove saciedade, evitando que a mamãe consuma outros alimentos em excesso – o que traria problemas com sobrepeso.

• Fortalecimento Do Corpo E Beleza Natural:

A pera é um alimento fotoquímico, que faz com que os radicais livres sejam impedidos de agir de maneira maléfica ao corpo. Por isso ela combate o envelhecimento, ajuda a fortalecer os músculos e também mantém a pele mais bonita.

Papinha de Pera Para os Bebês: Alimentação Saudável Desde o Berço!

A fase do desmame pode ser um problema tanto para as mães quanto para os bebês. De fato, a introdução de outros alimentos pode ser complicada, mas é essencial.

É justamente nesse período que a mãe pode auxiliar na maturação do paladar, fazendo com que a criança desenvolva o hábito de comer frutas. Novamente a pera aparece como uma das mais indicadas pelos especialistas.

Inclusive, a sua riqueza em fibras faz com que a pera seja tida como um alimento levemente laxativo. Isso é ótimo para crianças que sofrem com as temidas cólicas, pois pode haver uma mudança radical no quadro simplesmente ao incluir essa fruta na alimentação!

O seu baixo teor calórico e a riqueza nutricional ainda ajudam a manter o organismo do bebê em pleno funcionamento. Por isso, ao lado da maçã, é uma das frutas que mais são indicadas para crianças que estão em fase de transição alimentar!

Ela ainda possui elementos que são fundamentais para o crescimento saudável, como o cobre, que ajuda no aumento do colágeno e contribui para o crescimento saudável dos músculos, e a vitamina K que ajuda na formação óssea!

A Pera e a Prevenção ao Câncer

Peras na Cesta
Peras na Cesta

O câncer é uma das doenças mais assustadoras da atualidade. Infelizmente também se trata de uma doença verdadeiramente democrática, que não escolhe idade, gênero ou etnia para atacar!

Embora não haja um método 100% eficaz para se prevenir contra esse fantasma, é inegável que a alimentação tem papel crucial na saúde humana – e que pode ser uma grande aliada para diminuir as possibilidades de desenvolvimento dessa doença dramática!

O consumo de frutas e legumes de boa qualidade tem sido apontado como uma das armas mais eficientes nessa busca por uma alimentação denominada de “anticâncer”, ou seja, que ajude a combater ou simplesmente evitar o desenvolvimento das células defeituosas.

E a pera figura a lista de ingredientes potentes nessa luta! Isso porque ela possui um fator antioxidante que é essencial para a saúde do ser humano. Se trata basicamente de uma molécula que consegue inibir a oxidação das células.

Combate ao Câncer
Combate ao Câncer

Ok. Mas qual é a relação disso com o combate ao câncer? Basicamente ele é responsável por eliminar os radicais livres, que são “sujeiras” que permanecem no organismo depois que as células cumprem com o seu ciclo metabólico.

Os radicais livres, quando não são devidamente eliminados, possuem o poder de alterar o DNA de uma célula saudável, transformando-a em uma célula cancerígena! É justamente aqui que mora o problema!

Por isso que manter uma alimentação equilibrada, e que traga esse fator antioxidante é importantíssimo. E quando falamos em um cardápio saudável e equilibrado, a pera sempre aparece como uma das mais importantes.

Incluir a Pera em sua Dieta pode ser uma Forma Potente de Emagrecer!

Você é do tipo de pessoa que está em constante guerra com a balança? Então com certeza você já se pegou frustrado por não alcançar os seus objetivos. Saiba que, independente de seu esforço, se não houver mudanças na alimentação, os resultados serão irrisórios ou inexistentes.

Um dos fatores que faz com que a pera seja uma grande aliada à sua dieta é que ela é uma fruta de baixo teor calórico. Uma unidade média não deve trazer mais do que 90 calorias.

Em comparação com uma dieta de mais ou menos 2 mil calorias, isso equivale a menos do que 5% da quantidade ideal para o dia. Ou seja: a pera te alimenta e não compromete o seu plano alimentar.

Mas, fora isso ainda existem duas características que fazem com que ela seja reconhecida pelo seu potencial emagrecedor. Primeiro, vamos falar sobre as fibras!

As fibras são essenciais para o funcionamento intestinal, como já falamos antes. Mas, o que mais chama a atenção é que elas contribuem com a saciedade, fazendo com que você se sinta menos faminto no decorrer do dia.

Na prática, isso ajudará a evitar as temidas compulsões alimentares, que são aqueles momentos em que você caba passando da conta na hora de comer, e acha que todo o seu esforço anterior não valeu de nada no final das contas.

• Fruta Doce:

Outro ponto essencial é que alguns tipos de pera podem ser bem adocicados, o que também ajuda a conter a vontade de comer doce. Esse é um dos problemas mais difíceis enfrentados por quem está de dieta!

Se você é do tipo que adora um açúcar, pode conter essa compulsão comendo uma pera quando bater aquela vontade incontrolável de doce. Isso com certeza vai lhe ajudar a se manter no ritmo da dieta, sem cometer deslizes.

Variações: Veja as Diferenças Entre uma Pera e Outra!

Essa é uma fruta tão rica e valiosa que, como dissemos antes, ela possui algumas variações. Mas, embora tenha mudanças entre a cor da casca, o formato e até mesmo o sabor, todas as peras são muito ricas em nutrientes.

No Brasil os modelos mais encontrados são d’água, d’anjou, ercolini, rocha portuguesa e williams. Se você não sabe muito bem como diferenciar uma da outra, chegou a hora de resolver esse problema!

• Pera D´água (pyrus Comunis):

Pera D´água
Pera D´água

Uma das peras com sabor mais adocicado. A sua casca é granulada e espessa. A massa é suculenta, úmida. É a pera mais indicada para consumo in natura, e perfeita para compor saladas de frutas.

Se trata de um dos modelos mais consumidos no mundo e o preferido dos brasileiros. O nome faz referência justamente a quantidade de água que existe nessa pera.

Por ser tão cheia de líquido, é uma das mais indicadas para quem faz dieta de emagrecimento. É uma fruta extremamente nutritiva, que combate os radicais livres e traz inúmeros benefícios para a saúde humana!

• Pera Williams (Pyrus communis ‘Williams’):

Pera Williams
Pera Williams

Essa pera tem um sabor mais ácido, o que a faz ser perfeita para cozimento e preparo de pratos variados. Uma de suas grandes vantagens é que ela não desmancha com facilidade.

Uma das grandes vantagens desse modelo é justamente o seu preço, que é extremamente acessível, permitindo que muitos brasileiros tenham acesso à fruta.

O seu nutriente mais presente é a fibra, que ajuda a regular o intestino e promove saúde para o sistema gastrointestinal como um todo. É uma fruta livre de sódio e gorduras, o que faz com que seu consumo seja extremamente saudável!

A Williams é muito utilizada para a fabricação de licores e bebidas alcoólicas em geral. Também é comum que essas bebidas sirvam como recheio para barras de chocolate, uma vez que a harmonia é perfeita entre o doce gorduroso do cacau e o azedo cítrico da pera.

Saiba mais Sobre os outros Tipos de Pera que Mais são Consumidos pelos Seres Humanos!

São inúmeros os modelos de pera. Cada um deles traz consigo benefícios diferentes para o corpo humano, ao mesmo tempo que as frutas possuem um sabor único, capaz de diferenciar um exemplar do outro.

• Pera D´Anjou (Pyrus communis ‘D’Anjou’):

Pera D´Anjou
Pera D´Anjou

Essa é uma pera mais arredondada, que possui um sabor perfeito para ser harmonizado com queijos. A sua origem europeia fez com que essa combinação fosse ainda mais difundida!

Os nutrientes mais presentes em seu corpo é a vitamina A – que ajuda na imunidade do corpo, e promove saúde para os olhos – e o potássio – um dos nutrientes mais importantes para o bom funcionamento do coração!

Em sua fase mais jovem ela apresenta uma casca de coloração bem verde, mas com o passar do tempo é normal que adquira um tom mais avermelhado. É uma fruta extremamente saborosa!

• Pera Ercolini:

Pera Ercolini
Pera Ercolini

A principal característica dessa pera é o seu tamanho, sendo que ela é bem menor do que os demais modelos da fruta! O seu sabor é encorpado e absolutamente saboroso, sendo essa a melhor fruta para fazer doces dentre todas as peras.

É comum encontrar geleias feitas com essa pera, bem como chocolates recheados. Alguns restaurantes na Europa também costumam servi-la com sorvetes e bolos de chocolate.

Apesar de toda essa associação ao açúcar, ela não é extremamente calórica, sendo que uma unidade pode carregar 25 calorias. Ela é rica em vitaminas, proteínas e gorduras boas para o organismo.

• Pera Red:

Pera Red
Pera Red

Ela é uma variação da tradicional Williams, sendo que o seu nome é em decorrência da coloração exótica de sua casca, que atinge um vermelho muito semelhante com o das maçãs.

O seu interior é claro, quase branco. É uma pera deliciosa, e muito combinada com queijos, principalmente aqueles de sabor mais forte, como o gorgonzola. Uma porção de 100 gramas desse exemplar lhe trará em média 55 calorias.

• Pera Portuguesa (pyrus Communis L):

Pera Portuguesa
Pera Portuguesa

A pera portuguesa é cultivada não somente na Europa, como o nome sugere, mas também em regiões como Ásia e no Norte da África. Em Portugal ela é muito popular, mas é conhecida pelo nome de “Pera-Rocha”.

A região onde ela costuma nascer com mais frequência é na cidade portuguesa de Sintra, que se tornou também uma das cidades que mais exporta essa fruta no mundo, enviando exemplares para países como:

• Brasil;

• Reino Unido;

• França;

• Espanha;

• Canadá;

• Marrocos;

• Países Baixos;

• Polônia;

• Suíça;

• Rússia;

• República da Irlanda.

Apesar de recebermos frutas vindas do exterior, o Brasil possui clima e aspecto geográfico perfeitos para o cultivo. Por isso a pera portuguesa também é plantada aqui, principalmente na região sul do país, em Santa Catarina.

Conheça Agora outras Peras Estrangeiras que Conquistaram o Mundo!

A pera é uma fruta de altíssima qualidade que consegue crescer em diferentes regiões do país e do mundo. Por isso mesmo é que existe essa variedade tão grande dessa fruta, que consegue ser diferentes em sabor, cor, tamanho e formato.

• Bosc: pera de origem belga e francesa que possui um aspecto mais seco. É ideal para ser feita em pratos quentes, assada ou cozida.

Bosc
Bosc

• Comice: Apesar de ser originalmente francesa, os maiores apreciadores dessa fruta estão em outro continente: são os norte-americanos. Ela é perfeita para acompanhar queijos de sabor forte como o brie e o gorgonzola.

Comice
Comice

• Concorde: uma fruta inglesa que já existe há mais de 2 séculos. É considerada uma das mais saborosas, pois possui notas de baunilha que deixam o seu sabor ainda mais irresistível. perfeita para qualquer ocasião ou preparo – inclusive muito apreciada in natura.

Concorde
Concorde

• Forelle: Essa pera alemã tem seus primeiros registros por volta de 1670. É uma senhora no que diz respeito a sua idade, e de qualidade incrível tanto no sabor quanto no valor nutricional.

Forelle
Forelle

• Hardy: mais uma francesa que faz sucesso há muito tempo. Ela surgiu por volta de 1820, e é riquíssima em beta-caroteno, cálcio, fibra e vitamina C. Diferentemente da maioria das outras, ela cultiva melhor no outono ao invés do verão.

Hardy
Hardy

• Nashi: ela possui uma casca firme e um interior macio e suculento. Algumas pessoas chamam de “pera asiática”, já que seu cultivo é proveniente da China.

Nashi
Nashi

• Seckel: perfeita para quem adora frutas doces, essa é a mais adocicada e também a menor pera de que se tem notícias. De origem americana, ela ficou conhecida como “pera açucarada”.

Seckel
Seckel

• Packham´s: uma pera ideal para ser consumida com saladas. Ela consegue se desenvolver melhor quando é mantida na árvore por um longo período. Originária das Austrália, foi trazida para a América do Sul através da Argentina e do Chile!

Packham´s
Packham´s

• Starkrimson: uma das peras mais finas de que vamos falar, ela é perfeita para compor pratos chiques e entradas como canapés. Tem um aroma levemente floral, uma polpa suculenta e saborosa.

Starkrimson
Starkrimson

• Winter Nelis: uma belga que se destaca quando o assunto é fazer geleias e compotas em geral. também é perfeita para rechear as melhores tortas.

Winter Nelis
Winter Nelis

• Pera Ya Li: sua origem é do outro lado do mundo, na China. É uma fruta com sabor muito exótico, que mistura rosas e abacaxi, trazendo um aroma delicioso e uma pitada cítrica.

Pera Ya Li
Pera Ya Li

A variedade de peras não para por aí. Ainda podemos facilmente citar outas muitas espécies, e cada uma com características únicas, sabores que fazem referência aos seus locais de criação e etc. Algumas que vale a pena citar são:

• Giffard;

• Clapp´s;

• Josephine;

• Red Sensation;

• Doyenné;

• Durandeau;

• Triomphe;

• Guyot;

• Passe Crassane;

• Kaiser;

• Morettini;

• Taylor´s;

• Perola;

• Bon Rouge;

• Emperor;

É realmente uma variedade gigantesca e impressionante, que faz dessa uma das frutas mais cultivadas do mundo. Elas vêm sendo utilizadas para consumo in natura, preparo de saladas, doces, geleias, compotas em geral e muitos outros pratos.

Como Plantar uma Arvore de Pera? Passo a Passo para Começar a sua Plantação!

Sabendo que a pera é uma das frutas mais valiosas do mundo, e que além de tudo é extremamente saborosa e muito nutritiva, não é de se espantar que muitas pessoas tenham o desejo de começar o plantio dessas árvores.

A melhor época para o plantio é o inverno, já que essas árvores conseguem suportar um frio de até 20 graus negativos! Plantando quando os termômetros estão mais baixos, você provavelmente terá frutos no verão, época perfeita para o consumo da pera!

• Quanto Tempo Depois Do Plantio Ela Dará Frutos?

Para começar a gerar belos frutos, a árvore precisa estar madura e em sua fase adulta. Isso pode levar até 4 anos! É muito importante que você cuide do solo, pois as raízes dessa árvore costumam ir bem a fundo, o que acaba demandando mais cuidado.

1. Preparação do Solo:

O solo deverá ser preparado com 3 meses de antecedência. Nesse momento, você deve aplicar calcário, de modo que o local se torne apto a receber a árvore em breve.

2. Adubar:

Adubar
Adubar

Depois de ter o solo devidamente preparado, você precisa preparar o adubo, que ocorre mais ou menos 40 dias antes do plantio. Nesse caso você usará os seguintes elementos:

• Esterco de curral ou esterco de galinha;

• Calcário dolomítico;

• Fósforo;

• Potássio;

• Bórax.

3. Abrindo o Buraco:

Para começar a plantação de pera é necessário abrir um espaço, uma cova, que comporte as suas raízes. É preciso ter cuidado para considerar que as raízes poderão ficar maiores do que os seus galhos, e por isso demandam espaço.

Nesse momento também deverá remover os restos de vegetações, bem como as pedras que podem existir no lugar. É importante que o solo esteja livre para que árvore se desenvolva com saúde.

A cova deve ter uma média de 60×60 centímetros, e se for plantar mais de uma árvore deve ser de pelo menos do que 4 x 2 metros.

4. Plantio com Sementes:

Muda de Pera no Vaso
Muda de Pera no Vaso

Para realizar o plantio com sementes você deverá coletar 05 a 10 peras maduras e saudáveis. Delas, remova uma média de 30 sementes (a quantidade é grande, mas a cada 5 é normal que apenas 1 realmente germine.

As sementes devem estar secas, e deverão ser embrulhadas em papel toalha molhado. Em seguida coloque esse embrulho em um saco plástico e leve para uma incubadora ou um local escuro e muito quente.

Aparecerá um pequeno broto dentro de alguns dias, e você então poderá transportar isso para o terreno definitivo da árvore.

Por que Muitos Agricultores Preferem fazer a Plantação com Mudas, e não com Sementes?

O que muitas pessoas não sabem, principalmente os iniciantes, é que a pereira plantada a partir da semente corre muito mais risco de contrair doenças, o que comprometerá o cultivo. Também é comum que essas árvores demorem cerca de 10 anos para dar frutos!

Em alguns casos, pode ser que elas nem mesmo cheguem a frutificar em algum momento da vida! Em outros casos ainda corre o risco de ela gerar frutos miscigenados, e não puros.

• Cuidados E Poda:

Os cuidados são essenciais para que a árvore realmente cresça saudável. Isso envolve manter a região sempre limpa, livre de ervas daninhas e pragas que podem, de alguma forma, comprometer a qualidade ou até mesmo interromper o crescimento da planta.

Já a poda poderá ser feita quando você perceber que a árvore cresceu mais ou menos 100 cm. A poda em árvores adultas ocorrerá sempre no tronco, que deverá ser encurtado para estimular o nascimento de novos ramos.

É importante entender que a poda é essencial em qualquer árvore frutífera! Ela deve acontecer porque trará benefícios únicos ao crescimento. Veja alguns dos sentidos da poda:

• Aumenta a qualidade da produtividade;

• Ajuda você a conduzir o tamanho e o formato da planta;

• Diminui a alternância – quando a árvore gera bons frutos em um ano, mas não tem o mesmo desempenho no outro;

• Diminui os riscos de pragas e doenças diversas;

• Facilita a colheita dos frutos.

Ao podar você aumentar consideravelmente as chances de obter grande sucesso com o plantio. Por isso é importante ficar atento, e entender a hora certa de cortar.

Como Estocar e Manter as Frutas com Saúde?

Uma vez que a pereira dê frutos, você deve saber que eles precisam ser mantidos com cuidado para garantir o sabor e até mesmo a qualidade nutricional. Nesse caso, a pera deve ser guardada em local fresco, e longe de outras frutas que possam amadurecer muito rapidamente.

• Consumo das Frutas:

O consumo da pera traz inúmeros benefícios ao corpo, graças ao seu potencial nutritivo. Mas, as frutas precisam estar saudáveis e devem ser de boa qualidade para isso!

Por isso, o consumo in natura demanda alguns cuidados essenciais. Para começar, a casca deve estar saudável, bonita e lisa. Frutas com casca danificada, fissuradas ou murchas provavelmente não têm mais qualidade.

Você também pode usar uma técnica muito conhecida, que consiste em pressionar levemente a fruta para verificar se ela está aquosa. Ela deve ceder levemente a pressão. Lembre-se que a pera é composta 85% de líquido, o que faz dela uma fruta bem macia em seu auge.

Para armazenamento, indica-se que elas sejam envolvidas em uma folha de jornal ou pano. Isso vai impedir que a fruta perca rapidamente a sua umidade, mantendo-a com a devida qualidade. Elas também não devem ficar por baixo de nenhuma outra fruta, pois podem ser facilmente amassadas.

Se o caso for de tentar acelerar o processo de maturação, então uma dica é que você coloque as frutas em um saco de papel e feche muito bem a boca. Dentro de pouco tempo elas estarão mais maduras.

Mantê-las em geladeira não é indicado pois isso pode alterar o sabor e a qualidade da fruta. Mas, se o consumo for em breve não há tanto problema, já que muitas pessoas pareciam saborear essa fruta gelada.

• Evitando Que a Pera Escureça!

É possível evitar que a pera escureça quando já está cortada! Para isso você pode se valer do uso de uma ou duas gotinhas de uma fruta cítrica de sua preferência – como a laranja ou o limão. Isso vai ajudar a conservar a fruta em sua coloração natural.

Inclua essa “super fruta” em sua dieta, e desfrute de todos os benefícios!

Como podemos concluir, a pera é um alimento riquíssimo. Seja para alimentar ou para fornecer nutrientes essenciais em qualquer fase da vida, essa fruta se apresenta como uma das opções mais interessantes para uma dieta saudável e equilibrada.

Pera em Cima da Mesa
Pera em Cima da Mesa

Como se não bastasse, ainda está diretamente associada a prevenção e doenças e resolução e problemas variados, dentre eles alguns dos que mais assustam a humanidade atualmente, como o câncer, a pressão alta e a diabetes.

Tudo isso nos faz entender que essa fruta, que saiu das montanhas asiáticas paras e tornar popular em todo o mundo, é de uma grande preciosidade.

E o melhor de tudo é que estamos falando de uma fruta de sabor ímpar e grande variedade, o que com certeza contribui para a sua boa fama de uma ponta a outra do planeta!

Então, se você quer se alimentar de maneira adequada, e quer realmente consumir alimentos ricos e nutritivos, deixar a pera de fora de seu cardápio não é uma alternativa interessante.

Consumir diariamente essa fruta lhe trará benefícios tão intensos que você com certeza não vai mais deixar faltar pera na sua fruteira.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *