Home / Plantas / O Que é Hábito de Crescimento Indeterminado?

O Que é Hábito de Crescimento Indeterminado?

A estratégia de crescimento de uma espécie influencia muitos aspectos de sua história de vida. Os animais podem crescer indeterminadamente ou crescer determinadamente, cessando na maturidade. Nos mamíferos, o ganho de peso contínuo após a maturidade é claramente distinguível do crescimento esquelético continuado. Os elefantes representam um candidato interessante para estudar o crescimento devido ao seu grande tamanho, longa vida e dimorfismo sexual. Medidas objetivas de peso, altura e idade, no entanto, são raras.

Crescimento ou Reprodução

As estratégias de crescimento são centrais para a nossa compreensão da teoria da história da vida, pois determinam o tamanho do corpo e influenciam os principais traços da história da vida, incluindo sobrevivência, desenvolvimento e reprodução. A troca da história de vida entre crescimento e reprodução imposta por energia limitada sublinha a importância da alocação de recursos na teoria atual.

Notavelmente, esse processo essencial ocorre num contexto de aumento das taxas de mortalidade com a idade após a maturidade.   Nesse cenário, investir recursos na reprodução e não no crescimento representa a estratégia mais eficiente para melhorar a aptidão individual. No entanto, a visão de que esse cenário é universal foi desafiada por conceitos relativamente recentes, como senescência negativa, em que a taxa de mortalidade diminui após a maturidade reprodutiva da mesma maneira que diminui durante o crescimento.

Nesse caso, investir no crescimento contínuo e na reprodução é, de fato, a estratégia ideal, pois o organismo pode experimentar os benefícios de um tamanho corporal maior, além de melhorar a aptidão física. A evidência dessa estratégia foi encontrada apenas em alguns corais, plantas, moluscos, ouriços do mar e possivelmente peixes de base, que exibem crescimento ao longo da vida. No entanto, uma falta de caracterização claramente definida das estratégias de crescimento significa que existe o potencial de senescência negativa existir em uma gama mais ampla de espécies.

Estratégias de Crescimento e Suas Teorias

Quando uma estratégia de crescimento e suas suposições formam os alicerces de mais trabalhos teóricos e esforços de conservação, classificar incorretamente o crescimento de tal maneira pode potencialmente afetar a pesquisa futura da história da vida e até o sucesso a longo prazo de uma espécie.

Determinar como uma espécie cresce e quando é provável que ela se reproduza permite um manejo mais eficaz das populações. Discernir qual estratégia de crescimento essas espécies potencialmente classificadas incorretamente seguem é, portanto, essencial para evitar, na melhor das hipóteses, confusão e, na pior, má orientação. Além disso, acredita-se que o crescimento indeterminado conduza à senescência negativa  através de sua associação com baixa mortalidade adulta.

Se qualquer vertebrado superior exibir crescimento indeterminado, pode ser que eles também não sigam as premissas da história de vida tradicionalmente aceitas. Portanto, é imperativo avaliar quaisquer alegações de estratégias de crescimento atípicas e, se houver, explorar possíveis exceções à suposta história de vida “normal”. É importante ressaltar que evidências de ganho contínuo de peso, em vez de crescimento esquelético, também são informativas sobre a história de vida.

Estimativa de Crescimento de Cão e Gato
Estimativa de Crescimento de Cão e Gato

Por exemplo, poderia lançar luz sobre diferentes estratégias entre os sexos, como em espécies nas quais os machos competem por oportunidades de acasalamento usando o tamanho do corpo.   Investigar mudanças no peso corporal ao longo da vida também pode descobrir quedas no peso corporal com a idade que estão potencialmente ligadas à senescência, como foi mostrado em várias espécies de mamíferos. Isso permitiria a comparação com evidências de sobrevivência e senescência reprodutiva documentadas em muitas espécies.

O Que é Hábito de Crescimento Indeterminado?

Teorias botânicas de crescimento determinado e indeterminado ditam a ciência por trás dos padrões básicos de crescimento. O crescimento indeterminado não para, o caule principal continuará crescendo, como ocorre com as sequoias gigantes. O crescimento indeterminado também pode se referir ao florescimento sequencial que começa próximo do solo e nas laterais de uma planta e depois se move para os lados e para cima, como nas touceiras de bananeiras e bambus.

O crescimento determinado é finito. Geralmente significa que o caule principal termina com uma flor ou outra estrutura reprodutiva. A floração entre determinadas variedades de plantas começa do meio e do topo e se move para baixo e para fora.

Importância de se Conhecer Hábitos de Crescimento

Todas as frutas e legumes que amamos são a maneira de uma planta transmitir informações genéticas. É a sobrevivência da espécie. Plantas diferentes resolvem o problema da sobrevivência genética de diferentes maneiras. De fato, a gama de comportamentos e adaptações vai além do bizarro em alguns casos.

Basicamente, na natureza, algumas plantas espalham seus genes por várias semanas ou até meses (indeterminado), enquanto outras parecem amadurecer tudo no mesmo dia (determinado). Em alguns casos, as plantas podem mudar de uma para a outra! As árvores frutíferas tendem a atingir as condições de colheita em um horário determinado. Uma superabundância de frutas maduras pode atrair mais animais, que depois espalham as sementes por uma área maior. Plantas que não se reproduzem com sucesso não existem por muito tempo.

Desde a Revolução Agrícola, modificam-se as plantas quanto ao tamanho, sabor, resistência a doenças e época da colheita, entre outras coisas. Na agricultura comercial, determinadas plantas são preferidas porque as colheitas devem ser colhidas por máquinas, todas ao mesmo tempo.

Hábitos de Crescimento das Culturas

No jardim, tomates , batatas , pepinos , morangos , ervilhas e feijões são apenas algumas das plantas que podem ser determinadas ou indeterminadas. A maioria das plantas de jardim determinadas é rotulada como variedade ‘arbusto’, embora muitas delas não se transformem em arbustos. Pepinos indeterminados, por exemplo, usarão gavinhas para subir o quanto quiserem e produzir o maior fruto possível. Pepinos determinados, ou “arbustos”, ainda se espalham, mas geralmente ficam mais baixos e produzem frutos de tamanho definido.

Tomates indeterminados crescerão o mais alto que puderem e continuarão a lançar flores durante a estação de crescimento, enquanto tomates determinados tendem a concentrar sua energia em um crescimento mais denso e a produzir sua colheita de tomates praticamente na mesma época. Isso é útil se você estiver fazendo e enlatando seu próprio molho de tomate.

Algumas culturas, como ervilhas e feijões, podem ser semi-determinadas. Isso significa que eles tendem a parar de produzir em um ponto definido, mas podem ser persuadidos a continuar em uma segunda ou até terceira rodada de produção colhendo vagens regularmente assim que são produzidos. Lembre-se, uma planta está tentando transmitir seus genes. Se eles ‘acreditarem’ que não tiveram sucesso, continuarão tentando, na maioria dos casos.

Plantas indeterminadas podem ser podadas de brotos indesejados para direcionar o crescimento e os nutrientes para onde você quiser. Plantas determinadas, por outro lado, têm melhor desempenho se não forem podadas excessivamente.

Veja também

Comendo Jamelão

Quais são os Benefícios do Jamelão? E os Malefícios?

O jamelão é uma fruta pequena, arredondada e roxa. Poucas pessoas sabem que nessas pequeninas  …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *