Home / Animais / Picada de Marimbondo na Gravidez é Perigosa?

Picada de Marimbondo na Gravidez é Perigosa?

Picada de marimbondo na gravidez é perigosa, como no restante das pessoas. Alguns insetos da espécie podem transmitir doenças graves, enquanto outros são inofensivos, apenas causando desconforto.

Dependendo de onde se foi picado e como o organismo reage, existem diferentes riscos potenciais. Por exemplo, os marimbondos representam um perigo maior para quem tem propensão à anafilaxia.

Durante a gravidez, o risco de transferir um vírus que se contraiu de um inseto para o feto varia de acordo com a doença. Contudo, é sempre especialmente problemático. Por isso é que esse artigo foi preparado. Nele relataremos como a picada de marimbondo na gravidez é perigosa e como trata-la.

Picada de Marimbondo na Gravidez é Perigosa Sempre

As picadas de insetos, principalmente o marimbondo, durante a gravidez podem ser inofensivas. Contudo, também podem colocar em risco a mãe e seu filho ainda não nascido.

Doenças advindas desses insetos podem ser transferidas da grávida para o feto, causando muitas complicações até o parto. Além disso, o que parece uma mordida inocente pode se transformar em uma condição mais séria, como a dermatite papular.

É imprescindível discutir os sintomas com o médico para obter um diagnóstico e tratamento precisos.

Foto De Uma Mulher Grávida
Foto De Uma Mulher Grávida

Repelentes e Gravidez

Os repelentes de insetos protegem, entre outras coisas, contra picadas de marimbondos que podem transmitir algumas doenças. Como existem evidências de que certos problemas podem passar para o bebê pelo leite, as mães que acabaram de parir também precisam tomar cuidado.

É importante que todas as mulheres grávidas e que amamentam tomem medidas para reduzir o risco de ter qualquer sintoma. Os melhores repelentes usam um produto químico chamado DEET (Dietiltoluamida).

A picada de marimbondo na gravidez é perigosa, mas pode ser evitada com DEET. Contudo, há evidências de que o seu uso por mulheres grávidas ou lactantes represente um risco à saúde de bebês ou crianças que estão amamentando.

De fato, os centros de controle de doenças recomendam que as grávidas tomem precauções para reduzir o risco de infecção. Além do repelente, pode-se evitar as picadas usando roupas apropriadas e não permanecendo em locais com infestações de insetos.

Estudos comprovaram que não existem evidências graves de efeitos tóxicos fetais ou malformações nas crianças expostas. Isso independentemente da dose utilizada e em qual época da gestação.

Os repelentes de insetos que não sejam baseados no DEET contêm frequentemente citronela. Contudo, não há pesquisas suficientes, nem dados que informem sobre a segurança dessa substância em si. Sem contar que esses repelentes são mais fracos e geralmente não têm tanta proteção adequada contra picadas de marimbondos quanto tem o DEET.

As Precauções

Sabendo que a picada de marimbondo na gravidez é perigosa, tome estas precauções simples para diminuir a chance de reações alérgicas e problemas mais graves:

  • Sempre use repelente de insetos quando estiver ao ar livre, onde possa haver marimbondos ou outros insetos;
  • Remova os locais de criação de marimbondos, como água estagnada, em torno de sua casa. Assim, também é possível drenar regularmente a água parada de itens como coberturas de piscina, pires sob vasos de flores, lixeiras e latas de lixo;
  • Tente evitar passar o tempo ao ar livre quando e onde os marimbondos são mais ativos;
  • Use roupas de proteção, como camisas de mangas compridas, calças compridas e um chapéu;
  • Roupas de cores claras são melhores porque os marimbondos tendem a ser mais atraídos por cores escuras;
  • Verifique se as telas das portas e janelas se encaixam bem e se não há orifícios que possam permitir que os insetos adentrem na residência.

Tratar Picadas de Marimbondo Naturalmente Durante a Gravidez

Picadas de Marimbondo
Picadas de Marimbondo

Sabendo que a picada de marimbondo na gravidez é perigosa, como se pode tratar? As mordidas desse inseto causam inchaços que aparecem na pele depois que um marimbondo se alimenta do sangue.

Isso significa que a pele está reagindo à saliva ou veneno do inseto. Infelizmente, eles não distinguem e não dão paz nem para as mulheres que estão grávidas. Portanto, é bem possível que você queira saber como tratar esse mal enquanto espera que melhore.

Quando um marimbondo penetra na pele por sangue, ele injeta sua saliva no hospedeiro. A saliva é o que causa uma reação alérgica, que acaba resultando em pequenos inchaços vermelhos.

As picadas de marimbondo geralmente causam mais coceiras e irritações do que problemas mais graves. Inchaços e infecções comumente aparecem em proporções menores. A boa notícia é que isso é altamente improvável.

Esse tipo de problema pode ser tratado naturalmente durante a gravidez, como em outros tipos de situações. É possível usar algumas opções diferentes e totalmente naturais.

É possível também que seja necessária uma combinação de opções de tratamento para gerenciar ou aliviar naturalmente as reações. Entretanto, isso dependerá do grau da reação alérgica, seja pequena, média, grave ou muito grave.

Abaixo, como a picada de marimbondo na gravidez é perigosa, listamos os remédios que podem ajudar a tratar naturalmente:

  • A aplicação de um bloco de gelo frio na área afetada para reduzir o inchaço;
  • O Aloe Vera pode ser aplicado para minimizar o inchaço, embora isso possa também causar uma reação alérgica se for deixado na pele por períodos prolongados;
  • Evite coçar ou esfregar a mordida por completo. Ela deve desaparecer em um dia ou dois.
    Marimbondo na Mão
    Marimbondo na Mão

Quando o Tratamento Natural Para Gestantes Não Funciona

Infelizmente, algumas condições podem não ser aliviadas com remédios naturais. Nesse caso, você deve começar com medicamentos sem receita e depois fazer a transição para as opções médicas.

Embora isso seja improvável, é possível que sua pele seja mais sensível durante a gravidez. Assim, reagirá mais fortemente a problemas como essas mordidas incômodas.

Aqui estão algumas opções alternativas que podem aliviar as picadas dos insetos:

  • Benadryl;
  • Creme de hidrocortisona (converse com seu médico antes de usar);
  • Loção de calamina.

Se nenhum dos métodos acima funcionar e sua condição piorar, não espere. Se a condição não desaparecer dentro de alguns dias, entre em contato com o médico para obter mais instruções.

É certo que a picada de marimbondo na gravidez é perigosa, mas não se preocupe. Use e abuse das opções de prevenção e sempre procure o obstetra se tiver alguma reação.

Veja também

Quais as Plantas que São Tóxicas aos Gatos?

Cuidados com os Animais Domésticos Quem tem pet em casa sabe que muitos cuidados e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *