Home / Natureza / Árvores Frutíferas Que Crescem Rápido

Árvores Frutíferas Que Crescem Rápido

Elas podem ser plantadas direto na terra, como também em vasos. Existem muitas espécies de árvores frutíferas que crescem rápido, e não exigem tanto cuidado, manejo, e que você pode tranquilamente cultiva-las na sua própria residência.

Não existe nada melhor do que comer um fruto retirado diretamente do pé! Você já pensou em fazer isso no seu próprio quintal?

Continue acompanhando este artigo para saber as principais características e as espécies de árvores frutíferas que crescem rápido e que se adaptam facilmente em qualquer espaço, desde que o clima seja favorável, elas sejam bem cuidadas e recebam a devida atenção.

Árvores Frutíferas – Características

As árvores frutíferas, na verdade, são Angiospermas que desenvolvem frutos. Estes que vem com a função de proteger a semente da árvore e consequentemente, proliferar a espécie.

Estima-se que existam cerca de 230-240 mil espécies de Angiospermas no planeta; elas podem ser tanto terrestres, quanto aquáticas. Possuem raiz, caule, folhas, flores e frutos. Cerca de 400 diferentes famílias englobam este grupo, entre gêneros e muitas espécies distintas.

Elas podem ser pequenas, pode ser grandes, mas o fato é que são uma delicia. Uma fruta contém vitamina, e muitas possuem o poder de saciedade, ou seja, podem facilmente substituir alguma guloseima na hora da fome.

Elas são ótimas, plantando árvores frutíferas em seu quintal, você será muito beneficiado!

Hoje em dia, devido a produção e colheita em larga escala, muitas das frutas que chegam até nós, infelizmente vem com grande quantidade de agrotóxicos, que prejudicam nossa saúde e nosso bem-estar.

Existem muitas espécies, porém apenas algumas se adaptam bem em diferentes ambientes e são ideias para plantar em vasos ou mesmo no seu quintal.

Conheça agora algumas das principais árvores frutíferas que crescem rápido e facilmente podem ser plantadas tanto em vasos, como direto na terra; escolha a espécie ideal de acordo com a disponibilidade de espaço da sua casa. Confira!

Espécies de Árvores Frutíferas que Crescem Rápido

É importante destacarmos que estas árvores devem ser plantadas através das mudas ou enxerto. Você pode encontra-las em diversas lojas agrícolas, feiras e mercados. Você pode utilizar a opção de sementes também, porém, o crescimento será muito mais demorado.

Procure pela mude, adapte-a em um vaso ou quintal e regue e proporcione um solo com matéria orgânica e rico em nutrientes. Aproveite!

Pitanga

A pitanga é uma árvore frutífera essencial para quem deseja ter frutos disponíveis durante um bom período do ano. Elas são cheirosas, pequeninas e deliciosas.

Além disso, o crescimento da planta é muito rápido e dos frutos também . Ela é uma árvore do Brasil, se adapta muito bem aos climas quentes.

Você pode plantar a pitangueira e cultiva-la ou em um vaso, como também em quintal. Ela crescerá de acordo com o espaço disponível.

Elas são elegantes arbustos, que encantam diversos jardins de residências usadas de modo ornamental. Se tiverem espaço para crescer, ela podem chegar aos 8 metros, mas em cantos pequenos e vasos, alcançam até 2 metros.

Limão

Esta fruta cítrica conquistou o olfato e o paladar de muitas pessoas. Apesar do seu gosto azedo, o limão é muito utilizado em temperos de salada, com peixes e frangos; além é claro, da famosa limonada.

Uma espécie que se adapta muito bem em lugares pequenos e até em vasos é o limão ciliciano, estes que são mais amarelados e muito cheirosos.

Se bem regados e com a devida atenção, eles crescem rápido e facilmente embelezarão sua residência e seus pratos.

Laranja

A laranja é uma fruta clássica de regiões onde o clima é mais quente, ela adapta-se muito bem aos diferentes tipos de solo, é uma planta bastante versátil e com muitas espécies e variedades.

Além de ser fácil de planta-la, a laranja conta com vitaminas, minerais e pode também ser utilizada para sucos, bolos e outros fins.

Para vasos, uma ótima opção é a laranja-kinkan, ela e menor e seus frutos também, de fácil adaptação e ótima para agradar o ambiente.

Goiaba

A Goiaba é uma delicia, e é uma fruta popular em diversas regiões brasileiras. A goiabeira pode alcançar entre 7 e 8 metros, sendo considerada uma árvore de porte médio/grande.

É uma planta muito adaptável, tanto a diferentes solos, quanto diferentes climas.

Uma goiaba retirada do pé é muito mais saudável e saborosa do que as“bombadas” que encontramos nos mercados, que são cheias de agrotóxicos.

Mas atente-se, a goiaba, por ser um fruto não muito consistente, facilmente são encontradas larvas e “bigatos”. Você pode resolver da seguinte maneira: quando notar que a fruta já está no médio para grande, envolva-a em saco, ou uma tela, para que nenhum mosquito consiga depositar seus ovos nela e você possa colher goiabas frescas e muito saborosas.

Acerola

A acerola é uma fruta que possui um sabor único. Seu interior alaranjado, junto com seu exterior avermelhado compõe uma das frutas mais saborosas e ricas em vitamina C que existem.

Ela pode ser plantada tanto em vasos como em quintal, depende da sua disponibilidade de espaço. O fato é que adoram e necessitam de doses diárias de água, se não dificilmente podem dar frutos. Suas flores também são ótimas para polinização de outros seres que habitam perto.

Elas são ótimas para fazer sucos, e também são muitos benéficas para nossa saúde. Elas podem alcançar grandes alturas se cultivadas em local com bastante espaço, porém, quando são cultivadas em vasos, alcançam 2,5 metros.

Abacate

O abacateiro é um pé que necessita de sol e água como todos os outros, porém, ele apresenta um crescimento muito rápido e sem bem cuidado, com regas diárias, ele pode dar fruto logo depois de um ano de plantio.

Eles se adaptam também em vasos, porém o ideal é que plante-o diretamente na terra, pois crescem muito e podem atingir grandes alturas – cerca de 20 metros.

O abacate é uma fruta muito boa para nossa saúde, é rico em vitaminas E, B e também em “gorduras do bem”, que são as gorduras monoinsaturadas.

Não se esqueça, os frutos devem ser colhidos ainda quando estão no pé, quando estão verdes e depois podem ser enrolados em jornal para amadurecer mais rápido.

Possui uma árvore frutífera na sua casa? Conte-nos qual é através do comentários!

Veja também

Qual é a Maçã Mais Doce que Existe? Como Escolher o Tipo?

As variedades de maçãs que existe no mundo é enorme, e seus gostos variam das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *