Home / Animais / Como São Os Filhotes de Girafa? Fotos e Imagens

Como São Os Filhotes de Girafa? Fotos e Imagens

Quando chega o período do cio, as girafas costumam escolher, com todo o cuidado possível, um lugar só delas para trazer à vida mais um dos seus filhotes, como podemos ver nessas fotos e imagens.

E sobre esse processo, o que se diz é que, verdade ou não, aquele será o lugar onde ela sempre voltará para dar à luz aos outros – caso os tenha – , em um dos fenômenos mais curiosos do reino selvagem.

Após uma verdadeira maratona de quase 15 meses, a fêmea trará à vida uma única “pequena” girafa medindo entre 1,4 e 1,6m de altura; e que já terá que enfrentar o seu primeiro desafio logo durante o parto, já que, curiosamente, a fêmea dá à luz em pé, o que faz com que ele tenha que despencar de uma altura de pelo menos 2 m.

Na verdade, poderíamos dizer que um grande desafio quem terá mesmo será a mãe, que dará à luz a um “pequeno” rebento com quase o tamanho de um adulto, e ainda com um pescoço incrivelmente desproporcional ao corpo – o que configura-se como um prenúncio do que ela terá pela frente!

O problema aqui é com a conformação da cabeça do filhote, que, além de grande e extremamente frágil, terá que suportar um peso entre 60 e 70kg durante o parto.

Mas isso é um transtorno facilmente resolvido pela natureza, que dotou o seu corpo com uma certa desproporcionalidade suficiente para fazer com que ele nasça de cabeça para baixo, sem, contudo, ser esmagado por tamanho peso.

O Nascimento dos Filhotes de Girafa: Fotos e Imagens

Enfim, a natureza cumpre o seu papel! Uma combinação de estrutura flexível, juntas e ossos em formação, auxiliados pelo modo como atua a gravidade, fazem com que o filhote despenque de uma altura de quase 2 metros sem qualquer tipo de dano.

Ao contrário, após alguns poucos minutos de hesitação, ele já começa a perambular, apesar de ainda meio trôpego, exigindo apenas um certo auxílio providencial da sua mãe.

Que não demora a correr em seu socorro, dando-lhe alguns empurrõezinhos de incentivo; como a lhe mostrar que deverá, a partir de agora, manter-se firme diante da vida, nessa luta pela sobrevivência que se desenrolará em pleno ambiente selvagem e hostil das savanas, prados, estepes e demais vegetações semelhantes desse imenso e exuberante território do continente africano.

A partir daí, a pequena girafa, como nos mostram essas fotos, não vai parar de crescer até completar a fase adulta; período no qual o seu pescoço (que será a sua marca registrada) também continuará crescendo até atingir, nessa fase, perto dos 30% do tamanho total que terá definitivamente.

Essa estratégia que faz com que o seu pescoço cresça relativamente mais rápido do que o restante do seu corpo, é mais uma das façanhas da natureza, a fim de que ele possa obter água e alimento já de imediato, e principalmente quando terminar a fase na qual apenas se mantém com o rico e nutritivo leite da sua mãe.

Eles Saem Para Vida!

Os filhotes de girafa (esses que vemos nas fotos) nascem com algumas características que lhes são próprias. Eles, por exemplo, nascem com os seus chifres ainda sem a estrutura rígida da fase adulta, a fim de que, obviamente, não tornem o parto ainda mais difícil e comprometedor.

A sua altura, ao nascer, fica em torno de 1,4 e 1,6 m, e o seu peso entre 60 e 70kg. E até mais ou menos os 6 anos de idade, eles deverão continuar crescendo, assim como o seu pescoço e chifres também deverão manter-se em constante desenvolvimento, até que adquiram as características que deverão segui-los por até 25 anos – a expectativa de vida que têm as girafas.

Esses filhotes nascem relativamente fortes. Só precisarão mesmo acostumar-se com a vida fora do útero materno, onde eles não tinha a companhia, sempre à espreita, dos seus principais predadores, entre os quais, os terríveis leões das savanas, os leopardos, hienas, chacais, crocodilos, cachorros-selvagens, entre outras feras da natureza.

Estes aproveitam-se da fragilidade dos pequenos, ainda não suficientemente desenvolvidos para lutarem pelas suas vidas, e que por isso tornam-se alvos fáceis – geralmente retardatários nos bandos – e as vítimas ideais de alguns dos mais implacáveis predadores selvagens.

Fotos e Imagens dos Filhotes de Girafa no Ambiente Selvagem

Como vimos, alguns dos mais implacáveis “superpredadores” da natureza são os principais predadores das girafas. E para tentarem se proteger do assédio desses animais, eles optam pela estratégia de viverem em bandos hierarquizados, geralmente compostos por machos, que percorrem longos trechos à procura de alimentos e de fêmeas.

Já os filhotes permanecem com as mães até sentirem-se fortes e confiantes para travarem as suas lutas pela sobrevivência – até que, por volta dos 6 anos de idade, já possam ser considerados adultos.

Já adultos, poderemos observá-los a procurar o seu grupo; um grupo geralmente composto apenas por machos, com os quais se reunirão em bandos de até 10 indivíduos adultos.

As girafas são espécies territorialistas, com hábitos de animais gregários, mas que não costumam formar vínculos duradouros entre eles.

Ao que parece, esses vínculos deverão atender apenas a certas urgências naturais, como a defesa, busca por alimentos, entre outras necessidades que são típicas dessa espécie.

Filhotes de Girafa Correndo
Filhotes de Girafa Correndo

Os laços mais duradouros costumam ocorrer mesmo entre mãe e filho. Estes unem-se em pequenos bandos, que se desfazem na fase adulta – em um ciclo de união e separação de grupos, que realiza-se durante as suas trajetórias.

Na verdade uma curiosa trajetória, na qual eles passam a maior parte alimentando-se (entre 18 e 20h). Às vezes afastando-se uns dos outros por uma certa distância, a fim de que esse momento da alimentação seja algo quase sagrado entre eles.

Em uma existência marcada pelas ameaças naturais e pelos riscos de extinção, enquanto contribuem com todo o seu exotismo, imponência e extravagância para tornar ainda mais extravagante e exótico esse rico, singular e exuberante bioma das savanas africanas.

Essa foi a nossa visão sobre as características e principais particularidades dos filhotes de girafa. Mas, e a sua? Deixe-a na forma de um comentário. E aguarde as próximas publicações do blog.

Veja também

Tudo Sobre o Pinguim: Características, Nome Científico e Fotos

A fauna do nosso planeta possui uma variedade gigantesca de espécies e isso é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *