Home / Animais / Ciclo de Vida do Tracajá: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Tracajá: Quantos Anos Eles Vivem?

Os répteis possuem o poder de atrair a atenção das pessoas de forma muito particular, já que esses animais, embora não sejam anfíbios, possuem uma relação muito grande com a água e com o ambiente terrestre. Isso acontece pelo fato de o réptil não ser capaz de controlar a sua temperatura interna sem a ajuda de fatores externos, pois essa temperatura do animal varia de acordo com o local em que está.

Isso não acontece com os mamíferos, por exemplo, que têm temperatura constante, com poucas variações. Dessa forma, para evitar que o seu corpo esquente muito ou esfrie muito, os répteis precisam do balanço perfeito entre o ambiente aquático e o terrestre. Esse é o caso do tracajá, um tipo de cágado da Região Norte do Brasil que se mostra muito popular em diversos estados do país.

Esse animal é comum também em outros países da América do Sul, possuindo pequenas manchas amarelas por toda a extensão do seu corpo, embora a sua cor seja entre um azul muito escuro e o preto. De qualquer forma, o que muitas pessoas querem mesmo saber é quanto tempo vive um exemplar de tracajá, ao menos em média. Se você também possui interesse no assunto, veja abaixo mais informações e detalhe sobre esse animal.

Tempo de Vida do Tracajá

Os répteis possuem a características de viver por muitos anos, como é o caso da grande maioria das espécies de tartarugas, por exemplo. Por outro lado, os jacarés já não são capazes de viver tanto, embora o seu tempo de vida seja muito superior ao de muitos mamíferos.

De qualquer forma, não é muito diferente com o tracajá, já que o cágado pode chegar a viver cerca de 90 anos quando cuidado da forma correta e sem grande exposição a predadores. Assim, o mais comum é que o tracajá apenas viva por tanto tempo quando se desenvolve em cativeiro, já que nesse ambiente o animal estará muito distante dos perigos das florestas.

De toda forma, o modo de vida pacato do tracajá também ajuda a fazer com que o animal viva mais. Se alimentando apenas de insetos e vegetais, além de ser capaz de comer moluscos pequenos, o tracajá não gasta muita energia para buscar o seu alimento. Dessa forma, o animal também não corre sérios riscos ao buscar essa comida, algo que acontece com outros tipos de répteis.

Características do Tracajá

Três Tracajás Enfileirados
Três Tracajás Enfileirados

O tracajá é um cágado, ou seja, um tipo de réptil que vive parte do dia na água rasa, apenas para reequilibrar a temperatura do seu corpo, e a outra parte do dia no ambiente terrestre. Dessa maneira, o tracajá é um animal muito simples, que possui modo de vida bastante pacato. Com manchas amarelas por todo o corpo, a coloração do animal é quase preta, o que cria um grande contraste e faz com que o amarelo ganhe ainda mais beleza.

O tracajá costuma se movimentar de forma lenta, o que poderia ser um prato cheio para os seus predadores. Todavia, acontece que o nível de exposição do cágado a esses predadores é muito pequeno, pois o animal não gosta muito de se movimentar e, assim, passa grande parte do seu dia camuflado em meio à floresta ou aos rios e parado.

O peso de um exemplar de tracajá pode variar entre os 9 e os 12 quilos, com a carapaça do animal sendo muito resistente ao choque, algo chave quando se trata de autodefesa dos tracajás. Assim, o réptil possui muitos dos detalhes que outros répteis também têm, sem apresentar muitas variações de comportamento ou modo de vida quando comparado a diversos tipos de tartarugas terrestres, por exemplo.

Reprodução do Tracajá

Ovos de Tracajá
Ovos de Tracajá

O tracajá é um réptil e, como tal, dá origem aos seus filhotes a partir de ovos. No caso do cágado em questão, o mais comum é que sejam colocados de 15 a 30 ovos a cada reprodução, o que mostra bem como o tracajá pode se multiplicar de forma veloz.

Desses, cerca de 50% deles não geram filhotes que sobreviverão por mais do que alguns meses, sendo a taxa de mortalidade dos filhotes muito elevada. Ademais, o tempo de incubação dos ovos dos tracajás pode levar de 100 dias a 220 dias, o que vara bastante, a depender da temperatura do local e de alguns outros fatores.

Os filhotes, assim como os adultos, já nascem com as manchas amarelas por todo o corpo, sendo esse o grande indício de que se trata de um tracajá. Esses animais são muito comuns nas áreas mais quentes e úmidas da América do Sul, como é o caso da região Norte do Brasil, onde o animal encontra um ambiente perfeito para crescer. Isso porque possui tanto a temperatura elevada, da qual gosta, como também as águas um pouco mais frias, também importantes para o animal.

Distribuição Geográfica e Alimentação do Tracajá

O tracajá se encontra presente em grande parte da América do Sul, estando em países como Brasil, Venezuela e Guiana. Ademais, no Brasil é muito comum que o animal seja visto na floresta amazônica, na região Norte do país. O local, portanto, possui todo o necessário para que o desenvolvimento de um tracajá seja pleno.

Além disso, quanto a fatores de alimentação, o tracajá é conhecido por ser muito simples em seus hábitos alimentares. No caso, é muito comum que o réptil se alimente de sementes, folhas, insetos e algumas algas presentes nos rios em que vive próximo. Dessa forma, o tracajá não costuma se envolver em conflitos com outros animais, já que não consome carne de origem animal e também não costuma ser muito atacado.

Quando acontece, o casco ajuda a fazer com que o animal tenha mais força e resistência para se defender, fazendo com que o tracajá se mostre um réptil muito imponente em termos de autodefesa. Por fim, vale citar ainda que o tracajá pode até mesmo chegar a consumir moluscos, sobretudo quando esses estiverem próximos, mas, em geral, o animal prefere alimentos mais fáceis e digerir, já que seu organismo também é simplificado.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *