Home / Plantas / Pêssego Precisa Descascar? O Que Fazer Com a Casca?

Pêssego Precisa Descascar? O Que Fazer Com a Casca?

Pêssego é uma fruta suculenta e deliciosa. Muitos concordam que se parece com uma maçã, exceto pela sua pele. A pele é peluda, o que faz com que muitas pessoas se recusem a comer. Mas você pode comer a pele de pêssego? É seguro fazê-lo?

Pêssego Precisa Descascar?

Há quem prefira descascar e há quem prefira não tirar a pele de um pêssego. A pele pode ter uma textura difusa, mas não altera o sabor da fruta. E sim, a pele de pêssego é segura para comer. É como outras frutas que você pode comer sem descascar a pele. Pense em maçãs, ameixas e goiabas.

A pele desta fruta tem muitas vitaminas e antioxidantes. Também é rico em fibra dietética. Pode também promover a perda de peso. A pele de pêssego é rica em vitamina A, assim como caprinos. Esta é a vitamina que muitas vezes associamos com boa visão. A fruta também é embalada em carotenoides luteína e zeaxantina que se mostraram eficazes na redução dos riscos de catarata.

A pele dos pêssegos também é rica em antioxidantes. Existem dois compostos presentes na pele de pêssego que a tornam uma fruta tão potente contra o câncer: fenólicos e carotenoides. Estes compostos têm sido associados a riscos reduzidos de tipos de câncer, como câncer de pulmão e câncer de mama.

A pele de pêssego também tem fibra. Pode ajudar na digestão dos alimentos. Comer regularmente a pele de pêssego pode prevenir problemas estomacais, como constipação e movimentos intestinais irregulares. Também pode facilitar a eliminação de resíduos tóxicos dos intestinos.

De fato, a pele do pêssego tem fibras, vitaminas e antioxidantes que não estão presentes na polpa do fruto. Assim, seria um desperdício se você descascar a casca da fruta só porque não gosta de comê-la. Se ainda assim, você preferir descascar a pele do pêssego, eis algumas dicas a seguir.

Descascando o Pêssego

Comece com pêssegos frescos e maduros. Eles devem se sentir pesados por seu tamanho, dar um pouco de dar perto do caule (ou no final do caule), e eles devem cheirar como pêssegos. O foco aqui é descascar pêssegos inteiros e é a melhor maneira de descascar mais de um pêssego ou dois.

Se você quer mesmo levar seus pêssegos para descascar, a primeira coisa a fazer é levar pôr água para ferver. Quanto mais pêssegos tiver, maior a panela que ferverá a água, ou apenas selecione de quantos pêssegos vai precisar no momento.

Por que você precisa de água fervente? Você vai estar empalidecendo os pêssegos, mergulhando-os brevemente em água fervente, que vai separar a casca da fruta por baixo, tornando o trabalho de remover a casca super fácil.

Antes de colocar o pêssego na água fervendo, faça um pequeno “x” na base de cada pêssego (isso facilitará no momento de descascar). Basta fazer uma marca na casca, então mantenha o corte em X bem raso, sem machucar a fruta. Depois de ferver os pêssegos na água quente, vai precisar do choque térmico em água gelada. Então, já providencie uma tina de água gelada para resfriá-los imediatamente após a imersão na água fervendo.

Pêssegos descascando solta a pele e torna super fácil de descascar. O calor ajuda a separar a pele dos pêssegos para que as cascas caiam, em vez de serem cortadas. Então coloque os pêssegos na água fervente, certificando-se de que estejam totalmente submersos. Branqueie-os por 40 segundos.

Se os pêssegos estiverem ligeiramente maduros, deixe-os permanecer um pouco mais na água quente (até um minuto), e isso ajudará a soltar a casca um pouco mais, além de melhorar seu sabor. Use algum utensílio de sua cozinha para retirar os pêssegos escaldados da água quente e transferir para a água gelada. Mantenha esfriando por um minuto. Depois é só escorrer e secar.

Após todo esse processo perceberá que a casca do pêssego vai quase que deslizar a medida que puxá-la a partir do X que marcou anteriormente. A casca realmente sairá muito facilmente. Agora seu pêssego descascado está pronto para o que você quiser fazer!

Pêssego Descascado
Pêssego Descascado

Coma pêssegos descascados por conta própria, com sorvete ou chantilly, sirva o iogurte grosso ao estilo grego, ou adicione-os a tigelas de saladas de frutas ou cereais. Eles também são deliciosos em uma torta caseira de pêssego. Se tiver muitos, você também pode aprender a como congelá-los.

O Que Fazer Com a Casca?

Agora que resolveu retirar a casca do pêssego, ela não tem necessariamente de ser descartada. Claro, ninguém pode forçá-lo a comer a pele de pêssego se você realmente não estiver interessado nisso. Mas apenas queremos informar que há outras maneiras para fazer bom uso da pele da fruta, em vez de apenas jogá-la no lixo.

Veja esta simples receita, usando como ingredientes casca de pêssego, açúcar, água e limões. A quantidade de açúcar dependeria do volume de cascas de pêssego que você tem. Podemos sugerir uma adição de açúcar duas vezes o peso das cascas. Você começa colocando as cascas em uma panela e depois adicionando açúcar, suco de limão e cerca de meio litro de água.

Deixe a mistura ferver. Mexa de vez em quando. Adicione mais água para que as cascas não grudem na panela. As peles devem se desintegrar após 20 minutos. Adicione mais açúcar se achar que as peles são muito ácidas ou suco de limão, se for muito doce para o seu gosto.

Mexa a mistura consistentemente até obter uma consistência semelhante à da manteiga de frutas. Depois que a manteiga esfriar, transfira-a para um frasco. Você pode congelá-lo ou mantê-lo na geladeira. Você pode então usar esta manteiga como um recheio em biscoitos ou no pão. É certamente uma alternativa mais saudável em comparação com as geleias de frutas cheias de conservantes.

Alguma Contra Indicação?

Uma Mulher Saudável Comendo Pêssego
Uma Mulher Saudável Comendo Pêssego

Há uma coisa importante para lembrar quando você está comendo a pele de pêssego: você precisa lavar a fruta primeiro! Isso é para remover compostos químicos, sujeira e outros inconvenientes que repousam na pele do pêssego. Limpar a pele de pêssego não é tão difícil. Simplesmente corte as folhas e o caule. Limpe o pêssego suavemente para se livrar da sujeira ou resíduos.

Coloque o pêssego em uma tigela cheia de água morna. Escove qualquer sujeira usando uma esponja. Isso também pode remover a camada de cera normalmente encontrada na pele. Lave a fruta em água corrente. Seque com uma toalha de papel. Você também pode deixar no balcão para secar naturalmente. Além disso, é recomendável que você coma ou compre pêssegos com garantia de qualidade. Estes adesivos atestam uso de pesticidas mínimos no cultivo dos frutos.

Veja também

Foto da Flor Dália Peony-Florescido Vermelha

Tudo Sobre a Flor Dália: Características, Nome Científico E Fotos

Pra quem é fã de flores, certamente já deve ter ouvido falar de uma muito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *