Home / Plantas / Por que os Gatos Gostam da Erva do Gato?

Por que os Gatos Gostam da Erva do Gato?

Ramona Turner, uma veterinária com alguma experiência no cuidado de gatos há muito tempo, possui duas clínicas médicas de cuidados aos animais, com sede na Califórnia. Ela responde a esta pergunta sobre a conduta incomum de nossos companheiros texturizados.

Os felinos, desde nossos aliados domésticos aos leões e tigres, são espantosamente indefesos.

No momento em que os felinos sentem o cheiro da erva do gato, também conhecida como catnip, eles exibem algumas práticas básicas para os soberanos na estação (fêmeas em cio). Elas podem esfregar a cabeça e o corpo na erva ou saltar, mover-se, vocalizar e salivar.

Esta reação dura cerca de 10 minutos, após os quais o felino se revela incidentalmente resistente aos pertences do catnip durante cerca de 30 minutos. A reação ao catnip é inata; cerca de 70 a 80 por cento dos felinos exibem esta conduta na essência da planta.

O prazer começa quando os felinos adquirem a fragrância da nepetalactona, a fixação dinâmica da catnip. É um terpeno, que é um composto perfumado de uma família semelhante a dos sintéticos gambás.

Os pesquisadores fizeram sentido na conexão nepetalactona-feline, pensando nos anos 40, mas ao mesmo tempo não sabem quais qualidades fazem com que alguns felinos comecem a ficar energéticos em qualquer ponto em que cheiram a erva.

O que seria intrigante, uma vez que o catnip não parece preencher nenhuma necessidade hereditária genuína. Não é um alimento ou um energizador sexual, é fundamentalmente apenas um opiáceo recreativo.

Existem igualmente fundamentos naturais para a reação do gatilho, com o argumento de que em nossas percepções a alguns felinos não reagem quando se sentem minados, ou outros quando estão grávidos, diz Tony Buffington, veterinário felino emérito da UC Davis.

Catnip

As plantas catnip (Népeta cataria e outras espécies Népeta) são indivíduos da família da menta e contêm óleos instáveis, esteróis, ácidos e taninos.

Local da Europa, Ásia e África, a planta foi trazida para a América do Norte por peregrinos, hoje em dia, a planta é bem conhecida no cultivo de ervas e desenvolve-se geralmente como uma erva daninha. A Catnip é vista como não-aditiva e não causa danos para os felinos.

Sendo as coisas como são como os felinos reagem ao catnipe? A nepetalactona, um dos óleos instáveis da catnipa, entra no tecido nasal do felino, onde é aceita a ligação aos receptores de proteínas que animam os neurônios tangíveis.

Essas células, portanto, incitam uma reação em neurônios no bulbo olfativo, que se compromete com alguns locais do cérebro, incluindo a amígdala (dois grupos neuronais* no cérebro médio que intercedem reações apaixonadas a impulsos).

E o centro nervoso, o “órgão lorde” da mente que assume o trabalho de dirigir tudo, do desejo aos sentimentos.

A amígdala coordena o fluxo de dados desde as células do bulbo olfativo e tarefas até zonas que supervisionam as reações de conduta. O centro nervoso controla as reações neuroendócrinas através do órgão pituitário, fazendo uma “reação sexual”. Ou seja, o felino responde basicamente a uma falsa feromona felina.

Essa Erva Também Serve para Humanos?

Já o cérebro de nós humanos, não é fisiologicamente igual às mentes felinas e os indivíduos não respondem ao catnip por ficarem “pedrados”.

Os nativos americanos, no entanto, quando utilizam o catnip para os gritos selvagens de cólicas de recém-nascidos. Além disso, ela se preenche como um suave calmante em alguns chás caseiros.

Em círculos de medicamentos eletivos, a catnip é regularmente prescrita por botânicos para diminuir enxaquecas e acalmar problemas de gases, refluxo ácido, privação de sono, apreensão e anorexia, ou como cola caseira para diminuir a expansão relacionada com a inflamação das articulações e lesões delicadas nos tecidos.

Erva Catnip
Erva Catnip

Testes Científicos com a Erva do Gato e Outras Plantas

De uma forma ou de outra, este exame inclui significativamente mais desordem, uma vez que não é simplesmente o morder que excita os felinos.

Sebastian Bol, cientista subatômico e proprietário do Cowboy Cat Ranch, no Texas, fez um teste com algumas instalações felinas no sul da Califórnia para testar três plantas extras – videira de prata, madressilva Tatariana e raiz de valeriana.

Com 100 felinos únicos, ele vasculhou a matéria vegetal numa meia ou num quadrado de revestimento do chão, e colocou o material à vista dos felinos. Nesse momento, ele fez uma pausa. Na hipótese de o felino se ter aproximado e recuado, ele olhou para isso como um desespero.

As criaturas em geral se movem em direção às coisas que gostam, e se movem em direção oposta às coisas que pensam sobre os perigos, diz Buffington. Depois de cada conquista ou repúdio, ele confiaria que o felino se desanuviaria, naquele momento ele tentaria novamente com outro tipo de planta.

A taxa de reação foi impressionante: Quase 80 por cento dos felinos reagiram à videira prateada (uma taxa de reação mais alta que até ao catnip, que ficou abaixo de 70 por cento dos felinos), e cerca de 40 por cento cada um para a raiz valeriana e a madressilva.

Erva do Gato
Erva do Gato

Todos os Gatos Reagem as Ervas?

Estranhamente, alguns felinos que não responderam ao catnip reagiram a um dos diferentes energizantes, e apenas 23 dos felinos no exame reagiram a cada uma das quatro plantas.

Além disso, seis felinos não reagiram a nada de forma alguma. Os restantes felinos reagiram a uma, duas, ou três das plantas, com graus de cobertura flutuantes. Catnip é a planta principal com nepetalactona; diferentes plantas têm partículas comparáveis.

Portanto, há alguma variedade na afetividade dos receptores neuronais dos felinos responsáveis por desencadear aquela excitação remodelada. Isso é uma notícia edificante para os proprietários de felinos cujos animais de estimação não reagem ao nip, e estão à procura de alguma mitigação composta para o felino.

No entanto, o exame, apesar de tudo, deixa uma grande quantidade de enigmas a respeito de por que os felinos reagem por qualquer meio. Não encontrou qualquer ligação com a idade, sexo, ou mesmo tipos de carácter entre os tipos de plantas distintas.

Uma coisa que me surpreendeu foi a forma como os felinos com tipos de caráter tímidos ou assustados reagiram tão prontamente quanto os felinos mais quentes ou cordiais reagiram, diz Buffington.

Depois de obter uma reação tão positiva da videira prateada, Bol alcançou alguns companheiros no Big Cat Rescue, em Tampa, para remontar de forma incompleta sua investigação sobre certos tigres e catamounts. Fiel a forma, os tigres viraram o nariz a ambos.

Veja também

Flores que Começam com a Letra T: Nome e Características

As flores são um dos maiores presentes que a natureza pode nos proporcionar. Elas encantam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *