Home / Animais / Para Que Serve a Erva do Gato? Quais Seus Benefícios?

Para Que Serve a Erva do Gato? Quais Seus Benefícios?

Sabemos que ter um bichinho de estimação é uma experiência muito boa que pode trazer muitos prazeres para o cotidiano e também uma maior paz e calma, justamente porque já foi provado cientificamente que cães e gatos aumentam o nível de serotonina no ser humano.

Porém, a verdade é que nem sempre esse processo é tão simples, principalmente quando pegamos para cuidar alguns animais que podem ter tendências mais agressivas ou apenas que possuem uma maior dificuldade em sair do ambiente em que viviam para viver em um novo local, muito comum em casos de adoção.

Nesse caso, podemos dizer que os gatos são mais suscetíveis a esse estranhamento, e fazer com que eles consigam se adaptar mais facilmente pode ser um caminho árduo, de forma que nenhuma ajuda é muito e nada melhor do que estudar algumas formas de levar mais alegria ao seu gato.

A erva do gato ou catnip é um artifício que vem sendo estudado nos gatos justamente porque ela apresenta diversos benefícios ao felino e também pode ser vista como um artifício excelente para que ele consiga passar por alguns processos difíceis sem ficar doido e também sem te deixar doido.

Logo, vamos ver um pouco mais qual a utilidade dessa planta e também quais são seus principais benefícios.

A Erva Do Gato – Para Que Serve?

É claro que antes de darmos algo para nossos animais consumirem é essencial que a gente entenda exatamente qual é a necessidade de se dar aquilo e quais são os benefícios e malefícios, justamente para que não restem dúvidas e para que seu animal esteja protegido.

No caso da erva do gato podemos dizer que ela já vem sendo usada há bastante tempo pelas pessoas por conta de seus resultados bem visíveis principalmente no caso dos gatos.

Assim, a erva do gato serve principalmente para dar uma maior alegria ao gato por meio do cheiro da planta, que acaba dando uma maior sensação de euforia e também de pertencimento, liberando níveis de hormônio da alegria no animal e, consequentemente, fazendo com que o animal passe por processos de adaptação de uma maneira mais simples.

Portanto, vamos ver agora quais são os exatos benefícios que podemos citar quando o assunto é a influência da erva do gato na saúde do seu gato de uma maneira geral, já que ela não possui esse nome à toa de maneira nenhuma.

Benefício 1: Redução Da Agressividade

Sabemos que gatos e cachorros são animais parecidos, mas o gato tem uma grande fama ao redor de todo o mundo de ser mais agressivo, calculista, frio e muitos outros adjetivos que denotam uma possível agressividade por parte desse animal muitas vezes sem motivo.

Porém, sabemos que em alguns casos que são exceção o gato pode sim se encontrar agressivo  e nesse caso é necessário um tratamento específico para que ele se torne mais calmo e, consequentemente, não ataque ninguém por aí, o que é mais comum do que se pensa.

Nesse caso, podemos dizer que o catnip ou a erva do gato traz resultados comprovados de efeito calmante no gato, de forma que ele não fica dopado de forma alguma mas também não se sente tão estressado. Nesse caso, esse benefício é bom tanto para o dono que não precisa lidar com toda essa agressividade quanto para o gato que também não sabe como lidar com esse tipo de comportamento.

Gato Abraçado Com Erva
Gato Abraçado Com Erva

Portanto, utilizar o catnip no seu gato pode ser uma excelente ideia caso ele já tenha um histórico de arranhar as pessoas ou de morder, já que nesses casos (principalmente na fase adulta) a fase praticamente não é reversível por meio da reeducação do animal.

Benefício 2: Mais Alegria

É claro que os cães e gatos sempre trazem uma maior alegria para o ambiente, mas devemos destacar que nós também precisamos trazer alegria para eles, até mesmo porque somos a família de nossos pets mesmo que nunca tenhamos parado para pensar nisso.

Dessa maneira, o catnip pode ser uma excelente opção justamente porque ele dá uma sensação de alegria para o animal que tende a durar um tempo razoável e também não faz mal, já que o que está dando essa sensação é apenas o efeito da planta no organismo quando inalada.

Gato Alegre
Gato Alegre

Isso porque quando o gato inala a catnip a tendência é que os seu nariz dilate assim como o hipotálamo, de forma que uma sensação de euforia é atingida e a tendência é que o animal se torne mais alegre, brinque e com o passar do tempo também se acostume com o catnip.

Logo, esse com certeza é um dos principais benefícios que podemos citar sobre essa planta tão diferente, até mesmo porque um gato feliz faz um lar feliz e, consequentemente, todo mundo acaba se sentindo melhor vivendo junto com os animais!

Benefício 3: Não Vicia

Por fim, podemos dizer que o ser humano possui uma pré-disposição a ser viciar em tudo que causa alguma forma de prazer ou alegria, mesmo que aquilo faça mal de alguma forma.

Por esse motivo, muitas pessoas acabam pensando que o gato também está suscetível aos efeitos do catnip – ou da erva do gato e por isso consideram que o seu uso pode trazer um certo tipo de vício ao animal, o que realmente faria sentido, mas não é a realidade.

Basicamente, já foi provado que os gatos não possuem a tendência a ficarem viciados na erva do gato, já que a única coisa que acontece é que depois de uma dose deve-se esperar no mínimo 1h para que o gato entre em contato com a planta de novo, já que caso o contrário ela não fará efeito.

Logo, agora basta você encontrar a sua erva do gato mais bonita e ver qual será a reação do seu bichano ao entrar em contato com essa planta que praticamente possui capacidades curativas para ele!

Gostou desse artigo e tem interesse em conhecer mais assuntos diversos sobre a Ecologia? Que bom! Nesse caso, leia aqui também: Traça-Da-Lã – Características, Nome Cientifico, Habitat E Fotos

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *