Home / Natureza / Traça-Da-Lã: Características, Nome Cientifico, Habitat E Fotos

Traça-Da-Lã: Características, Nome Cientifico, Habitat E Fotos

O mundo dos insetos é repleto de muitos mistérios, existem diversos bichinhos que talvez nós ainda nem sabemos que existem, isso ocorre pelo fato de que estes seres são extremamente pequenos e as vezes podem passar despercebidos aos nossos olhos distraídos.

Esta matéria será uma novidade para mim mesmo, eu não sei você, mas nunca ouvi falar do inseto Traça-Da-Lã, esta espécie será o nosso objeto de estudo hoje e eu lhe garanto que ela irá nos render uma interessante matéria!

Sem mais delongas vamos nessa!

Características E Nome Científico

Este inseto extremamente curioso nasce em forma de larva e o seu casulo é bem estranho, muito diferente daquele produzido pelas borboletas por exemplo, seu formato é meio achatado e ele é bem áspero sendo semelhante a um amontoado de terra seca.

Traça-Da-Lã
Traça-Da-Lã

Muitas pessoas sofrem com este pequeno inseto destruidor, ele come roupas, tapetes e muitas outras coisas, você pode procurar aí na sua casa que com certeza irá encontrá-lo agarrado nos cantos das paredes.

A traça come quase tudo, sabe aquele armário que você reclama que está sofrendo constante ataques de cupins? Que nada, as vezes quem pode estar por trás disso é uma traça bem malandrinha!

Este pequeno inseto destruidor nasce em forma de larva e quando cresce se torna uma mariposa, você provavelmente o vê voando por sua casa quase que todos os dias, sabe aquelas mariposinhas com uma coloração semelhante a areia da praia? Então, essas são as Traças-Da-Lã!

Você sabe o porquê a Traça-de-Lã gostam de comer roupas e outros objetos? Porque todas essas coisas possuem uma substância chamada de queratina e este inseto adora ela!

O problema deste bicho são as femêas, elas que colocam os ovos e causam todo aquele ciclo de destruição das suas roupas e outras coisas.

Os ovos da Traça-de-Lã são depositados diretamente num objeto o qual seja capaz de nutrir os filhotes.

É bom que você saiba que existem dois tipos de Traça: a de lã e também a de alimentos, as duas com certeza existem em sua casa.

A Traça-de-Lá é aquela que destrói roupas e muitos outros objetos e a de alimentos é aquela que deposita seus ovos em dispensas e outros lugares onde tenha produtos comestíveis, assim os filhotes terão como se alimentar e crescer.

Aposto que você já está procurando aí na sua casa cantinho por cantinho tentando encontrar este inseto né? Pode apostar que vai achá-lo, afinal de contas, ele está por toda parte!

Quando se fala no local o qual é o habitat deste inseto, você deve saber que ele é nada mais nada menos do que a sua casa, é nela que estão os objetos que a Traça gosta de comer.

O nome cientifico da Traça-de-Lã é Tinea pellionella e da Traça de alimento é Plodia interpunctella.

 Como Se Prevenir da Traça-de-Lã

 É claro que você não quer ver as suas peças de roupas e utensílios domésticos destruídos não é verdade?! Sendo assim, é necessário que invista em técnicas eficazes e capazes de deixar a Traça-De-Lã bem longe da sua casa!

 Se você continuar aqui comigo lendo esta matéria, vai aprender algumas táticas para não passar raiva com este inseto destruidor! Vamos começar!

A Traça é um inseto que adora locais úmidos e com altas temperaturas, então sabe o que você pode fazer? Colocar seus objetos em áreas secas e com um clima mais frio, nestes ambientes este inseto não vai se atrever a ir, até porque ele não aguenta ambientes assim!

Você lava as suas roupas adequadamente? Estou lhe perguntando isso porque caso não o faça, fique sabendo que nelas acumulam-se gordura e esta substância é uma das preferidas da Traça-de-lã!

Devo-lhe dizer ainda que não basta apenas uma lavagem nas roupas, tire um tempo para retira-las do armário e escova-las, isso fará com que o pó acumulado chame a atenção deste inseto.

Traça-de-Lã
Traça-de-Lã

Apesar de todo este transtorno que a Traça nos causa, não se preocupe, ela não é capaz de nos causar nenhum dano referente a nossa saúde, mas apenas as nossas coisas.

Ainda falando sobre os ambientes os quais são propícios a proliferação deste inseto, estes devem ser sempre arejados e com a ocorrência de um mínimo de ventilação, procure sempre abrir a porta dos armários para que corra um pouco de ar por eles, isso afasta bastante estes bichinhos indesejados.

Um ambiente escuro é perfeito para a proliferação de Traças-de-Lã, é claro que você não vai colocar uma luz dentro do seu armário para poder afastar este inseto, mas pode sempre abri-lo para verificar se não há a incidência destes bichos.

Agora você já está preparado(a) para enfrentar a Traça-de-lã, mas que tal conhecer outros insetos que também podem estar aí na sua casa? Vamos conferir quem são estes vilões terríveis!

Saiba Mais Sobre o Terrível Cupim

Quem não conhece os temíveis cupins? Onde quer que tenha materiais de madeira ali estarão estas pragas que destroem portas, cadeiras e muitos outros objetos!

Quando estão no período de reprodução os cupins voam em direção a locais úmidos e é claro que a sua residência é perfeita para eles, assim os filhotes já nascem em um local onde podem se alimentar e crescer.

Cupim
Cupim

Nos períodos de chuva os cupins também procuram lugares para se abrigar, mas ao entrar em sua casa e ver tantos objetos de madeira eles com certeza já não vão querer ir mais embora.

Tudo o que você precisa fazer para manter a sua casa protegida contra os cupins é instalar telas nas janelas para que eles não entrem, é claro que isso não é tão eficaz assim, até porque eles podem facilmente adentrar a sua casa por frestas e pequenos buracos.

Se você estiver enfrentando problemas mais intensos, então lhe recomendo procurar um serviço de dedetização, só assim eles lhe darão sossego.

Agora que já lhe dei estas dicas para se proteger contra as Traças e Cupins, fique sempre em alerta, estes insetos aparecem do nada e quando nos damos conta já fizeram um estrago irreversível!

Muito obrigado pela sua presença e até a próxima!

Veja também

Ácido Linoleico

Quais os Benefícios do Ácido Linoleico Para a Saúde?

Quando se fala em ácido linoleico, se fala em ômega-6, e provavelmente você já ouviu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *