Home / Natureza / Historia da Flor Azulzinha, Origem da Planta e Significado

Historia da Flor Azulzinha, Origem da Planta e Significado

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a flor azulzinha. É uma planta que não chama muito a atenção das pessoas. Nativa do Brasil essa planta possui uma flor com o miolo interior de cor branca, e o seu restante todo azul e por este motivo foi apelidada de azulzinha. Possui folhas de tamanho pequeno e em formato oval, uma penugem branca recobre a folha com uma fina camada, dessa forma tem um toque aveludado.

Flor Charmosa

Essa flor esbanja charme principalmente quando agrupadas em vasos ou canteiros junto com outras plantas. Quando são plantadas na base de árvores ou nos canteiros ela auxiliar a manter o solo úmido. Elas estarão floridas durante todo o ano, para nossa alegria ainda é muito simples de ser cuidada. Elas são florestas rasteiras.

Como Plantar a Flor Azulzinha no Jardim

A Flor Azulzinha é Uma Linda Flor
A Flor Azulzinha é Uma Linda Flor

Escolha um local onde o sol bata constantemente, ou que a luz do sol esteja presente ao menos quatro horas por dia. 

Solo

O solo precisa estar bem preparado com terra vegetal, areia e também composto orgânico. Pode ser utilizado também esterco e até húmus de minhoca, mas não utilize todos juntos. O solo também deve estar bem drenado.

Rega

A rega pode ser feita todos os dias, principalmente nos primeiros dias da muda, depois desse período pode fazer de dois em dois dias. Nunca deixe o solo encharcado para não apodrecer a raiz ou formar fungos e bactérias. Mas também se atende ao período de seca para não deixar faltar água para sua planta.

Poda

Com o passar do tempo os galhos ficam lenhosos, quando for realizar a poda retire esses galhos velhos e inclusive pode utilizar estacas para plantar mudas da flor.

As estacas podem ser cortadas pela ponta na direção diagonal e enterradas no mesmo composto utilizado para plantar a flor. Elas devem ficar em espaço arejado, e em terra úmida, assim que as folhas nascerem poderão ser transplantadas.

Azulzinha no Litoral

Saiba que se você mora no litoral não terá problemas em plantar uma azulzinha, ele se dá bem com climas úmidos e também quentes. Solo salino não é um problema para ela. Aliás a única coisa que ela não tolera são períodos de geada. Assim as casas de praia ficaram mais lindas e coloridas.

Clima Ideal Para a Azulzinha

Nosso país tropical favorece bastante o desenvolvimento dessa flor. Seja no sol pleno ou a meia sombra essa planta se dará bem no Brasil.

Nos locais de clima mais frio, o sol pleno será uma boa pedida, em regiões mais quentes a meia sombra será mais saudável para planta.

Azulzinha no Paisagismo

Seja na sua casa, ou em um apartamento a azulzinha é uma ótima opção de flor para colorir os ambientes mais sem graça, são muito utilizadas no paisagismo.

Cultivando a Azulzinha

Essa planta incrível pode florescer o ano inteiro, por isso é importante cuidar sempre. Precisamos destacar a estação da primavera, que é quando ela vai florescer ainda mais lindamente, assim como outras flores.

Saiba que não é nada complicado cultivar essa planta, e em todo Brasil ela pode se dar bem, tendo os cuidados necessários para cada clima.

Adubando a Azulzinha

Confira Dicas Para Adubar a Azulzinha
Confira Dicas Para Adubar a Azulzinha

Adubar a sua planta é extremamente importante, só assim ela será muito mais saudável e nutrida. Todas as plantas precisam de um bom adubo, utilizando os compostos orgânicos corretos a planta terá longa vida. Mas saiba que é importante escolher os adubos corretos. Outro tipo de adubo que pode ser utilizado é o adubo animal de curral, que inclusive precisa estar bem curtido. Se está em dúvida da quantidade utiliza valores aproximados de 1Kg/m2. O adubo do tipo NPK é muito fácil de ser vistos em supermercados comuns.

Dicas de Adubo Para Azulzinha

Manter a fertilidade do solo com material orgânico é muito importante, utilizar farinha de ossos é uma ótima pedida para manter o solo nutrido. Outra opção de adubo para esta flor é a utilização de NPK ao redor das plantas. Mas fique ligado e não adicione esse material diretamente no broto da planta.

Luminosidade

Saiba que a luminosidade no cultivo da azulzinha não é um problema relevante, seja sol pleno ou próximo de sombra de árvores.

Canteiro

Você pode cultivar a sua azulzinha em canteiros também, desde que o espaço esteja bem preparado para receber a planta. Você pode utilizar o ancinho para tirar as pedras de cima do solo, e os inços que podem impedir o desenvolvimento de flor. 

Mudas da Flor Azulzinha

Você tem a opção também de comprar mudas prontas já para facilitar a sua vida, em diversos lugares você pode encontrar caixas com cerca de 15 mudas, elas vem embaladas separadamente em saquinhos transparente. Só fique atento na hora de remover essa película protetora para não estragar o torrão da sua planta.

Acomodando a Sua Muda de Azulzinha

Não é complicado acomodar a sua muda de azulzinha, você vai precisar apenas de uma cova pequena no solo facilmente feita com uma pá comum para jardim, depois basta colocar a sua muda e forrar com terra em volta dela. Pressione para que ela fique bem posicionada e não se desloque facilmente.

Espaçamento entre as Plantas

É importante respeitar um acerto espaçamento entre as mudas de azulzinha, procure reservar pelo menos 15 cm entre uma fileira e outra das plantas, pois como é uma flor rasteira precisa de espaço para se desenvolver com qualidade.

Regar a Muda de Azulzinha

Na hora de regar a sua muda é importante tomar alguns cuidados para não remover a muda de sua cova, o jato precisa ser fino e leve. Se regar com muita força pode matar a sua muda.

Espero que vocês tenham gostado das nossas dicas sobre a flor azulzinha, com tantas informações vai ficar fácil ter uma linda decoração de flores coloridas na sua casa. Não tenha dúvida que essa planta é uma excelente escolha.

Veja também

Gastrodia Agnicellus

Qual a Flor Mais Feia que Existe?

Para os amantes de flores hoje vamos falar de um assunto bem delicado, será que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.