Home / Natureza / Qual é a Melhor Planta Para se ter na Sala?

Qual é a Melhor Planta Para se ter na Sala?

A sala é o local onde a maioria das pessoas passa maior parte do tempo, não é mesmo? É através dessa constatação que se torna necessário possuir dicas sobre como planejar as formas ideais de usar plantas para ornamentar e perfumar essa peça tão importante da casa.

Porém, ao se tratar de plantas na sala, é necessário levar em consideração alguns aspectos que irão ajudar a construir uma composição mais ideal, onde existem várias opções de escolha, e tudo irá depender do gosto de cada pessoa.

É possível criar um ambiente na sala com plantas mais rústicas, combinando as mesmas com móveis rústicos ou com móveis com coloração de madeira, ou criar um ambiente delicado que fique em sintonia com cores claras e sóbrias, assim como espaços minimalista, com poucos móveis presentes.

Além do visual, é necessário levar em consideração o tamanho das plantas, além de se perguntar se plantas em vasos no chão são as melhores, ou se os vasos suspensos podem ser cogitados também.

Não obstante esses pormenores, as cores e os aromas também podem ser determinantes na hora de se ter uma planta na sala, correto? Aqui iremos apontar plantas ideais para a sala, que além de possuir um visual incrível, também fornecerão aromas incríveis.

Melhores Plantas Para Ornamentar Sua Sala

Afinal, o que torna uma planta ideal para ornamentar uma sala? A sala é aquele local em que as pessoas sentam no sofá para assistir uma novela, ou numa poltrona para ler um livro, ou até mesmo para cochilar por alguns minutos. Ou seja, é um local de conforto, que precisa ser aconchegante.

Para que esses ambientes se tornem aconchegantes, nada melhor do que dividir o espaço com a natureza, pois é somente através das plantas que se pode sentir tons de frescor que relaxam a mente e fazem com que o ser humano, tão assolado pela vida social, consiga ter um contato maior consigo mesmo.

Palmeira-de-Ráfia
Palmeira-de-Ráfia
  • Palmeira-de-Ráfia:  a planta número 1 quando se trata de ornamentação, extremamente cogitada também para ornamentar recepções e entradas de estabelecimentos, pois sua beleza é única e a mesma possui um formato retilíneo com folhas tão bem distribuídas que cabem perfeitamente nos cantos, preenchendo espaços que geralmente ficam vazios e sem vida.
  • Espada-de-São-Jorge: uma planta extremamente comum e de fácil acesso, mas geralmente não é tão difundida porque não é tratada com o requinte correto. Plantar a espada-de-São-Jorge em vasos grandes, quadrados e altos, adornado com pedras brancas e com substratos de casca de coco ou madeiras ornamentais fará toda a diferença.
Samambaias
Samambaias
  • Samambaias: o melhor da samambaia é o fato de que a mesma pode ser plantada em um vaso e colocado em um canto da casa ou ela pode ser plantada em um vaso suspenso, que dá um ar totalmente diferente ao ambiente, tornando-o exclusivo e muito requintado. Além do posicionamento, é bem possível colocar a samambaia em vasos nas paredes também.

  • Jasmim: a jasmim é uma planta tão perfeita que ela pode fazer parte de qualquer ambiente, tornando esse ambiente mais lindo e cheiroso. Mas na sala ela tem um efeito especial, pois além das cores das flores das jasmim, é muito interessante saber que o aroma da jasmim irá permear todo o ambiente. Porém, o principal aspecto dessa planta se dá ao fato que ela solta mais perfume durante a noite, isto é, ela se tornará um perfume ideal para sua casa, e assim que amanhecer, o cheiro da natureza estará todo presente em seu lar.
Bambu-Mossô
Bambu-Mossô
  • Bambu-Mossô: esse bambu deve ficar onde existe um espaço na casa que possa ser preenchido por uma planta extremamente linda e única. O bambu-mossô pode chegar a medir quase dois metros de altura, mas seu formato retilíneo comum aos bambus pode ser alterado enquanto ele cresce, deixando-o com uma estatura menor. Plantar esse bambu em um vaso claro e ornamentar com pedras cinzas trará um aspecto incomparável à sua sala de estar.
Cactos
Cactos
  • Cactos: quando se trata de cacto, existe inúmeros formatos e tamanhos, por isso é muito fácil ornamentar ambientes com os mesmos, principalmente a sala. Uma das principais formas de ornamentar a sala com o cacto, são cactos pequenos que devem ser postos em pequenos vasos da mesma cor e esses devem ficar em cima de estantes ou prateleiras nas paredes. Essa forma de ornamentação também previne crianças e pets que podem se machucar entrando em contato com os espinhos.
  • Jade: a planta jade é uma planta muito fácil de se cultivar e é difícil com que a mesma morra ou não se desenvolva plenamente em vasos e dentro da sala de estar. A jade deve ser posta em um vaso claro, pois sua coloração é de uma cor escura, e por isso precisa haver um contraste, se não a decoração se torna apagada demais. Além do vaso claro, que pode ser branco ou cinza-claro, é necessário colocar a jade de encontro com uma parede clara, para que suas formas e cores fiquem ressaltadas. É preferível colocar a jade em uma prateleira de vidro que comporte três vasinhos, um ao lado do outro, onde o vaso central pode ser um vaso mais escuro, pois assim os dois lados serão ressaltados.
Flor-de-Cera
Flor-de-Cera
  • Flor-de-Cera: essas flores possuem um formato único, sendo perfeitas devido à sua forma arredonda do cacho que formam. Porém, o cultivo das mesmas pode ser um pouco difícil pois crescem disformes, é por isso que para que as mesmas ornamentem sua sala, será necessário criar uma área para que seus caules sigam um padrão. A melhor forma de cultivar a flor-de-cera na sala de estar, é plantar a mesma perto de uma pilastra ou escadaria, pois assim a planta irá crescer ao redor dessas áreas e não apenas se tornará um ornamento, mas sim parte da casa.

E então? Você gostou das nossas dicas sobre as melhores plantas para se ter na sala? Qualquer dúvida que você tiver, deixe um comentário e nós iremos nos prontificar em dar uma resposta satisfatória!

Agora aproveite e dê uma checada em outros artigos sobre o assunto que possam ser de seu interesse:

Veja também

Ácido Linoleico

Quais os Benefícios do Ácido Linoleico Para a Saúde?

Quando se fala em ácido linoleico, se fala em ômega-6, e provavelmente você já ouviu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *