Home / Natureza / O Que é Ecologia e Qual a Sua Importância?

O Que é Ecologia e Qual a Sua Importância?

Você já deve ter se perguntado a importância da ecologia no mundo, ou até mesmo o que é ecologia. Por isso hoje compilamos algumas informações interessantes que podem te ajudar a responder essa pergunta. Fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

O Que é Ecologia ?

Está dentro das ciências biológicas, portanto a ecologia compreende e estuda o meio ambiente, além disso inclui todos os seres vivos que ali habitam, como eles se relacionam entre si e com o ambiente que vivem. O objetivo final é poder compreender melhor como a natureza funciona. Ecologia foi citada no ano de 1866 em primeira mão, e junta dois termos gregos que são Oikos e logos, que significam respectivamente casa e estudo. Então podemos dizer que essa ciência estuda e pesquisa sobre o local onde moram todos os seres vivos.

Não é fácil, pois este é estudo muito complexo e amplo, precisa de muita dedicação. Precisamos entender um pouco sobre cada personagem que habita a natureza, isso inclui todos os seres vivos. Pois só entendendo sobre cada peça e sua importância no todo vamos entender como de fato a natureza funciona. Mas não para por aí, pois a ecologia exige muito mais conhecimentos para embasar as pesquisas. Você vai precisar estudar outros campos da biologia antes de tudo, como aprender sobre anatomia, sobre fisiologia, aprender biologia molecular, genética e evolução.

Ou seja, é necessário muita dedicação e muito estudo para ter uma boa base antes de tudo. Por isso é uma ciência complexa, e tão incrível.

Áreas da Ecologia

Ecologia

Para facilitar a compreensão podemos subdividir a ecologia em autoecologia e sinecologia.

• Autoecologia – Nessa parte o indivíduo vai estudar como os animais e vegetais se relacionam com o ambiente, levando em consideração as suas características. Então você vai compreender o comportamento da espécie em cada clima, por exemplo. Você vai estudar sobre como cada espécie se adapta àquele meio para sobreviver, levando em consideração fatores como a vegetação, o relevo entre outros.
  • Sinecologia – Aqui estamos falando de algo maior, vamos estudar mais de uma espécie e como elas vivem no meio ambiente e também como se relacionam entre elas mesmas.

Qual é a Diferença entre Autoecologia e Sinecologia?

Portanto, a diferença mais clara entre esses dois ramos é que enquanto a autoecologia é centrada em um indivíduo, a sinecologia está focada no grupo e por tanto é mais ampla.

Termos Estudados na Ecologia

A ciência biológica que estuda sobre ecologia utiliza-se de níveis para facilitar o entendimento e o estudo. São criados então alguns níveis que obedecem a uma hierarquia e ajudam muito na compreensão. Vamos apresentar agora alguns deles e descrever sobre cada um de forma bem sucinta.

• População – Começamos então com o nível população, esse nível corresponde a um grupo de formas individuais de vida que são da mesma espécie, e habitam o mesmo espaço e além disso é bem mais provável que se reproduzam entre eles do que com outros organismos da de outras populações.
  • Comunidade – Dentro do nível comunidade estão agrupados diversos indivíduos que pertencem a uma mesma espécie, que habitam uma determinada área.
  • Ecossistema – Neste nível estão diversos indivíduos que habitam uma determinada área e se relacionam entre si e com o ambiente em que vivem.
  • Biosfera – Neste nível nós estamos falando de uma situação muito mais ampla, aqui são incluídos todos os seres vivos e tudo que junto ajuda a manter a vida. Aqui estamos falando dos animais, das plantas ou seja todos os seres vivos do planeta.

Este é um pequeno resumo sobre os níveis de organização da ecologia, assim fica mais fácil compreender alguns termos.

De qualquer forma, o nível que vai ser estudado exige um conhecimento específico, principalmente a respeito do ambiente que a vida habita, isso sim é o principal e mais importante conhecimento. Portanto, quando o profissional que trabalha com o estudo da ecologia determina uma espécie para pesquisar, ele precisa saber profundamente sobre o ambiente que essa espécie vive e ainda mais importante qual é o papel que essa espécie desempenha naquele meio.

Outra questão que precisa ser entendida a respeito da ecologia é que não importa o nível a ser estudado, mas sim o total conhecimento das interações entre esses organismos.  Precisamos compreender também sobre as interações entre os seres vivos, que podem ser entre organismos da mesma espécie ou interação entre organismos de espécies diferentes, além disso também entender como esses seres vivos de uma população se comportam.

Qual a Importância do Estudo da Ecologia?

Bom, é fácil responder essa pergunta. Entender como a natureza funciona é muito importante para nós. No momento que temos pessoas estudando sobre esse assunto, podemos entender melhor a interação entre grupos de espécies e ainda como conseguem viver no mesmo ambiente que outras, também é possível saber porque uma espécie vive em um determinado lugar e não em outros. Mas não para por aí.

Conseguimos entender também como uma determinada espécie consegue influenciar o seu grupo no ambiente em que vive e no que isso impacta de fato.

Com todas essas informações em mãos, somos capazes de prever algumas coisas acerca da espécie estudada e além disso o que pode acontecer caso aconteçam mudanças neste grupo.

Em resumo e de uma maneira geral, é possível afirmar que o estudo sobre a ecologia nos auxilia a entender o futuro da terra, onde vivemos. Quando somos capazes de compreender todos os seres vivos e o que ele precisa para desempenhar o seu papel na natureza, entendemos também o nosso papel e que nossas ações podem influenciar diretamente. Podemos dizer então que a partir do momento que todos entendem sobre a ecologia, fica mais fácil conscientizar a todos do nosso papel, dessa forma garantimos um futuro promissor para nós e os próximos que vierem.