Home / Animais / Como Acabar com os Pombos no meu Telhado?

Como Acabar com os Pombos no meu Telhado?

Hoje vamos falar sobre os pombos, um animal que também é chamado de pombo doméstico. Hoje no nosso país infelizmente se tornou uma praga nas cidades, isso tem muitas consequências negativas e a principal delas é o risco de saúde pública, pois esses animais podem nos trazer muitas doenças. Por isso é tão importante saber como ficar livre desses animais. Hoje vamos aprender um pouco mais sobre eles e como se proteger.

Origem dos Pombos

Conhecido cientificamente como Columbia livia, esse animal não nasceu aqui no Brasil. Não se sabe ao certo sua origem, mas ele veio parar aqui no Brasil no século 20. A intenção das pessoas naquela época era que o pombo fosse um pet. O nosso clima foi muito apreciado pela espécie, com isso elas acabaram tomando conta de todo país.

Os pombos costumam viver em campos, eles preferem locais mais altos para que consigam fazer seus ninhos com mais segurança, além disso dessa forma eles ficam distantes dos seus predadores e os seus filhotes ficam mais seguros, isso quando se trata de natureza.

Já nas áreas urbanas, esses animais costumam se abrigar em locais altos como forros de residências, na parte de cima de prédios e ainda em torres de igrejas. Um ambiente adaptado para eles ficarem protegidos.

Hoje consideramos esses animais como verdadeiros ratos voadores. As doenças mais comuns que eles podem nos transmitir são a toxoplasmose, a salmonella e a criptococose.

A melhor maneira de se cuidar e se prevenir é ficar longe deles, por isso é tão interessante arranjar uma maneira de afastar esses animais da sua casa, por isso vamos encontrar algumas ideias. Lembrando que nunca devemos querer matar ou fazer algum mau para os pombos, basta arranjar uma forma de mantê-los longe deve ser suficiente.

Esses animais estão em busca de proteção e alimento, e é isso que ele vem encontrando nas cidades, como eles se reproduzem de forma muito rápida, e ainda por cima não encontra predadores, acaba se tornando descontrolado a sua reprodução.

Um dos problemas de ter pombos em casa são as suas fezes que depois de seca fazem muito mal à nossa saúde, respirar aquilo faz muito mal. Além disso, acabam atraindo outros insetos indesejados, portanto é melhor prevenir.

Como Acabar com os Pombos no meu Telhado?

Pombos
Pombos

Não Ofereça Comida aos Pombos

Nunca alimento esses animais, é importante ficar de olho nas crianças. Eles podem se alimentar também da comida dos seus animais de estimação, portanto não deixe disponível. Cuide do lixo, mantenha sempre fechado e por pouco tempo em casa. Faça uma boa limpeza na área externa da sua casa, para isso utilize água sanitária por exemplo para ajudar a matar bactérias. Recomendamos o uso de máscaras e luvas próprias para limpeza, para não aspirar as fezes secas e não se contaminar.

Tele a Sua Casa

Essa é uma boa forma de impedir que os pombos invadam a sua casa, principalmente que formem ninho em cima da sua casa. É uma forma barata e simples, por isso vale muito a pena investir em telas. Seja criterioso na hora de comprar esse tipo de produto, é importante se atentar ao material utilizado, as mais indicadas são as com proteção de raios ultravioletas, pois duram mais tempo.

Esticar Fios no Telhado

Para evitar que esses animais fiquem no seu telhado essa é uma boa solução, basta esticar eles no beiral do seu telhado, esse fio pode ser de aço ou até mesmo de nylon. Dessa forma o telhado se torna desconfortável para eles, e por isso desaparecem e vão procurar outro lugar. Escolha o material do aço com cuidado, é bom escolher um que corra o risco de enferrujar. Outro ponto importante é que esse fio deve ficar firme e bem alinhado para que funcione corretamente.

Espícula Anti Pombos

Esse material foi feito para manter os pombos bem longe do seu muro e no telhado, são hastes feitas de arame galvanizado. É bem desconfortável, por isso eles acabam não pousando mais ali e ficam longe da sua casa. Sua casa está bem protegida e sem fazer mal para os animais. Você pode comprar esse acessório na internet ou em lojas que vendem esse tipo de produto. Mas você também pode fazer o seu próprio em casa, compre alguns pedaços de arame galvanizado que tenham cerca de 40 a 50 cm cada, depois só curvar todos e manter fixo no seu muro ou no telhado utilizando um adesivo resistente e durável.

Eletrofita

Esse tipo de produto também é bem útil, ao ser tocado pelo pombo ele vai receber um leve choque e pode ser uma boa solução. Quando o pombo pousa sobre a fita acaba sentindo o desconforto que o faz ir para longe dali.

Não é um caso de maldade, pois ele não vai se machucar apenas um o desconforto de ficar ali. Não é a solução mais barata, mas funciona bem.

Produtos Químicos

Algumas pessoas podem preferir utilizar algum produto químico que afaste esses animais. Um muito utilizado é a naftalina, pois o seu cheiro é realmente bastante incômodo, por isso acaba afastando os pombos e também outros animais indesejados.

Outra opção é utilizar a cachaça, basta embeber algodão com o líquido e espalhar pelo telhado, o cheiro também é bem desagradável para eles. Os dois podem funcionar, a ideia é a mesma, mas saiba que não é uma solução tão efetiva como as citadas acima.

Além disso, você também pode adotar algumas medidas para não atrair esses animais para sua casa, mantenha os lixos sempre bem fechados e pelo tempo mínimo possível dentro do seu quintal. Não deixe a comida dos animais disponível o dia todo, pois isso acaba atraindo esses animais.

Veja também

Pet Terapia

O Que é Pet Terapia?

Hoje vamos falar um pouco sobre a pet terapia, você conhece? Pois é, essa terapia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.