Home / Animais / Classificação Do Lobo Marinho: Filo, Classe, Ordem E Família

Classificação Do Lobo Marinho: Filo, Classe, Ordem E Família

As classificações dos seres vivos servem, em primeira instância, para enquadrá-los em categorias específicas, e assim podemos identificá-los sem maiores problemas, visto que certos seres são muito parecidos com outros. No caso do lobo marinho, vamos saber mais a respeito da classificação dele, mais especificamente, em se tratando de filo, classe, ordem e família.

Lobo Marinho: Filo Chordata

O filo dos Cordados possui algumas características básicas que os identificam nessa categoria. Entre essas características, está a presença de um sistema digestivo completo, um tubo nervoso dorsal, e uma cauda pós-anal (nem que seja em apenas uma fase de sua vida).

O grupo dos cordados abrange seres que estão adaptados pra viverem em qualquer ambiente, seja na água, seja no ar, seja na terra. Além disso, ecologicamente falando, os cordados estão entre os animais com maior facilidade de adaptação, sendo perfeitamente capazes de ocupar qualquer lugar do mundo, mesmo em ambientes extremos, como geleiras e desertos.

Lobo Marinho: Classe Mammalia

Animais pertencentes ao grupo dos vertebrados, os mamíferos,  como o lobo marinho, são divididos em duas subcategorias: a dos aquáticos (onde encontramos os chamados cetáceos), e os terrestres (domínio dos bípedes e dos quadrúpedes).

Os mamíferos se caracterizam, principalmente, pela presença de glândulas mamárias, que possibilitam a produção de leite materno nas fêmeas. Outras características muito forte nos mamíferos também é a presença de pelos ou cabelos, cujas exceções são os golfinhos e as baleias.

Também podemos dizer que os mamíferos são animais endotérmicos, possuindo uma temperatura corporal constante, podendo ser chamados, portanto, de “animais de sangue quente”, e que ao contrário dos animais de sangue frio não precisam do ambiente para esquentarem internamente seus corpos.

Lobo Marinho: Ordem Carnivora

Lobo Marinho na Beira da Praia
Lobo Marinho na Beira da Praia

Os carnívoros são mamíferos placentários, onde uma de suas características principais é a presença de pés possuindo 4 ou mesmo 5  dedos com garras, e dentes bastante adaptados para comerem carne. Porém, existem carnívoros que dependem inteiramente de carne para a sua sobrevivência, enquanto que outros, a depender do habitat onde vivem, podem consumir outro tipo de alimento, como é o caso dos ursos.

Porém, no geral, os carnívoros possuem dentes e garras adaptadas para rasgar e mastigar suas presas. No caso do lobo marinho, contudo, ele não possui garras, porém, tem dentes perfeitos para capturar um dos seus alimentos preferidos: peixes.

Lobo Marinho: Família Otariidae

Família Otariidae
Família Otariidae

Outra classificação da qual pertence o lobo marinho é a família dos Otariídeos, grupo ao qual pertencem também os leões marinhos. Ou seja, juntos, esses animais foram uma grande família de mamíferos marinhos carnívoros e pinípedes (animais cuja principal característica é ter um corpo alongado e fusiforme).

As orelhas dos membros dessa família são pequenas, além de terem membros superiores melhor desenvolvido, o que facilidade se locomover pela terra. Eventualmente, esses seres também são chamados de “falsas focas”, ou simplesmente de “focas orelhudas”. O habitat desses mamíferos marinhos é, essencialmente, os costões e as praias rochosas.

Algumas Espécies De Lobos Marinhos

Terminadas as principais classificações envolvendo esses mamíferos marinhos, podemos identificar uma boa quantidade de espécies desse animal, e que vamos elencar a seguir algumas das mais conhecidas espécies atualmente.

Lobo-Marinho-Antártico (Arctocephalus Gazella)

Lobo-Marinho-Antártico
Lobo-Marinho-Antártico

Como o próprio nome sugere, essa espécie é encontrada somente em águas antárticas, reproduzindo-se em colônias localizadas nas ilhas da Geórgia do Sul, e em ilhas da América do Sul, desde o Peru até o extremo sul do Brasil. Tem como principais predadores as orcas e os tubarões, e se encontram ameaçados devido à captura acidental em redes de pesca.

Lobo-Marinho-De-Galápagos (Arctocephalus galapagoensis)

Lobo-Marinho-De-Galápagos
Lobo-Marinho-De-Galápagos

Encontrado no arquipélago de Galápagos, esse lobo marinho é o menor do mundo atualmente, medindo no máximo, 1,5 m (para os machos), e 1,2 m (para as fêmeas). Sem ainda ainda que essa espécie possui a mais taxa reprodutiva entre os lobos marinhos dos dias de hoje.

Lobo-Marinho-Australiano (Arctocephalus pusillus)

Lobo-Marinho-Australiano
Lobo-Marinho-Australiano

Essa espécie possui adaptações que permitem com que os seus membros possam sobreviver tanto na água, quanto na terra, independente do tempo em que fiquem em cada um desses ambientes. Uma outra característica bem peculiar do lobo-marinho-australiano é a sua cabeça larga, e o seu focinho pontiagudo. Em termos de tamanho, são relativamente grandes, podendo medir até 2,2 m e pesar quase 360 kg.

Lobo-Marinho-Da-Nova-Zelândia (Arctocephalus Forsteri)

Lobo-Marinho-Da-Nova-Zelândia
Lobo-Marinho-Da-Nova-Zelândia

Encontrado nas costas da Austrália e da Nova Zelândia, esse lobo marinho quase entrou em completa extinção devido à caça predatória. Contudo, nos dias atuais, essa espécie é devidamente protegida por lei na Nova Zelândia, o que fez o seu número aumentar nos últimos anos.

Lobo-Marinho-Do-Peito-Branco (Arctocephalus Tropicalis)

Lobo-Marinho-Do-Peito-Branco
Lobo-Marinho-Do-Peito-Branco

Localizados nos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico, essa espécie aqui pode medir até 2 m de comprimento e a pesar quase 160 kg. Possuem como principal fonte de alimentação peixes, crustáceos, pinguins e cefalópodes, e têm como principais predadores as orcas e as focas-leopardo.

Lobo-Marinho-Sul-Americano (Arctocephalus australis)

Lobo-Marinho-Sul-Americano
Lobo-Marinho-Sul-Americano

Até pelo próprio nome popular dessa espécie, dá pra perceber que esse animal vive na América do Sul, mais especificamente no litoral do Chile, do Peru, da Argentina, do Uruguai e do sul do Brasil. Atualmente, estima-se que a população total desses lobos marinhos seja de mais de 200 mil indivíduos, sendo que em 1987, acredita-se que o número de espécimes dele chegasse a mais de 500 mil, mas devido à caça predatório, vem diminuindo o seu número de espécimes com o passar dos anos.

Lobo-Marinho-Do-Norte (Callorhinus ursinus)

Lobo-Marinho-Do-Norte
Lobo-Marinho-Do-Norte

Essa daqui é a única espécie viva de lobo marinho do gênero Callorhinus, e um dos maiores existentes nos dias atuais, podendo chegar a um tamanho de até 2,30 m de comprimento, e pesar mais de 270 kg, sendo quase tão grande quanto o . Inclusive, trata-se de uma espécie com forte dimorfismo sexual, com os machos sendo bem maiores do que as fêmeas. Estas, geralmente, são de 4 a 5 vezes menores do que eles.

Concluindo…

Os lobos marinhos são seres bastante desenvolvidos, e que fazem parte de uma cadeia de milhões e milhões de anos de evolução, fazendo com que a classificação de filo, ordem, família, classe e espécies seja bastante diversificada, possibilitando ver o quanto a gama de seres vivos no undo é imensa.

Um animal verdadeiramente fascinante, e que compõe divisões que englobam inúmeros outros seres igualmente fascinantes.

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *