Home / Animais / Ciclo de Vida do Crocodilo: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Crocodilo: Quantos Anos Eles Vivem?

Os crocodilos estão no nosso planeta há muitos milênios . Os crocodilos são grandes répteis encontrados em regiões tropicais da África, Ásia, Américas e Austrália. Eles são membros da ordem Crocodilia, que também inclui os jacarés.

Descrição

Estes animais são facilmente reconhecidos devido à sua aparência específica – corpo muito comprido, com cauda longa e mandíbulas fortes, cheias de dentes afiados e poderosos. O rabo é uma das partes mais importantes do corpo, porque é usado para nadar e obter “impulso” quando atacam outros animais.

Os crocodilos pertencem ao grupo de animais semi-aquáticos, o que significa que eles vivem na água, mas precisam sair de vez em quando. Eles podem ser encontrados em rios, perto da costa, estuários e até em mar aberto.

Os crocodilos têm mandíbulas poderosas com muitos dentes cônicos e pernas curtas com dedos em forma de teia. Eles compartilham uma forma corporal única que permite que os olhos, ouvidos e narinas fiquem acima da superfície da água, enquanto a maior parte do animal está escondida abaixo. A cauda é longa e maciça, e a pele é grossa e revestida.

Espécies de Crocodilos

Todos os crocodilos têm focinho ou focinho relativamente longo, que varia consideravelmente em forma e proporção. As escamas que cobrem a maior parte do corpo geralmente são organizadas em um padrão regular e placas espessas e ósseas ocorrem nas costas. Famílias e gêneros se distinguem principalmente pelas diferenças na anatomia do crânio . As espécies são identificadas principalmente pelas proporções do focinho; pelas estruturas ósseas na superfície dorsal ou superior do focinho; e pelo número e pela disposição das escalas.

Existem 13 espécies de crocodilos, então existem muitos tamanhos diferentes de crocodilo. O menor crocodilo é o crocodilo anão. Ela cresce para cerca de 1,7 metros de comprimento e pesa 6 a 7 kg. O maior crocodilo é o crocodilo de água salgada. O  maior já encontrado  tinha 6,27 m. de comprimento. Eles podem pesar até 907 kg.

Comportamento dos Crocodilos

Os crocodilos são considerados o maior predador de água doce do mundo. Crocodilos são animais muito agressivos sendo  também conhecidos como predador de emboscada (o que significa que esperarão horas, dias ou até semanas para atacar sua presa). A dieta dos crocodilos  consiste em aves de peixes, répteis e mamíferos. São historicamente responsáveis por centenas de mortes humanas.

Como Determinar a Idade de um Crocodilo

Crocodilos na Beira do Lago
Crocodilos na Beira do Lago

Atualmente, não existe um método confiável para medir a idade de um crocodilo. Uma técnica usada para derivar um palpite razoável é medir os anéis de crescimento lamelar nos ossos e dentes. Cada anel corresponde a uma mudança na taxa de crescimento, geralmente durante um ano o maior crescimento ocorre entre as estações seca e chuvosa. Dessa forma, é problemático porque a maioria dos crocodilos vive em climas tropicais e os anéis de crescimento são menos distintos em climas tropicais do que em climas com estações.

Uma segunda maneira de determinar a idade de um crocodilo é marcar um jovem crocodilo de idade conhecida e determinar a idade quando ele for recapturado novamente, infelizmente isso leva os animais toda a vida inteira para chegar a uma figura. Alguns animais nunca são recapturados e nunca se sabe se o animal morreu de causas naturais, saiu da área ou foi morto.

Uma terceira maneira de estimar a vida útil de um crocodilo é determinar a idade de um crocodilo que esteve em cativeiro por toda a vida. Isso também é problemático, pois não sabemos se o animal viveu o tempo que teria em condições naturais.

Ciclo de Vida do Crocodilo: Quantos Anos Eles Vivem?

Filhote de Crocodilo
Filhote de Crocodilo

Agora, voltando à pergunta original, a vida útil do crocodilo.  Acontece que, embora a maioria das espécies de crocodilos tenha uma vida útil de 30 a 50 anos, o crocodilo do Nilo por exemplo, é uma das poucas espécies com uma vida útil de 70 a 100 anos. Um crocodilo do Nilo que vive em um zoológico sua vida inteira foi estimada em 115 anos quando morreu.

Além disso, o crocodilo de água salgada tem uma vida útil média de 70 anos e há relatos não confirmados de que alguns deles atingiram a idade de 100 anos. O mesmo vale para diferentes espécies de crocodilos mantidos em zoológicos e instalações similares. Havia um crocodilo de água doce no zoológico da Austrália que tinha entre 120 e 140 anos quando morreu. Com uma dieta adequada, os crocodilos em cativeiro podem dobrar sua vida útil.

O Ciclo de Vida

Felizmente, todos os seres vivos passam por uma série de estágios e mudanças, tanto física quanto mentalmente. Essas mudanças que acontecem, desde o nascimento até a morte, são conhecidas como ciclo de vida. A maioria dos animais tem ciclos de vida muito simples , o que significa que o ciclo tem apenas três estágios. Esses animais podem nascer vivos de suas mães, como seres humanos, ou chocar de um ovo, como um crocodilo.

O Nascimento do Crocodilo

Embora os crocodilos sejam tipicamente predadores agressivos, eles nutrem e cuidam de seus bebês antes e depois do nascimento. Uma crocodilo fêmea coloca seus ovos em um buraco que ela faz ao longo de um leito de rio ou da costa, quase dois meses após o acasalamento. Isso é chamado de nidificação , que é o processo de construção de um abrigo para depositar os ovos enquanto eles se desenvolvem para chocar.

O número de ovos que o crocodilo coloca varia de acordo com as espécies de crocodilo. Por exemplo, o crocodilo do Nilo deposita entre 25 e 80 ovos, o crocodilo de água salgada 60 ovos, e o crocodilo americano 30-70 ovos.  Ao contrário da maioria dos répteis, que partem após depositar seus ovos, o trabalho dos pais de crocodilos está longe de terminar. Nos três meses seguintes, o crocodilo fêmea guarda de perto os ovos e o macho fica por perto para proteger a fêmea e seus ovos dos predadores. Os filhotes ficam nos ovos por 55 a 110 dias. Eles têm 17 a 25,4 centímetros de comprimento quando nascem e não amadurecem até os 4 a 15 anos.

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *