Home / Animais / Ovo de Mosca Doméstica: Características, Fotos e Onde Encontrar

Ovo de Mosca Doméstica: Características, Fotos e Onde Encontrar

Não há muitas unanimidades no mundo em que vivemos. Mas se há uma coisa que todos concordam é que moscas são incômodas.

Elas perturbam de várias formas. Voam ao nosso redor tirando nossa atenção, fazem aquele zumbido desagradável quando queremos dormir. Pousam sobre móveis deixando pequenos pontos de sujeira que são, na verdade, pequena gotículas de saliva ressecada, que elas expelem praticamente sobre tudo na tentativa de identificar algo que seja alimento. Além de tudo isso, moscas transmitem diversas doenças devido aos seus hábitos pouco higiênicos, como veremos adiante.

Não foi por acaso que o cantor e compositor Raul Seixas brindou-nos com uma composição satírica sobre elas. “Eu sou a mosca que pousou em sua sopa / Eu sou a mosca que pintou pra lhe abusar / Eu sou a mosca que perturba o seu sono / Eu sou a mosca no seu quarto a zumbizar / E não adianta vir me dedetizar / Pois nem o DDT pode assim me exterminar / Porque você mata uma e vem outra em meu lugar”.

Elas são universalmente odiadas, mas universalmente presentes. E se não podemos ficar livres delas, o melhor é conhecê-las, saber de seus hábitos e com isso aprender a evitá-las o máximo possível.

Como Nascem as Moscas

Moscas colocam ovos. Uma mosca fêmea adulta pode colocar cerca de dois mil ovos no decorrer de sua vida. Felizmente nem todos tornar-se-ão moscas adultas, pois se isso acontecesse elas seriam em número tão grande que dificilmente teríamos algum ambiente livre delas, com todas as consequências nocivas à saúde .

Do ovo até a mosca adulta são quatro estágios de desenvolvimento: o ovo, a larva, a pupa e a mosca adulta.

Ovo de Mosca Doméstica: Características, Fotos e Onde Encontrar

Os ovos de mosca doméstica são brancos e tem cerca de 1,2 milímetros de comprimento. A fase de ovo é a mais curta do ciclo de vida das moscas, durando apenas um dia. Após esse período os ovos tornam-se larvas.

Se você é uma pessoa de estômago sensível, essa é a hora de dizer “Eca!” e ficar ligeiramente enjoada. Porque as moscas domésticas colocam seus ovos em locais muito sujos.

Ovo de Mosca Doméstica Característica

Um dos locais de preferência são as fezes de animais. O ambiente quente e repleto de matéria orgânica favorece a eclosão rápida dos ovos, que assim amadurecem logo para a forma de larvas.

Não é apenas nas fezes, porém, que as moscas colocam seus ovos. Se não as encontram, optam por lugares sujos, como depósitos de lixo ou qualquer matéria orgânica apodrecida.

Larvas

Após a eclosão as larvas de aspecto pálido começam a alimentar-se das fezes ou da matéria apodrecida onde nasceram, iniciando uma evolução em três estágios. No último destes estágios a larva tem o tamanho aproximado de um grão de arroz e possui anéis como um helminto, com uma das extremidades mais larga e outra mais fina. Ao contrário dos ovos, que são estáticos, as larvas de mosca podem mover-se.

Pupas

Ao final do processo de crescimento como larvas vem o estágio das pupas, que são maiores que as larvas e de cor castanha ou marrom. Essa “casca” que se forma é como um casulo, que permite que a mosca complete seu desenvolvimento em seu interior.

Umas das características mais peculiares das pupas é que são extremamente resistentes. Nos períodos frios o desenvolvimento das moscas dentro das pupas é muito lento e uma pupa pode ficar por meses em estado de dormência, como em uma hibernação. Quando volta a esquentar a mosca completa seu ciclo de vida e torna-se adulta.

Pupas Características

O ciclo de desenvolvimento das moscas não é tão diferente do das borboletas, com as larvas equivalendo às lagartas e a pupa equivalendo ao casulo. A diferença é que de dentro dos casulos de borboletas surge beleza. De dentro da pupa… bem, surge uma mosca!

Mosca Adulta

Apesar do boato dizendo que moscas adultas vivem apenas vinte e quatro horas, isso não é verdade. De fato, elas vivem cerca de duas semanas. E durante todo esse tempo as fêmeas colocam mais ovos.

Uma fêmea adulta pode colocar até dois mil ovos no decorrer de sua vida. A cada postura são entre cento e vinte e cento e oitenta ovos.

Curiosidades

As fêmeas de mosca são ligeiramente maiores que os machos e durante sua vida fazem sexo com um único macho, uma única vez. Talvez isto explique porque as moscas são tão chatas!

Brincadeiras à parte, elas armazenam os espermatozoides do macho para fecundar os ovos que vão colocando gradualmente.

A má notícia é que moscas ocasionalmente depositam seus ovos em lugares menos repulsivos, mas mais perigosos para nós. Pedaços de carne expostos são um desses lugares, de modo que é conveniente verificar sempre se o açougue que você frequenta mantém os cortes de carne devidamente congelados ou, pelo menos, isolados das nossas inconvenientes amigas moscas.

Mosca Macho e Femea

A ingestão desses ovos de mosca não é necessariamente prejudicial à saúde, embora a ideia seja extremamente repulsiva. Mais perigosa é a colocação desses ovos em feridas abertas no corpo humano. Se as larvas eclodem em um lugar assim, podem alimentar-se da carne e dos fluidos humanos, enfiando-se nas camadas mais profundas da pele, causando uma dermatobiose que tem o nome de miíase, mas é popularmente conhecida como berne ou bicheira.

A boa notícia é que as larvas da mosca doméstica (Musca domestica) não são do tipo que causa miíase. Ainda assim a ideia de ter esses animais tão sujos colocando ovos em nós é ainda bastante repulsiva.

Como a fase de ovo dura cerca de um dia, um banho diário impede a fixação dessas larvas, caso uma pessoa seja alvo de uma postura de ovos de mosca. Para aqueles que não são muito adeptos do banho, esse pode ser um argumento decisivo em prol desse maravilhoso hábito de higiene.

Apesar de todos os inconvenientes e perigos que nos causam, as moscas são uma parte importante do nosso ecossistema. Elas são responsáveis pela eliminação de matéria orgânica decomposta, de modo que extingui-las, mesmo que tal feito fosse possível, não seria realmente uma boa atitude.

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *