Home / Animais / Quais os Nomes dos Frutos do Mar? Quais São Eles?

Quais os Nomes dos Frutos do Mar? Quais São Eles?

Na gastronomia, os mariscos (português europeu) ou frutos do mar (português brasileiro) são animais que geralmente possuem uma carapaça ou concha, como moluscos e crustáceos. Para serem utilizados na alimentação humana, são extraídos da água doce ou do mar. Os peixes também podem ser incluídos nessa categoria, apesar de não fazer parte da definição estrita.

Os animais que possuem carapaças ou conchas como crustáceos em geral, ostras, moluscos e caranguejos, são considerados frutos do mar. Os peixes podem ser incluídos nesse grupo dependendo da cultura.

10 Frutos do Mar? Quais os Nomes e Características?

Camarão: Esse é um crustáceo de fácil preparo e por isso faz muito sucesso. Uma pequena salteada na manteiga é o necessário para ressaltar o seu sabor natural. O camarão é uma importante fonte de proteínas completa e conta com todos os aminoácidos de que o corpo humano necesita. Também é rico em B12.

Camarão

Polvo: Com seu sabor exótico, carne macia e textura elástica, o polvo conquistou o paladar dos brasileiros. Pertence à classe dos moluscos. Seu preparo é rápido e fácil, apesar de muitos pensarem que é desafiador. Sete minutos e uma panela de pressão o deixam no ponto para qualquer receita.

Polvo

Lagosta: Pesando mais de 1 quilo, a lagosta é caracterizada pelas longas antenas e é considerada um crustáceo nobre. Devido ao seu luxo, possui grande relevância econômica. Pode ser preparada apenas com sal e água e fica deliciosa, já que possui uma carne levemente doce.

Lagosta

Caranguejo: Possui um sabor doce, delicado e suave, por isso sua carne é bastante valorizada. Em São Paulo, normalmente são desfiados e servem como base para gratinados e tortas salgadas. Ao mesmo tempo que no Nordeste, podem ser servidos inteiros com pirão como acompanhamento após serem cozidos em um caldo com vários legumes.

Caranguejo

Lula: Diferente da maioria dos frutos do mar, a lula possui uma casca interna e o corpo externo é macio. Possui uma valor nutricional maior e também um sabor mais suave com relação ao polvo. Pode ser servida ao molho de sua preferência e é comumente preparada em anéis, fritas e empanadas.

Lula

Siri: O siri é comumente preparado na casquinha, sendo de preparo fácil e com sabor delicioso. Para o Siri, quando mais fresco estiver, melhor, pois essa carne é bem perecível.

Siri

Vieira: Possui uma consistência mais firme e é um molusco de carne branca. As vieiras podem ser servidas quentes como nos robatas (espetinhos japoneses), marinadas ou cruas. São delicadas e levemente adocicadas. Não possui algo para de locomover e tem um único músculo. Pode chegar aos 10 centímetros de comprimento. A concha, que não se fecha hermeticamente é descartada antes da comercialização.

Vieira

Mexilhões: Estes moluscos podem se fixar em costões rochosos, na linha de variação das marés e são comuns no litoral brasileiro.  O macho e a fêmea possuem o mesmo sabor, embora o primeiro seja branco e ela seja alaranjada. Podem ser cozidos à base de vinho branco e servidos com batatas fritas como na receita belga moules et frites ou ainda são deliciosos mesmo puros. Você pode inovar na receita acrescentando leite de coco ou creme de leite, curry, pimenta e gengibre no caldo. Entre setembro e dezembro não é recomendado o consumo de mexilhões.

Mexilhões

Ostra: Costuma ser servido vivo com limão, é considerada uma iguaria. Assim como outras particularidades, o tamanho e formato da concha pode variar entre as espécies. A americana possui folhas verdes, enquanto a ostra gigante carrega um aroma de pepino e melão e a plana europeia tem um suave gosto metálico. Nos Estados Unidos a ostra é o motivo de uma instituição, o Oyster Bar, onde só se abre a conha com o cliente vendo e são oferecidas diferentes tipos. Enquanto isso, no Brasil, é considerado um petisco de praia. Nos meses de dezembro a fevereiro as ostras se reproduzem e o seu sabor é alterado, por isso não é recomendado consumi-las neste período.

Ostra

Vôngole: É cozido com as conchas ainda fechadas, que só abrirão no momento em que estarão prontos para consumo. Pode ser coletado o ano inteiro, porém, não se reproduz em cativeiro. É conhecido também como berbigão. Os italianos o preparam em um espaguete com um caldo forte e salgado e é aberto com vinho branco. É bastante usado com pasta de soja e cebolinha no missoshiro japonês e também na culinária da Espanha.

Vôngole

Frutos do Mar Fazem  Bem ou Mal?

Nada que é consumido em excesso fará bem à sua saúde, por isso, depende. Os frutos do mar fortalecem seu sistema imunológico, apesar de serem considerados vilões das alergias alimentares.

Camarões, polvos e lulas podem proteger contra doenças cardiovasculares e outros ainda podem reduzir o colesterol.

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *