Home / Animais / Formiga Cortadeira: Características, Nome Cientifico, Fotos e Tamanho

Formiga Cortadeira: Características, Nome Cientifico, Fotos e Tamanho

As formigas estão entre os insetos mais populosos de todo o planeta Terra, estando presentes em praticamente cada pedaço do mundo. Dessa forma, as formigas são muito importantes para o funcionamento do ciclo da vida no planeta, já que servem de alimento para diversas espécies de aves e animais, além de serem muito úteis para facilitar o trabalho de drenagem no solo.

Assim, as formigas compõem de forma muito destacável a natureza do planeta, havendo diversas diferenciações entre espécies e tipos específicos de formigas. Logo, nem todas as formigas são iguais e muito menos realizam as mesmas tarefas, sendo que algumas se destacam mais por alguns detalhes do que por outros.

Portanto, é natural que, em meio às diversas espécies de formigas existentes no Brasil, as pessoas fiquem em dúvida quanto às características e informações a respeito das principais espécies. Esse é o caso da formiga cortadeira, por exemplo.

Conheça a Formiga Cortadeira

A formiga cortadeira está entre as formigas mais populares de todo o Brasil, já que sua presença se faz sentir em diversos locais do país. Logo, é difícil encontrar alguém que nunca tenha visto uma formiga desse tipo ou ao menos ouvido falar da espécie.

A formiga cortadeira é muito conhecida, assim, por cortar as folhas que carrega com facilidade, o que facilita o seu trabalho de transporte ao levar essas folhas para o ninho. Contudo, outros itens também podem ser cortados pela formiga, que também se caracteriza pela sua força descomunal, sendo capaz de levantar e transportar coisas muito mais pesadas que elas própria.

Outro detalhe muito interessante sobre a formiga cortadeira é que ela possua a capacidade de provocar muita dor nas pessoas, já que tem um ataque bastante agressivo e jamais hesita em atacar quando percebe que pode estar em situação de perigo.

A formiga cortadeira é muito comum nas regiões rurais do Brasil, já que esse tipo de formiga depende muito do contato com a terra e o solo para sobreviver, diferentemente do que acontece com outras espécies do inseto. Algumas espécies de formigas, por exemplo, são conhecidas por encontrar abrigo com facilidade em casas ou prédios, sempre construindo ninhos entre os buracos da parede.

Esse definitivamente não é o caso da formiga cortadeira, até mesmo pelo tamanho mais elevado que possui esse tipo de formiga em comparação àquelas que se abrigam nas paredes das casas. Dessa forma, no Brasil a formiga cortadeira pode ser encontrada em duas diferentes formas, já que existem formigas desse tipo em dois gêneros diferentes.

Se trata das saúvas (gênero Atta) e das quenquéns (gênero Acromyrmex), que são muito populares em diferentes locais do Brasil e compartilham diversos pontos em comum. Em muitos casos, as duas formigas chegam até mesmo a ser confundidas pelas pessoas, já que o modo de vida e o comportamento são bastante semelhantes.

Ademais, veja abaixo as informações a respeito da formiga cortadeira, entendendo as diferenças entre as saúvas e as quenquéns, além de conhecer as características de cada tipo de formiga e seus nomes científicos.

Duas Formigas Cortadeiras: Diferença Entre Saúvas e Quenquéns

Quenquéns
Quenquéns

Como já explicado, no Brasil existem duas formigas cortadeiras, a saúva e as quenquéns. Logo, é natural que existam diferenças entre as duas formigas, a começar pelo gênero delas.

As formigas saúvas são até mais conhecidas como as formigas cortadeiras, possuindo formigueiros e ninhos realmente grandes e chamativos. O sauveiro, como é conhecido, costuma ter bastante terra solta na superfície e ser bastante alto, além de, em geral, se construído com terra vermelha ou avermelhada.

As operárias das saúvas têm 3 pares de espinhos no dorso, além de tamanhos variados. Esse tamanho, aliás, pode variar entre 12 milímetros e 15 milímetros de comprimento.

Já as formigas quenquéns são conhecidas por terem ninhos menores, muito mais fechados e menos chamativos. Algumas das espécies de quenquéns fazem o seu ninho coberto de palha ou folhas mortas, possuindo de 4 a 5 espinhos dorsais e entre 8 e 10 milímetros de comprimento.

Formiga Saúva
Formiga Saúva

Assim, as formigas cortadeiras nacionais têm essas distinções, mas também muitas outras coisas em comum. O fato de cortarem as folhas que pegam, por exemplo, é o principal ponto de concordância entre essas duas espécies de formiga cortadeira.

Além disso, as formigas cortadeiras ainda apresenta em comum o ataque agressivo e muito rápido, que pode paralisar a presa na hora quando esta possui tamanho reduzido. No caso das pessoas, o ataque é apenas bastante doloroso, podendo causar febre alta, mas não costuma ser fatal.

Características e Nome Científico da Formiga Cortadeira

A formiga cortadeira do gênero Atta possui sempre o seu gênero antes do complemento, enquanto o mesmo acontece com as formigas do gênero Acromyrmex.

Como outras características em comum, as duas formigas cortadeiras se encontram na faixa de insetos que podem ser localizados apenas na América do Sul, em ambientes tropicais.

Assim, a formiga cortadeira desenvolveu um sistema baseado no mutualismo e voltado para uma espécie de agricultura: como a principal fonte de alimento da formiga cortadeira é um fungo específico, elas foram capazes de desenvolver nos ninhos uma forma de fazer esse fungo crescer ali mesmo. Assim, há muita oferta de alimentos para a formiga cortadeira sem que seja necessário sequer deixar o ambiente seguro do formigueiro.

Além disso, a formiga cortadeira ainda totalizam 40 espécies entre os gêneros Atta e Acromyrmex. Algumas dessas espécies, assim, são capazes de tirar as folhas de uma árvore inteira em cerca de apenas um dia de trabalho.

No passado, a formiga cortadeira era tida como um grande problema pelos agricultores, embora atualmente existam formas químicas de mantê-las longe das plantações que são muito usadas.

Presença da Formiga Cortadeira no Brasil

A formiga cortadeira é uma espécie de formiga muito comum no Brasil, como pode ser visto em qualquer ambiente rural do país. Assim, calcula-se que cerca de 70% de todas as formigas cortadeiras do mundo estejam presentes no território nacional.

Dessa forma, como grande casa da formiga cortadeira no mundo, há diversos estudos científicos a respeito dessa formiga no país e, como era de se esperar, muita atenção para esse tipo de inseto.

Veja também

Planta em Casa

Porque é Importante ter Plantas em Casa?

Para quem gosta de ter um ambiente aconchegante em casa, principalmente para quem trabalha em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.