Home / Animais / Como Saber Se Minha Yorkshire Está No Cio?

Como Saber Se Minha Yorkshire Está No Cio?

Os cachorros estão muito presentes na vida humana, seja de forma direta ou de maneira indireta. A verdade é que, ao longo do tempo, o cachorro foi deixando de ser um animal selvagem para se transformar em um grande amigo para as pessoas, que tratam os animais como membros da família em muitos casos.

Logo, com essa proximidade surgem diversas dúvidas a respeito dos cachorros e do seu modo de vida, já que as pessoas buscam compreender os diferentes comportamentos dos cachorros e como as mudanças desses animais podem ser desencadeadas. Tudo isso leva a perguntas a respeito dos cães, já que só sabendo o que acontece os donos poderão tomar decisões que realmente possam ajudar os cachorros.

Assim, cada vez mais há questionamentos sobre tudo que pode fazer parte da vida da mascote das pessoas, como ciclo sexual ou os problemas decorrentes da fase de crescimento.

O Cio Das Cadelas

Dessa maneira, uma das grandes perguntas feitas é: como saber quando a cadela está no cio? A resposta pode variar entre cada raça de cachorro, mas a verdade é que existem métodos para descobrir quando a fêmea está passando por esse momento natural da vida de qualquer animal, uma informação que pode ser útil para quem deseja prevenir o cão contra possíveis problemas ou até mesmo aproveitar o momento para que a cadela possa gerar novos filhotes.

O certo é que, de qualquer forma, é muito importante ter ideia de quando o seu cachorro está no cio. Contudo, de forma mais específica, você sabe quando o Yorkshire entra no cio? É provável que não, pois, mesmo que se saiba identificar o cio de uma outra raça, a forma como o processo acontece com o Yorkshire é um pouco diferente de todo o resto, fazendo com que as fêmeas dessa raça passem por algumas fases diferentes ao longo desse momento.

Dessa forma, antes de entender o ciclo sexual da fêmea da raça Yorkshire é necessário ter em mente algumas questões a respeito do cachorro, que podem fazer total diferença para os planos do dono junto ao animal.

Um ponto importante, por exemplo, é que não é recomendado ao Yorkshire realizar o ato sexual antes do segundo cio, já que até esse momento a cadela ainda está desenvolvendo os seus órgãos e, assim, pode ter problemas quando a ação sexual for iniciada. Sangramentos, dor extrema e outros problemas decorrentes podem ser ocasionados quando a fêmea da raça Yorkshire realiza o ato sexual antes do momento adequado.

Ademais, após o segundo cio em diante, o Yorkshire pode procriar até os 8 anos de idade, também não sendo recomendado ultrapassar esse limite de idade para a procriação, mesmo que a cadela ainda dê sinais de que pode ter mais ninhadas.

Todos esses cuidados são muito importantes para prevenir contra possíveis problemas que podem custar até mesmo a vida do cachorro. Portanto, é muito importante que os donos dos cães Yorkshire tratem de cumprir as recomendações veterinárias e não arrisquem a vida das mascotes.

Veja abaixo mais informações de detalhes a respeito do ciclo sexual do Yorkshire, o que facilitará a compreensão dos sinais que o animal pode dar antes de iniciar essa fase.

Como Saber Se Minha Yorkshire Está No Cio?

Yorkshire no Colo da Dona
Yorkshire no Colo da Dona

O mais comum é que as cadelas da raça Yorkshire deem sinais claros de que estão no cio, como sangramentos que serão facilmente notados pelo dono. Porém, existe a possibilidade de a Yorkshire não apresentar esses sinais claros, o que é chamado de cio seco pelos especialistas. Nesse caso, o mais recomendado é que se faça exames específicos para realmente ter a certeza de que a cadela está passando pela fase propícia ao cruzamento.

O exame para descobrir isso se chama citologia vaginal, sendo possível prever ainda o dia mais adequado para o acasalamento da Yorkshire, sendo que nessa data as chances de que o cruzamento dê certo são muito grandes.

Porém, existem sinais pequenos de que a Yorkshire pode estar pronta para o momento de cruzamento, tal como quando a cadela coloca a cauda entre as penas. Nesse momento, ela está demonstrando que não está pronta para o cio ainda, pois está tentando se proteger. Já quando a Yorkshire coloca a cauda de lado, é um sinal claro de que a cadela está pronta o acasalamento.

Por fim, o cheiro exalado pela Yorkshire durante o cio deixa o macho inquieto e também é um sinal de que a cachorra está pronta para o cruzamento, já podendo ser colocada na presença do macho.

Como Cuidar de Uma Yorkshire no Cio

Para cuidar de uma Yorkshire, é necessário tomar algumas atitudes que facilitarão a vida da cachorra e deixarão a situação mais controlável pelo dono e também confortável para o animal. Assim, você ainda pode corrigir a cadela nessa fase, mas não exagere nas repreensões, já que isso pode ser um problema para o animal.

Além disso, caso não queira que a cadela cruze, mantenha sempre o animal em casa ao longo de toda a fase de cio. Isso porque, no cio, as cadelas exalam um cheiro que atrai os machos e faz com que os cachorros fiquem alvoroçados em busca da relação sexual. Logo, sair com a sua cadela não será nada agradável nesse caso.

Além disso, trate de usar produtos ou até mesmo fraudas para a higienização da sua cadela e mantenha sempre o animal limpo.

Quanto Tempo Dura o Cio de Uma Yorkshire?

O cio de uma Yorkshire pode levar cerca de 21 dias, ocorrendo de 6 em 6 meses. Contudo, tudo isso não passa de previsões, sendo que na prática é possível que o animal leve alguns dias a mais ou a menos para terminar o processo de cio.

Ademais, o cio também pode levar alguns meses a mais ou a menos para acontecer, a depender de como a cadela está alimentada.

Por fim, é muito importante estar sempre atento às mudanças de comportamento da sua cadela, o que pode ser um sinal de que o cio está próximo. Fique atento às alterações do animal e respeite o tempo da cadela.

Veja também

Cachorro Terra Nova

História do Terra Nova, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos falar um pouco sobre a raça de cachorro terra nova, vamos aprender sobre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.