Home / Animais / Cachorro Dogue Alemão: Personalidade da Raça

Cachorro Dogue Alemão: Personalidade da Raça

Conhecer um pouco mais sobre o cachorro que você está pensando em adotar é o primeiro passo para pensar em como criar a raça, já que é praticamente impossível e também não é recomendado pegar um cachorro sem nem mesmo saber como ele tende a se comportar nos mais diversos tipos de situação do dia a dia, por exemplo.

Dessa forma, podemos dizer que um dos fatores que precisam ser analisados em um cão é justamente a personalidade que a raça possui, já que ela influencia diretamente no comportamento do animal e, consequentemente, na maneira com que ele interage com o ambiente.

Assim, um dos cachorros mais requisitados com relação à personalidade é o dogue alemão, e por isso é essencial entendermos justamente por qual motivo esse cachorro possui uma personalidade tão conhecida e querida pelas pessoas.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais específica sobre o dogue alemão. Continue lendo o artigo para saber exatamente quais são os pontos principais da personalidade dessa raça.

Amigável

Antes de mais nada, pode parecer que o dogue alemão é um cachorro agressivo e impulsivo, e ele passa essa impressão justamente por conta da sua aparência física extremamente robusta e imponente, além da sua altura considerável, que também dá uma sensação de imponência ao animal.

Apesar disso, podemos dizer que o dobermann é conhecido por ter uma personalidade bem amigável na grande maioria do tempo, sendo que ela tende a ser ainda mais amigável com o seu dono.

Cachorro da Raça Doberman
Cachorro da Raça Doberman

E dessa forma ele deixa de ser amigável apenas quando se sente ameaçado, o que acontece com basicamente todas as raças.

Assim, fica claro que o dogue alemão é uma excelente raça para quem tem crianças em casa, já que ele será dócil e amável e não causará medo na criança, mas sim uma sensação de segurança que pode até mesmo ajudar no desenvolvimento do seu filho!

Espirituoso

Muitas pessoas utilizam essa palavra para definir a personalidade do dogue alemão, já que ele é justamente um animal que marca sua presença e possui uma presença de espírito muito forte, trazendo alegria para todos que estão no ambiente e também passando uma sensação de conforto.

Essas características são muito importantes quando levamos em consideração que o porte do animal pode ser intimidador para quem não conhece, mas essa presença calma que ele possui pode acabar fazendo com que as pessoas o amem ainda mais e com que o clima no ambiente fique bem equilibrado.

Além disso, ele é espirituoso no sentido de ser um cachorro com personalidade, assim nenhum dogue alemão é igual ao outro, já que cada um possui a sua personalidade e é exatamente isso que faz com que eles sejam tão especiais assim!

Dogue Alemão Com o Dono
Dogue Alemão Com o Dono

Portanto, esse é um excelente cachorro para donos que têm muita personalidade e querem um animal para acompanhá-los, já que ele é justamente tudo isso e muito mais! Viu como a personalidade dele anula todo o fato de que ele é um cachorro imponente que pode acabar causando medo nas pessoas?

Nem Tão Corajoso

Como já dissemos anteriormente, o dogue alemão é conhecido por passar essa noção de proteção aos donos, principalmente e exclusivamente por conta do seu tamanho extremamente imponente que faz com que todos tenham respeito por ele.

Apesar disso, não podemos dizer que ele é um animal corajoso. Isso porque ele não ataca outra pessoa em nenhum caso, até mesmo quando se sente ameaçado a única coisa que ele tende a fazer é mostrar sua imponência, mas nunca atacar de maneira propriamente dita.

Na verdade não podemos dizer que o dogue alemão é um animal covarde, mas sim que não faz parte da personalidade dele atacar outros seres, o que é excelente para quem está buscando uma raça bem calma e, mais uma vez, para quem tem crianças em casa ou até mesmo outro cachorro menor e tem medo que um cachorro ataque.

Assim, se você está procurando um animal imponente que sirva de cão de guarda o dogue alemão não é uma boa escolha, já que ele é apenas imponente, mas não passa de forma alguma a noção de um animal de guarda, causando medo apenas de longe, o que algumas vezes pode não ser o suficiente.

Dogue Alemão Abraçando o Dono
Dogue Alemão Abraçando o Dono

Portanto, agora você já sabe também um ponto fraco da personalidade desse animal, já que muitas vezes as pessoas acham que ele pode servir de segurança para a casa por exemplo, e isso não é verdade de maneira alguma, já que ele não ataca no caso de existir alguma ameaça mais séria.

Considerações Finais

Agora que já vimos as principais características da personalidade dessa raça chegou a hora de fazer as considerações finais que devem justamente ser levadas em consideração para que você entenda exatamente como essa raça funciona e para que você decida se quer ou não ter um dogue alemão em casa.

Em primeiro lugar, podemos dizer que essa espécie é excelente para quem tem cachorros menores ou crianças em casa, justamente porque ele é dócil e calmo e não ataca em hipótese alguma, o que dá uma maior segurança para o dono.

Em segundo lugar, é importante notar que esse não é um animal feito para apartamento. Mesmo que você pense que ele cabe no seu apartamento, é importante pensar que o cachorro não conseguirá correr e se divertir lá, algo que o dogue alemão ama fazer; além disso, seus latidos tendem a ser bem altos.

Em terceiro lugar, essa é uma raça que custa caro caso você queira comprar, já que ele é alemão e por esse motivo o valor é bem mais alto do que o daquele das raças nacionais.

Por fim, cabe a você analisar todos esses pontos e decidir se está na hora de ter um dogue alemão ou não! É sempre bom levar todos os pontos em consideração para acabar não tendo surpresas desagradáveis no futuro.

Quer aprender ainda mais com os nossos artigos? Sem problemas, sempre temos as informações de maior qualidade! Clique aqui: Chá de Hibisco Faz Mal Para o Figado? Faz Urinar Muito?

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *