Home / Animais / Traça de Goma Imperador: Características, Nome Cientifico e Fotos

Traça de Goma Imperador: Características, Nome Cientifico e Fotos

A Traça de Goma Imperador, cujo nome científico é Opodiphthera eucalypti, é um dos estágios da grande espécie noturna de mariposa nativa da Austrália e foi introduzida nas Ilhas Norte e Sul da Nova Zelândia por volta de 1939.

Traça de Goma Imperador  é encontrado em todos os estados da Austrália, incluindo a Tasmânia. Também foi introduzido na Nova Zelândia. No norte de Queensland, as larvas foram encontradas em eucaliptos, Harpullia sp. e Melicope rubra.

Ciclo de Vida da Goma Imperador

Os ovos são esbranquiçados, escurecendo à medida que a eclosão se aproxima. Eles são dispostos em grupos irregulares de cerca de 30 por vez e eclodem na primavera em lagartas. As lagartas [criam em casulo de seda marrom escuro em um galho. A mariposa surge nos anos seguintes na primavera ou no verão. Os adultos sobrevivem apenas por algumas semanas.

As mariposas vivem por mais de um par de dias e nunca comem. Põem seus ovos em uma folha isoladamente ou várias seguidas. Os ovos têm aproximadamente 2 mm. de comprimento. Eles eclodem entre 7 e 10 dias após a postura.

Lagarto Goma Imperador

A Lagarta da Goma Imperador

Lagartas se alimentam de folhas de goma e são encontradas na primavera e no verão de outubro a março. As mariposas adultas não se alimentam.primeiros instares desta Caterpillar são marrom escuro, com duas manchas laranja na cabeça e duas manchas amarelas na cauda. Em instares posteriores, estes se desenvolvem em tubérculos, quando os três primeiros segmentos abdominais desenvolvem um padrão dorsal laranja e amarelo .

À medida que a lagarta cresce, ela fica verde brilhante por cima e ainda preta por baixo e parece bem diferente. Cada segmento desenvolve seis tubérculos com picos amarelos espetados nas pontas, e os tubérculos em si são de várias cores. A maioria é amarela, mas algumas são vermelhas e, pela cabeça, algumas são roxas. Uma linha amarela corre ao longo de cada lado do corpo, e isso imita a nervura média de uma folha.A lagarta se alimenta da luz do dia e geralmente está de cabeça para baixo. Sua camuflagem depende da luz que cai da direção certa, pois é mais pálida no topo do que embaixo. Se aparecer da maneira certa, é muito mais visível.

A lagarta cresce até 8 cm de comprimento. Cria em um casulo duro preso ao tronco de sua árvore alimentar. Dentro do casulo há uma pupa marrom. Verificou-se que o período de descanso das pupas varia entre três semanas e um ano.

Características da Goma Imperador

Quando a lagarta está totalmente madura, gira um casulo de seda marrom escuro em um galho que geralmente possui uma folha para protegê-lo. Quando a rotação é concluída, a lagarta perde sua pele final e assume a forma de seu estágio de vida pupal. Dentro de um dia após a conclusão da rotação, o casulo se transforma em uma concha impermeável dura, com um exterior áspero e uma parede interior lisa.

Buracos de ar podem ser vistos ao longo do lado do casulo, indicando que o casulo provavelmente é hermético. A mariposa geralmente emerge do casulo no ano seguinte (na primavera ou no início do verão), mas, dependendo das condições climáticas, pode permanecer no casulo entre dois e cinco anos.

Quando a metamorfose está completa, a mariposa adulta regurgita um líquido para amolecer o casulo duro e, em seguida, corta um buraco usando ganchos afiados na base de cada um dos anteriores. O esforço para se libertar do casulo é vital para que suas asas se expandam e sequem após o surgimento. As pupas cortadas do casulo eclodem, mas as asas das mariposas nunca se expandem.

Quando a mariposa dentro da pupa está totalmente desenvolvida, para emergir do casulo, ela arranha primeiro em uma extremidade para enfraquecer a parede. Depois, usando um par de ganchos afiados logo atrás da cabeça, ele se move para dentro e para fora até abrir um buraco no final do casulo. Ele então abre caminho através desse buraco e imediatamente sobe para uma posição em que pode ficar de cabeça para baixo para expandir suas asas.

Mariposa Goma de Imperador Adulta

Os adultos são de cor clara a marrom médio, com manchas de destaque. Nas asas dianteiras, estas são marrom-avermelhadas com um centro rosa e um ponto branco central; nas asas posteriores, o exterior é preto circundando azul e depois laranja, novamente com um ponto branco no centro.

Traça de Goma Imperador é uma mariposa australiana nativa impressionante. Tem uma pequena mancha ocular nos antebraços e uma grande mancha laranja avermelhada com borda preta em cada asa traseira. Os antebraços e as patas traseiras têm uma banda estreita e escura, cerca de três quartos do caminho, paralela à borda externa da asa.

Mariposa Goma de Imperador Adulta

A mariposa imperadora não se alimenta depois que emerge do casulo, confiando apenas na energia armazenada como lagarta. Sua vida adulta é limitada a duas semanas em que acasalam, põem ovos e morrem.  A mariposa imperador é uma mariposa muito grande, com envergadura de 120 a 150 mm. As fêmeas são geralmente menores que os machos. As asas são decoradas com quatro ‘olhos’ proeminentes e várias outras marcações em uma formação simétrica. As antenas dos machos são emplumadas, enquanto as das fêmeas são mais finas e com menos pêlos.

Árvores Hospedeiras da Larva

Geralmente são encontradas em árvores de eucalipto, mas às vezes são encontradas em espécies introduzidas, como pimenta em grão (Piper nigrum), bétula de prata (Corylus avellana), âmbar líquido (pinus succinifer) e árvores de damasco (Prunus armeniaca) e até videiras (Vitis). Foi registrado na Austrália a alimentação de Pinus radiata (pinheiro radiata), embora aparentemente apenas depois de ter passado os estágios iniciais no subpálice de eucalipto.

A mariposa geralmente descansa com os antebraços que cobrem os pontos oculares traseiros e os expõe se perturbados. As mariposas também tendem a dobrar o abdômen para um lado, o que presumivelmente quebra a simetria bilateral, tornando-o menos reconhecível como animal.

Prunus Armeniaca

A traça do imperador goma cola seus ovos nas folhas de eucalipto, que as grandes lagartas verdes comem quando emergem. As lagartas são cobertas por espinhos protetores e constroem um casulo resistente para se reproduzir. Eles podem reforçar esse casulo com casca e permanecer dentro dele por um ou mais anos, dependendo das condições ambientais. Os adultos emergem no verão. O tempo de vida de traças goma do Imperador é limitado a apenas algumas semanas, porque eles não conseguem se alimentar.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *