Home / Animais / Tudo Sobre o Ocapi: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tudo Sobre o Ocapi: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos falar sobre um animal bastante curioso, fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Tudo Sobre o Ocapi

Nome Científico

Conhecido cientificamente como Okapia johnstoni.

Popularmente chamado de Ocapi, é um animal não muito comum, porém charmoso. Pode confundir um pouco as pessoas pois lembra uma zebra, pois  seu traseiro é listrado em branco e preto, além das patas da frente. Por outro lado, se reparar com calma na cabeça desse animal vai perceber que é similar a uma girafa. Aliás saiba que ele é sim parente dela, inclusive o único que restou. Assim como a girafa, esse animal também tem orelhas gigantes e firmes, são bons de ouvido. Outra similaridade é sua longa língua que é escura e preparada para apanhar alimento nas árvores.

Ocapi Adulto com Filhote
Ocapi Adulto com Filhote

Saiba que esses animais não são fáceis de serem vistos nem de onde são nativos. Eles são originários da RDC, habitam florestas como Floresta Tropical Ituri. Não gostam de se aproximar das pessoas, eles escutam muito bem e qualquer som pode fazer com que corram para bem longe se esconder. Esses animais só ficaram conhecidos pois no ano de 1900 os indígenas que moravam nessa floresta vez ou outra capturavam um nas armadilhas montadas, foi assim que ficaram conhecidos. Os cientistas acreditam que possam existir nessa floresta mais de 35 mil desses animais, mas é quase impossível estimar.

Características do Ocapi e Fotos

Esse animal possui listras muito similares às zebras. Mas saibam que elas estão ali por um  motivo muito importante, eles servem de camuflagem para esses animais quando a luz solar invade a floresta densa. Funcionam também para que os filhotes possam encontrar sua mãe, também ajuda outros do mesmo grupo a se reunirem, pois com a escuridão da floresta densa não é fácil. Ele possui uma pele escura de cor castanha ou arroxeada, ela é densa similar a um veludo. Outra característica é a pele oleosa, dessa forma quando chove ele não fica molhado, pois a água escorre pelo seu corpo. O chifre desses animais só são encontrados no machos, e ele é revestido da pele do animal, com uma inclinação para trás e é curto, dessa forma eles não correm o risco de enroscar o chifre nos galhos.

Algumas pessoas se perguntam o motivo de não serem altos como seus parentes as girafas. Esses animais são próprios para o habitat que vivem, dentro de florestas densas  cheia de árvores, galhos e raízes para todo lado é necessário ser compacto para andar tranquilamente por ali.

Essa espécie anda bastante, em apenas um dia eles podem percorrer 0,8 km atrás de alimento. São animais que vivem sozinhos, com exceção da fêmea acompanhada do seu filhote. Já os animais machos e adultos podem andar ainda mais, cerca de 4 Km em apenas um dia. Eles não deixam que outros machos invadam seu território, apenas as fêmeas podem andar por ali em busca de alimento.

São animais de hábitos vespertinos, eles saem por aí entre o período da tarde até o anoitecer. Ao longo do caminho eles consomem cerca de 18 a 29 Kg de folhagens, galhos e frutas que encontram. É fácil buscar o alimento utilizando a própria língua, assim eles buscam as folhas das árvores com facilidade. Ela também exerce um papel importante na higiene do Ocapi, eles utilizam a língua para se limparem em uma espécie de banho de gato.  Esses são animais ruminantes, e já foram encontrados se alimentando de carvão e argila para repor os seus minerais certamente.

Curiosidades Sobre o Ocapi

Esses animais se comunicam também através de sinais químicos, enquanto vão caminhando pela florestas solitários atrás de alimento vão deixando uma substância no chão, essa substância é expelida através de algumas  glândulas localizadas nos pés desse animal, dessa forma são capazes de demarcar território dessa forma e ainda informam para outros que eles passaram por ali. Já que eles possuem o olfato muito aguçado, percebem rapidamente que outro membro da mesma espécie passou por ali. Outra forma de demarcar território é urinando no chão, somente os machos fazem isso. As fêmeas não emitem barulhos, e só devem produzir alguma vocalização quando estão próximas de procriar.

Quando uma fêmea dá à luz a um filhote de Ocapi, assim que ele nasce depois de 30 minutos ele já é capaz de ficar em pé sozinho para mamar na mãe com menos de 1 hora de nascido. A coloração do filhote é igual a dos adultos, mas diferentes deles possuem uma franja curta no dorso, essa característica deve sumir em torno de 12 a 14 meses de vida. As fêmeas são super protetoras, e podem esconder seus filhotes que acabaram de nascer em um lugar bem isolado e seguro, só visite o filhote quando for amamentar. Dessa forma os pequenos Ocapis conseguem proteger os predadores, pelo menos até que consigam se proteger sozinhos. Esse filhote de Ocapi está pronto para se alimentar de sólidos por volta de 3 semanas de vida. Eles também crescem muito rápido, quando chegam ao fim do segundo mês de vida já medem 3x mais que um filhote recém nascido. Apesar disso, só vai atingir o tamanho de um animal adulto quando completar 3 anos de vida.

São animais espertos, e ficam  a maior parte do tempo camuflados na floresta escura e densa. Suas orelhas grandes ficam bem atentas a qualquer som por perto, por mais discreto que seja. São capazes de ouvir a aproximação de leopardo que são seus predadores, além dos gatos selvagens que visam os filhotes.

Além de tudo ainda se comunicam de diversas formas, foi descoberto que eles produzem alguns sons para se comunicar. São assobios, balidos e tosses, além de algumas frequências inaudíveis ao ouvido humano, que só foi captado através de software. São animais muito inteligentes e complexos, mas ainda pouco se sabe sobre eles por conta da dificuldade de serem vistos com frequência e por não aceitarem aproximação de humanos.

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.