Home / Animais / Jabuti Come Quantas Vezes Por Dia?

Jabuti Come Quantas Vezes Por Dia?

Os jabutis são espécies tropicais encontradas em grande parte da América do Sul e no sul da América Central. Tipicamente encontrados em florestas exuberantes ou perto delas, os jabutis evitam o intenso calor do meio dia e são mais ativas de manhã e no final da tarde. Os jabutis por serem atrativamente coloridos, têm sido vítimas do comércio ilegal de animais de estimação especialmente pra os Estados Unidos, e são também explorados em suas terras nativas como alimento ou por causa de suas conchas. Felizmente, de acordo com a tendência atual nos esforços de conservação, a maioria dos jabutis (especialmente o jabuti piranga) disponíveis para os consumidores são de origem cativa.

Jabuti Come Quantas Vezes Por Dia

Já respondendo a pergunta tema de nosso artigo, os jabutis filhotinhos devem receber alimentos diariamente ou a cada dois dias, dependendo da quantidade que consomem. Os jabutis já maiores devem comer uma pilha de comida quase tão grande quanto são dentro de um período de 24 horas. E os jabutis adultos devem receber comida pelo menos 3 vezes por semana, se não a cada dois dias. Alimentos não consumidos ou mofados devem ser removidos imediatamente.

Alimentando os Jabutis

Os jabutis, como a maioria dos quelônios, são principalmente herbívoros. A maioria de sua dieta deve consistir de folhas verdes escuras, como couve, mostarda, beterraba, topos de cenoura, alface verde e vermelha e couve. Variedade é fundamental, por isso não tenha medo de experimentar diferentes tipos de verduras. Na natureza, os jabutis são capazes de comer centenas de tipos diferentes de plantas, e em cativeiro a variedade é um dos principais componentes para manter com sucesso esses jabutis. Além de folhas verdes frescas, “folhas” vermelhas e amarelas podem e devem ser oferecidos para adicionar fibras à sua dieta.

Frutas também podem ser oferecidas, mas não devem representar mais de 15% da dieta total. Banana, mamão, kiwi, melão e figos são boas escolhas. Evite frutas cítricas e excessivamente aquosas, pois estas não são apenas desagradáveis, mas fornecem pouco em termos de nutrição. Deve-se ter cuidado ao alimentar com fruta, já que os jabutis podem se tornar bastante dependentes delas, e reagirão como crianças mimadas se não lhes oferecerem o fruto de sua escolha em todas as refeições. Alimente frutas não mais que uma ou duas vezes por semana, e concentre sua atenção em fornecer uma dieta variada e nutritiva de verduras. Ao oferecer frutas frescas, é melhor, mas no inverno ou quando frutas tropicais são difíceis de encontrar, frutas enlatadas como mamão enlatado ou vários outros produtos enlatados são excelentes opções para adicionar frutas à dieta quando a fruta é difícil de encontrar.

Filhote de Jabuti Comendo Morango
Filhote de Jabuti Comendo Morango

Os jabutis são meio propensos a comer mais proteína animal do que outras espécies de quelônios. Com suplementação suficiente, é possível alimentá-los com uma dieta estritamente vegetariana, mas a maioria dos detentores tem muito mais sucesso com eles oferecendo ocasionalmente proteína animal. Estes alimentos podem consistir em dieta de tartaruga onívora especialmente formulada, caracóis enlatados , ovo cozido, vermes de farinha, peru moído e o roedor pré-morto ocasional. Lembre-se, apenas uma ou duas vezes por mês para fornecer diversidade alimentar. A excesso destes tipos de alimentos pode ser prejudicial ao longo do tempo.

Todos os alimentos devem ser levemente polvilhados com um suplemento de cálcio / vitaminas de qualidade em todas as refeições para animais em crescimento, e uma ou duas vezes por semana para adultos. Certifique-se que o suplemento de cálcio que você escolher contém vitamina D3, pois isso irá diminuir as chances de qualquer distúrbio metabólico nos jabutis. As fórmulas e informações de dosagem para esses produtos variam de um fabricante para o outro, portanto, examine cuidadosamente o rótulo e as instruções antes de usá-lo. Em caso de dúvida, consulte um veterinário de répteis experiente ou um veterano tratador de quelônios.

Os Jabutis e a Água

Os jabutis gostam de água, e vão mergulhar e beber copiosamente se tiverem um receptáculo adequado. A panela de água deve ser resistente, fácil de limpar e grande o suficiente para que sua tartaruga se encaixe completamente. A água deve ser substituída regularmente e não deve ser mais do que o pescoço para evitar acidentes. Os jabutis são freqüentemente encontradas imersos em áreas aquáticas encontradas em todo o seu habitat, e há até relatos de alguns nadando! Isso não significa que seu jabuti deva dar um mergulho na piscina da família, isso simplesmente ilustra o quanto esses jabutis desfrutam de água em seu habitat.

Esses jabutis são encontrados nos trópicos e podem apresentar níveis de umidade de até 70% durante a maior parte do ano. Em cativeiro, os jabutis são altamente adaptáveis ​​a uma variedade de climas, em especial o jabuti piranga. No entanto, um esforço para manter altos níveis de umidade deve sempre ser feito. O uso de musgo esfagno úmido pode ser muito útil para ajudar a adicionar umidade ao seu cativeiro. Os substratos e musgos ideais são aqueles que permitem que a umidade evapore no ar, o que mantém a umidade alta.

Recintos fechados, como tanques e banheiras, podem ser misturados várias vezes ao dia para manter os níveis superiores de substrato pouco úmidos. Recintos externos devem ser equipados com sistemas de nebulização para garantir que os animais não fiquem muito secos nos meses mais quentes. Se tiver dúvidas quanto aos níveis reais de umidade de seus compartimentos, invista em um medidor de umidade de qualidade , disponível na maioria das lojas especializadas em répteis.

Pode Dar Carinho ao Jabuti?

Em geral os jabutis são animais gentis, mas eles não gostam de ser apanhadas. Em vez disso, limite suas interações a acariciar, esfregar a cabeça e alimentá-los com a mão. Quando adquiridos enquanto filhotes podem ser segurados na palma da mão e provavelmente se acostumarão com essa interação humana, e podem até ficar bastante confortáveis ​​com isso. No entanto, quando adquiridos adultos, eles provavelmente ficarão nervosos se forem levantados do chão. Muitos quelônios de todas as espécies, especialmente os já adultos, defecam ou urinam se forem levantadas do chão por muito tempo, por isso, manuseie por sua conta e risco!

Veja também

Toucanet-Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

As aves são animais que se destacam de maneira bastante evidente em todo o planeta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *