Home / Animais / Animais Que Começam Com a Letra R: Nome e Características

Animais Que Começam Com a Letra R: Nome e Características

As variações de animais em todo o mundo são muito vastas e grandes, com a existência de animais de todos os tipos. Dessa maneira, é importante entender como os animais são muito importantes para todo o ecossistema ao seu redor, não importa qual seja esse ecossistema ou qual seja esse animal.

Portanto, há muitas formas de diferenciar os animais, de acordo com os critérios mais diferentes. Pode ser que eles sejam diferenciados, assim, pela forma como se reproduzem, pela maneira como se alimentam, pelas suas cores, pelas características da sua evolução ou até mesmo pelo seu nome. Sim, é isso mesmo, pois os animais podem ser diferenciados em distintos grupos pelos seus nomes.

Um grande exemplo disso é a diferenciação pela inicial, seja para colocar os animais em ordem alfabética ou apenas para dividir esses animais quanto às suas iniciais. Em todo caso, o certo é que existem animais com todas as letras do alfabeto, incluindo, é claro, a letra R: a letra R, na verdade, possui inúmeros exemplares animais e seria possível citar uma longa lista de animais conhecidos e populares que possuem o R como sua inicial. Veja, abaixo, alguns desses exemplos.

Rato

O rato está entre os animais mais conhecidos e, ao mesmo tempo, mais odiados de todo o mundo. Isso porque todas as pessoas conhecem os ratos, sendo que a grande maioria delas odeia esses animais de forma bastante profunda. Os ratos são, na verdade, até mesmo escorraçados de todos os locais em que aparecem. Em todo caso, até mesmo os ratos possuem características próprias. Mamíferos, esses animais costumam viver em grupos grandes, sempre em busca de alimentos e de fontes de água.

Por isso, na verdade, é tão comum ver os ratos em locais úmidos e quentes. Os ratos são caracterizados pelo focinho longo, além de orelhas pequenas. A longa cauda, que costuma não ter nenhum tipo de pelagem, também é uma maneira de reconhecer os ratos. Por mais que muitos animais de diferentes tipos sejam chamados de ratos, entretanto, muitos são assim chamados de forma errônea.

Raposas, gatos, cachorros, cobras e corujas surgem como animais que podem servir de predadores para os ratos. Esses, por sua vez, têm a capacidade de adaptação muito grande, podendo se adaptar a praticamente qualquer ambiente ou espaço do mundo. Isso faz com que os ratos sejam animais conhecidos, ainda que pouco amados.

Raposa

Um dos grandes predadores do rato, a raposa surge também como um dos animais mais conhecidos por parte das pessoas. Dessa forma, a raposa é também um mamífero, mas se faz conhecida por gostar de climas amenos, evitando, em geral, os locais mais quentes.

Existem, ao todo, cerca de 40 espécies de raposas, o que pode fazer com que a análise de características desse animal seja um pouco complicada. Todavia, o mais comum é que uma raposa seja vermelha ou alaranjada, quase como se pode ver em filmes, desenhos ou séries de TV.

Ademais, a raposa pode viver de 10 a 15 anos, embora muitas vezes as pessoas sejam capazes de interromper esse ciclo de vida do animal de maneira muito mais breve. Isso por conta da caça ilegal, um problema para as raposas há muitas décadas e que diminui o número de exemplares de quase todas as espécies ao redor do mundo há centenas de anos.

Assim, a grande maioria das raposas vive apenas de 2 a 3 anos, em razão da caça. Os machos podem chegar a pesar cerca de 6 quilos, enquanto as fêmeas costumam pesar cerca de 5 quilos quando em fase adulta e alimentadas regularmente.

A rã é um anfíbio, ou seja, é capaz de viver tanto em ambiente aquático como em ambiente terrestre.

Esse animal acaba por ser bastante conhecido em todo o mundo, embora muitas vezes o entendimento das pessoas sobre as rãs seja incorreto. Portanto, é importante ter em mente que nem tudo que parece uma rã é, de fato, uma rã. Para que seja mais simples identificar a rã, é importante notar se o animal em questão vive em rios ou lagos ou, ao menos, perto de fontes de água desse tipo.

Um detalhe bastante interessante é que a rã costuma ser um animal carnívoro, se alimentando de insetos e vermes, por mais inofensiva que possa parecer para o grande público.

Além disso, a rã ainda é capaz de emitir muitos sons variados, que servem para inúmeros fins. Esses sons podem ser ouvidos a muitos metros de distância, o que facilita bastante o contato entre as diferentes rãs e torna mais simples o modo de vida desse animal. A rã costuma ser bastante utilizada para experiências da ciência, até mesmo pelo fato de reagir bem a muitos desses experimentos. Assim, há muitas rãs criadas apenas para servir a esse propósito, o que já foi bastante discutido no mundo.

Rena

Todos conhecem ou deveriam conhecer as renas, já que esse animal se faz presente na vida de quase todas as crianças de todo o mundo. Isso porque as renas são parte importante do carro do papai noel, essencial para que os presentes possam ser levados até as crianças ao redor do mundo.

Ao menos, isso é o que os pequenos imaginam. De toda forma, por mais que não tenham o poder de voar, as renas são interessantes. Natural de locais frios, a rena vive em regiões como a Rússia, Canadá e Alasca. Dessa forma, a caça ao animal acaba por ser menos agressiva, ainda que a pele de rena tenha valor comercial. Algo curioso sobre as renas é que o animal costuma migrar cerca de 5 mil quilômetros a cada ano, em geral para aliviar as questões ligadas ao frio e, assim, se tornar menos suscetível a problemas como a hipotermia, por exemplo.

As renas podem ter 1,2 metro de altura quando em fase adulta, além de 250 quilos. Porém, para isso é preciso que a alimentação seja adequada. As fêmeas dessa espécie também possuem chifres, o que não costuma ser muito comum no mundo animal, onde os machos são mais propensos a desenvolver esse chifre.

Veja também

Quais as Plantas que São Tóxicas aos Gatos?

Cuidados com os Animais Domésticos Quem tem pet em casa sabe que muitos cuidados e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *