Home / Animais / O Que as Crianças Podem Aprender com os Animais?

O Que as Crianças Podem Aprender com os Animais?

Hoje vamos falar sobre a importância do aprendizado da ecologia para as crianças, claro que isso é importantíssimo para todos nós, mas na infância isso tem um peso bem grande. Os pequenos absorvem muito mais que a gente informações novas, como o nosso futuro depende deles devemos investir nesse tipo de conhecimento, ajudando que eles tenham contato desde muito cedo com a natureza.

O Que as Crianças Podem Aprender com os Animais?

Animais de estimação por exemplo pode ajudar as crianças a desenvolverem mais empatia, ao perceber que o pet também pode ter sentimentos fará com que eles olhem todos ao seu redor de uma forma diferente, ele vai aprender a respeitar o espaço do animal, assim como deve respeitar o espaço do próximo.

Além disso crianças que têm animais de estimação, independente de qual seja, um cachorro, uma passarinho ou um gato vai acompanhar do filhote a velhice, entendendo de maneira lúdica o ciclo natural da vida, ele pode acompanhar a gravidez de uma cadela por exemplo, acompanhar o nascimento dos filhotes, o desenvolvimento deles, cuidar deles caso tenha algum problema de saúde e até compreender a morte. Os animais têm um ciclo de vida bem mais curto que o nosso geralmente, por isso as crianças podem acompanhar todo ele em um curto espaço de tempo, assim elas aprendem tantas coisas legais como cuidar do próximo, o respeito e principalmente responsabilidade. Além disso ela vai acabar aprendendo a lidar com uma série de sentimentos novos que vão surgir nesse período.

Criança Passeando com Cachorro
Criança Passeando com Cachorro

Essas crianças vão acabar reproduzindo os cuidados que recebem da família para o pet. Eles já fazem isso com os seus brinquedos geralmente, mas quando ela passa a fazer isso com um animal e ele reage de volta, isso se torna muito mais lúdico e ela aprende que toda ação tem uma reação seja positiva ou negativa.

Essa criança vai aprender a cuidar também e não só receber cuidados, isso vai ajudar a compreender ainda mais os seus pais. Isso vai permitir que ela desenvolva habilidades que não conseguiria antes.

Procure envolver essa criança nos cuidados, peça que ela coloque comida para o cachorro por exemplo, ela vai se sentir importante e responsável por aquilo e vai realizar a tarefa com o maior amor do mundo.

As crianças adoram animais, é muito importante inseri-las nesse mundo, para que ela entenda o seu papel e o deles. Mas quando falamos de animais, tendemos a pensar nos animais de estimação mais tradicionais, mas vá além, apresente outros animais como cavalos, galinhas, pássaros, ovelhas e etc. Aposto que elas vão ficar super curiosas, vão querer acariciar, oferecer petiscos e entender mais sobre eles, explique com paciência, deixe que elas se aproximem.

Os pequenos tendem a desenvolver uma relação muito linda com os animais, e isso traz uma série de benefícios para as crianças, elas vão se tornar muito mais autoconfiantes, aprender a lidar com a afetividade, deixá-los mais relaxados e felizes.

Também vão começar a se relacionar melhor com as pessoas, pois agora que aprenderam a desenvolver empatia vão ser menos egoístas.

Ele entendeu então que toda ação tem uma reação, se ele é agressivo ou o animal reage igualmente ou se afasta. Mas se ele oferece carinho e afago, ele fica perto e devolve amor. O animal demonstra muito claramente os seus sentimentos, dessa forma fica muito fácil de entender essas regrinhas, pois o ser humano muitas vezes não demonstra seu sentimento e isso atrapalha o aprendizado das crianças que precisam das coisas mais claras.

Dessa forma ele aprende que as suas ações podem ter reações boas ou ruins e vai cuidar muito mais na hora de se relacionar com as pessoas mais próximas.

Animais Diminuem a Nossa Ansiedade

Criança Alimentando Cabra
Criança Alimentando Cabra

A realidade é que todos nós nos beneficiamos ao conviver mais próximo dos animais, o benefício da redução da ansiedade é para todos.

Mas como hoje nosso foco é nas crianças, esse efeito já foi comprovado através de pesquisas. Aliás foi entendido também que crianças que têm uma boa relação com seu animal de estimação tem menos efeitos negativos com problemas familiares, que passem por exemplo por divórcio dos genitores e outros acabam passando por isso com menos problemas psicológicos. O emocional dessa criança fica muito mais forte.

Tendo contato com diversos animais elas vão criando as suas  preferências, aprendendo o que pode e o que não pode fazer.

Crianças, Animais, Imunidade e Doenças

Criança com Gato
Criança com Gato

É necessário entender algumas coisas, muitas pessoas ainda acreditam que animais e crianças não combinam, especialmente crianças alérgicas ou com problemas de asma.

Você pode pesquisar um pouco mais a fundo sobre essa questão, vai descobrir que isso não passa de um mito. Já existem pesquisas médicas que mostram os benefícios para saúde e imunidade a crianças que têm contato com animais desde cedo, pois assim o corpo acaba gerando uma certa resistência que pode ajudar a que não desenvolvam problemas alérgicos. Inclusive crianças com diversos problemas respiratórios, pode ter sido falta de contato com animais.

Senso de Responsabilidade

Criança Brincando com Cachorro
Criança Brincando com Cachorro

É muito bacana a ideia de criar sendo de responsabilidade desde cedo, mas é preciso cuidado com isso. Por mais boas intenções que a criança tenha, elas não têm condições de ser de fato totalmente responsáveis por ele, ela precisa ser direcionada e ajudar nas tarefas. Cuide para que isso não se torne um fardo para ela, e sim um momento muito gostoso. A responsabilidade real é dos adultos.

O indicado é que crianças com menos de 10 anos apenas ajudem nesses cuidados, depois dessa idade eles já tem mais condição de ter um pouco mais de responsabilidade.

Por mais que as crianças chorem e implorem, o animal não é presente. Muito menos deve ser adquirido no calor do momento. Se planeje, explique para as crianças sobre todas as responsabilidades que são necessárias para ter um pet e seja consciente de que essa responsabilidade será sua como adulto.

Veja também

Porco Espinho

Porquê o Porco-Espinho tem Espinho?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o porco espinho, muitas pessoas têm dúvidas a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.