Home / Animais / Dogue Alemão Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raca

Dogue Alemão Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raca

O Dogue Alemão

Olá, durante o artigo de hoje você irá conhecer o Dogue Alemão. Uma das maiores raças de cachorro que existem no mundo.

Irá conhecer também algumas dicas sobre cuidados com ele e sua alimentação, e muito mais.

Preparado(a)? Vamos lá então.

O Dog

Antes de você conhecer o Dogue Alemão, é necessário que você conheça e entenda um pouco melhor sobre os cães antese algumas de suas  particularidades antes.

Espécie que hoje se dividem em 339 raças diferentes,  que são separadas por 10 ou 11 grupos diferentes. Tudo irá depender da federação que estiver avaliando as raças de cães existentes.

Descendentes diretos do Lobo cinzento, seu processo de domesticação se iniciou há aproximadamente 40 mil anos atrás.

Considerado grande amigo e companheiro do ser humano há milênios, o papel destes animais no começo de sua domesticação foi de auxiliar durante as caças e de proteger os grupos com quem viviam.

Seu nome científico é Canis Lupus Familiaris, pertencente a família dos canídeos se divide em 38 espécies diferentes, dos quais estão: o Lobo, a Raposa e o Chacal fazem parte.

Apesar de ser um animal sociável, dócil e domesticado, existem algumas espécies de cães que são selvagens, como o Dingo por exemplo.

Em geral, todos os grupos de cachorros possuem algumas características em comum, que são: seu ótimo olfato, dentes afiados, ótima audição, eles são seres sociáveis, dóceis e protetores.

Para saber mais sobre estes companheiros de longa data da humanidade, acesse este texto da Escola Britannica.

Dogue Alemão

Animal que levanta grande divergência de sua verdadeira origem, o Dogue Alemão também é chamado de Dinamarquês, Gigante Dinamarquês, Grand Danois ou pelo seu apelido mais carinhoso, “gigante gentil”.

Além de gentil, esta raça também é muito corajosa. Considerado um dos maiores cachorros que existem, ele tem de 71 a 86 centímetros de altura normalmente e pesa em torno de 45 a 54 quilos.

Sua cor varia de acordo com sua espécie, seus pelos são brilhantes e curtos, sua orelha é baixa, sua cabeça alongada e seus olhos arredondados.

É um cão silencioso e que não late muito, contudo, é cheio de energia e precisa de grandes caminhadas diárias.

Gosta de dormir em lugares fechados, é um cão muito bem comportado e não costuma destruir os móveis de casa e/ou tudo que vê pela frente.

Dogue Alemão Dormindo
Dogue Alemão Dormindo

Musculoso, grande e com uma pitada de elegância. Este cachorro ganha a qualquer um. Normalmente, ele chega ao tamanho de um adulto por volta de seus 8 meses de idade e vive em média entre 6 e 8 anos.

Outro fato curioso sobre estes animais, é que quando filhotes eles adoram roer e cavar buracos.

Alimentação E Cuidados Especiais Com Seu Dog Alemão

Assim como qualquer outro cachorro, o cão Dinamarquês possui suas próprias necessidades nutricionais, e por isso, se possível é importante levar seu pet em um veterinário para saber qual é a melhor forma de dieta para seu pet.

Contudo, existem algumas dicas sobre a alimentação dele, que irão te ajudar no processo de alimentação saudável de seu cãozinho:

  • Ele deve ser alimentado de 2 a 4 vezes por dia;
  • sua água sempre deve estar fresca;
  • fazer exercícios físicos após sua alimentação pode ajudar em sua saúde;
  • dar legumes e frutas permitidas para o consumo de cães, fortalece o corpo canino e o deixa mais saudável;
    Dogue Alemão Comendo
    Dogue Alemão Comendo

Alguns outros cuidados especiais com ele também devem ser tomadas, como em relação a seus ossos, dos quais existem chances dele dispor de inflamações e sentir dores durante seu crescimento.

É importante escovar seus dentes ao menos de 2 a 3 vezes por semana, evitar dar muita comida a ele também é outro cuidado necessário.

Para saber mais sobre a alimentação do Dogue Alemão e seus cuidados, acesse este texto do Dog Hero.

História do Cão Dinamarquês

A sua real origem ainda levanta discussões, contudo, é certo que ele provavelmente foi levado da Dinamarca para a Alemanha, e lá continuou se desenvolvendo. Ao menos é o que se sabe hoje.

Seus ancestrais datam de aproximadamente 3 mil anos atrás, eles auxiliavam durante a caça de Javalis e de outros grandes animais.

Um fato curioso, é que existem documentos antigos na China, que mostram parte de sua origem na China por volta de 1121 A.C.

Entre todas as versões sobre qual é a verdadeira origem deste animal maravilhoso, há de que os Ingleses que desenvolveram esta raça e de que os alemães que a desenvolvou, são as mais precisas.

Provavelmente foram ambos, e hoje temos esse lindo animal como companheiros. Se quiser saber mais sobre a história deles, acesse este texto do Canil Gigantes do Moenda.

Outros Cães Alemães

Para você que chegou até aqui e está se divertindo com o texto, foi preparado uma lista de outras raças de lindos cachorros que também são consideradas Alemãs:

  • Schnauzer Miniatura: dócil, brincalhão e muito corajoso. O schnauzer foi desenvolvido no ano 1800 e é encontrado nas cores preto e prata, somente preto, ou preta e branco;
    Schnauzer Miniatura
    Schnauzer Miniatura
  • Boxer: criado no início do séc. 20, esta raça é considerada uma das mais amorosas e equilibradas que existem. Possui porte médio, corpo atlético, é brincalhão e tem muita energia para gastar;
    Boxer
    Boxer
  • Braco Alemão Pelo Curto: um cão observador, inteligente e às vezes meio teimoso, além disso ele é ágil e veloz. Já foi utilizado como cão de caça, seus pelos são densos e acinzentados;
    Braco Alemão Pelo Curto
    Braco Alemão Pelo Curto
  • Pastor Alemão: muito elegante e leal, este é um cão que se exercita diariamente por possuir grande quantidade de energia. Encontrado normalmente nas cores preta com marcas amarela e marrom em partes de seu corpo.
    Pastor Alemão
    Pastor Alemão

Conclusão

Olá novamente, durante o artigo de hoje você conheceu o Dogue Alemão, um cachorro elegante, carinhoso, inteligente e muito protetor.

Além disso, você conheceu as características gerais sobre os canídeos e seu universo, e também algumas das principais raças de cães alemães que existem.

Se você gostou do artigo de hoje, continue em nosso site. Você não irá se arrepender!!

Até a próxima

-Diego Barbosa

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *