Home / Animais / O Que Fazer Quando o Cão Está Vomitando Amarelo?

O Que Fazer Quando o Cão Está Vomitando Amarelo?

Se o seu cão está vomitando amarelo você provavelmente está bastante preocupado. Sabemos que o seu cachorro é um membro da sua família, e que você ama e cuida do seu animal de estimação com toda atenção e cuidado.

Você já deve ter se feito várias perguntas tais como: Mas o que ele comeu? Será que alguém envenenou o meu bichinho de estimação? Será que é grave?  Certamente esses e outros questionamentos passaram pela sua cabeça, e você ficou bastante intrigado.

Calma! Não se desespere. Um cachorro vomitar amarelo pode ser algo bem comum, principalmente se o seu cãozinho tiver o costume de comer tudo que ele vê pela frente.

Vamos tentar te ajudar a descobrir o motivo do seu cão estar vomitando amarelo, e lhe mostrar alguns caminhos a serem seguidos.

Cachorro Vomitando Amarelo: O Que Pode Ser?

Este líquido amarelo que seu cão de estimação está vomitando é bile.

Uma substância produzida pelo fígado que fica armazenada na vesícula biliar do seu animal, até que comece o processo digestivo no organismo.

Se o seu cão está vomitando amarelo quer dizer que a bile entrou no estômago pelo intestino delgado, e por isso, ele começou a se sentir mal.

Causas De O Cachorro Vomitar Bile

  • Ficar sem comer por muito tempo
  • Comer alimentos muito ricos em gordura
  • Ingestão de grama
  • Ingerir algo que não seja alimento

Ou doenças mais sérias como:

  • Pancreatite
  • Alergias
  • Obstrução do intestino
  • Distúrbios gastrointestinais

Como Seu Cão Se Comporta Após as Crises De Vômitos?

É natural que seu cão fique prostrado e desanimado após vomitar. Mas fique atento se essa prostração durar mais que o normal, e principalmente, se ele não sentir vontade de se hidratar ou se alimentar por muito tempo. O mal-estar do seu pet não pode passar de um dia.

Cachorro Após Uma Crise de Vômito
Cachorro Após Uma Crise de Vômito

Cuidados Especiais

Durante e após as crises de vômitos é muito importante que você cuide da hidratação do seu cão, pois ele provavelmente vai ficar desidratado. Água de coco e água gelada podem atrair mais a atenção do cachorro.

Não deixe o seu pet comer por algum tempo, e tente alimentá-lo algumas horas depois. Se o seu cãozinho não vomitar mais, e depois disso ficar bem animado, está tudo certo. Foi apenas um mal-estar.

Logo você vai perceber duas coisas: ou que realmente foi algo que o seu cachorro comeu e que fez ele vomitar amarelo, ou que você vai precisar leva-lo ao veterinário.

Quando Devo Procurar Um Veterinário?

Se o seu cachorro passar mal por mais de um dia, e junto com as crises de vômitos ele tiver diarreia, febre, tosse, desânimo, não se alimentar, não beber água e tiver presença de sangue nas fezes ou no vômito, é recomendado leva-lo ao Veterinário.

Se o seu cão estiver vomitando amarelo por muito tempo, pode ser um sinal de que ele está com alguma doença gástrica, e vai precisar de um profissional para indicar o tratamento adequado.

Como Está a Rotina De Alimentação Do Seu Cão?

Assim como os humanos, os cachorros também precisam ter uma rotina de alimentação. Quando você fica muito tempo sem comer, você se sente mal. Certo? Os cachorros também.

Tente ao invés de dar muita comida de uma vez, dar porções menores durante mais vezes ao dia.

É importante melhorar a comida do seu pet também. O que o seu cão come, afeta toda a vida dele.

Procure dar para o seu cachorro alimentos mais saborosos e saudáveis.

Dicas Para a Alimentação Do Seu Pet:

  • Faça com que a hora da alimentação seja agradável
  • Dê em quantidades certas
  • Evite dar alimentos de humanos
  • Troque o alimento sempre que sentir que o seu animal não está comendo bem
  • Evite que seu cachorro se exercite após as refeições
  • Não dê comida se ele estiver agitado
  • Escolha uma tigela com um tamanho adequado
  • Sempre tente dar um alimento de alta qualidade

Ração

Tipos de Ração Para se Cachorro
Tipos de Ração Para se Cachorro

Algumas pessoas ainda se sentem inseguras quanto a ração que vão comprar para o seu cão. Por isso, a primeira coisa que você deve saber é a idade e o porte do seu animal. Cada fase da vida do seu cachorro requer um tipo de alimentação e nutrientes.

Ler a embalagem não é algo muito comum, mas é importante, pois nela estão descritos todos os nutrientes da ração.

No Brasil se usa 4 classificações de ração que são: Econômica, Standard, Premium e Super Premium.

Se você ama o seu cachorro procure sempre dar ração de alta qualidade, e lembre-se que cada raça tem sua particularidade e precisa de um cuidado específico.

Tais cuidados com a qualidade da alimentação do seu cão, ajudarão a evitar problemas que irão fazer seu cão vomitar amarelo.

Conclusão: Fique Perto E Dê Muita Atenção Ao Seu Cão

Não existem dúvidas de que seu pet tem sentimentos, e como todo ser vivo, ele gosta de se sentir amado, querido e protegido.

Faça carinho no seu cachorro, tente animá-lo estimulando brincadeiras, e demonstre para o seu animal de estimação que ele está sendo cuidado.

Pronto! Agora você já sabe o que fazer quando o cão está vomitando amarelo.

Deixe nos comentários sua opinião sobre o assunto, ou compartilhe conosco alguma experiência parecida que você já tenha vivido com seu cachorro.

Veja também

Mico-Leão-de-Cara-Preta: Características, Nome Cientifico e Fotos

O mico-leão é uma espécie de primata tipicamente brasileira, que se desenvolveu no território nacional …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *