Home / Animais / Por que o Canguru Tem Uma Bolsa? Qual a Sua Utilidade?

Por que o Canguru Tem Uma Bolsa? Qual a Sua Utilidade?

Os cangurus são animais mamíferos e que possuem uma característica muito integrante: são capazes de saltar e têm uma espécie de bolsa na barriga que se chama marsúpio.  São encontrados com mais frequência na Austrália e pertencem ao mesmo grupo que abriga animais como os coalas ou os gambás. Possuem uma alimentação baseada em vegetais e os seus filhotes costumam nascer “antes do tempo” completando o seu desenvolvimento pleno durante o período em que são amamentados pelas mães. Muito interessante, não é?

Continue acompanhando esse artigo e descubra o motivo desse animal possuir essa característica e para que serve a bolsa que existe em sua  barriga. Vamos acompanhar?

Para Que Serve a Bolsa?

O marsúpio, nome científico dado a bolsa que o canguru carrega no abdômen é uma característica que pode ser encontrada apenas nas fêmeas. Ele fica localizado acima dos seios e funciona como uma espécie de espaço quentinho para acomodar os filhotes. A pele do animal nessa região da bolsa é duplicada e sua principal função está relacionada ao desenvolvimento dos filhotes.

Apenas com trinta dias de gestação, as mamães cangurus dão a luz aos filhotes. Eles ainda são muito pequenos e possuem poucas partes do corpo completamente desenvolvidas.  Para ter uma ideia de como eles são pequeninos, alguns não chegam a atingir três centímetros de comprimento. Assim, é necessário um local seguro para o desenvolvimento pleno dos pequeninos, não é verdade?

Com uma movimentação bem devagar eles se deslocam até o marsúpio e permanecem lá até completarem cerca de oito meses. Após a saída da bolsa, os filhotes ainda permanecem indo até ela para alimentação por mais seis meses de vida.

Como Funciona a Bolsa do Canguru?

De forma geral, a bolsa do canguru funciona como uma espécie de “casa” para que os filhotes se desenvolvam. É também lá que eles são amamentados e protegidos do ataque de predadores. Como a gestação dessa espécie de animal é muito curta, seria necessário um local seguro para que eles ficarem seguros e crescendo até estarem preparados para encarar o mundo lá fora. A natureza é mesmo maravilhosa, não é?

Os cangurus possuem uma expectativa de vida de 6 a 8 anos quando vivem em seu habitat natural. Quando em cativeiro podem viver por mais alguns anos.

Características do Canguru

O nome “canguru” pode ser dado para todos os mamíferos que possuem o marsúpio e possuem pelagem densa e curtinha. Eles costumam ser encontrados na Austrália e foram os primeiros habitantes dessa região que denominaram o animal.

Assemelham-se aos veados e possuem focinho comprido e orelhas que ficam sempre levantadas. De acordo com a espécie podem se apresentar em diversas cores, sendo a cinza e a castanho as mais comuns.

Possuem um rabo enorme que chega a medir quase um metro e trinta centímetros  e que tem uma função muito importante para os cangurus: o equilíbrio na hora de realizar os saltos. Aliás, essa é uma característica muito forte da espécie, já que são excelentes e velozes saltadores e podem atingir mais de 60km/hora. Basta observar um canguru para se surpreender com a sua agilidade e velocidade de movimentação.

Canguru Características

Imagine que esse animal pode chegar a se livrar de obstáculos que mede cerca de dois metros de altura apenas com os seus saltos. Inacreditável, não é? Quando eles caminham em velocidade normal costumam usar as quatro patas ao invés de apenas duas.

Espécies de Canguru

São cinco as principais espécies de canguru: cangurus cinzentos-grandes, cangurus-cinzentos-do-oeste, cangurus-antílopes, wallaroos e cangurus-vermelhos. Embora possuam características físicas diferentes se alimentam basicamente de vegetais rasteiros e ervas.

Mas existem ainda cerca de quarenta outras espécies que podem ser encontradas nas regiões próximas e que possuem menor porte, como por exemplo, os wallabies, o canguru rato e o canguru de árvore. Algumas espécies podem, inclusive, se alimentar de pequenos animais como insetos.

Como predadores, os cangurus possuem uma espécie de cão que habita as selvas e se chama dingo. Mas a maior ameaça que eles possuem são mesmo os seres humanos por meio da caça ilegal para aproveitamento de carne e pelagem do bicho.

Os grandes criadores australianos costumam utilizar a carne do animal para alimentar cachorros e fabricar calçados e bolsas com a pele do canguru. Eles alegam que a espécie atrapalha a criação de gado e a ocupação dos pastos. Dessa forma, o homem lamentavelmente pode ser considerado um dos principais causadores da ameaça de extinção deste animal.

Ameaçado de Extinção

Todo mundo costuma associar o canguru a Austrália. Ele virou uma espécie de símbolo do país. O governo ainda na década de 1970 proibiu que os animais fossem vendidos para outras regiões tanto vivos quando mortos.

Podem ser considerados cangurus todos os marsupiais que possuem características parecidas, dentre elas, a presença da bolsa. Algumas espécies podem chegar a medir mais um metro e meio e pesar mais de oitenta quilos. As grandes patas de trás também são uma importante característica desse bicho.

Atualmente as mais conhecidas espécies de canguru encontram-se ameaçadas de extinção em função da destruição do meio ambiente e dos efeitos que isso traz para a espécie. Os efeitos do aquecimento global são danosos para que o canguru possa sobreviver, pois o aumento de cerca de dois graus já causariam estragos irreversíveis na região habitada por eles. Alguns estudos destacam que em apenas dez anos já é possível que isso aconteça e tendo como consequência a redução da área  em que os cangurus vivem em mais de 80%.

Dessa forma, é muito importante que o equilíbrio da natureza esteja em perfeita harmonia para evitar que mais uma espécie tão incrível seja completamente dizimada do planeta.

E você, já sabia qual era a função da bolsa que existem nos cangurus? Que tal compartilhar essa curiosidade com seus amigos? Caso apareça alguma dúvida sobre a função da bolsa dos cangurus é só nos enviar um comentário, ok? Tem alguma sugestão de conteúdo para ser abordado aqui no Mundo Ecologia?  É só nos enviar também! Acompanhe nosso site diariamente e aprenda novas informações, curiosidades e novidades sobre plantas, animais e natureza.

Veja também

Hábitat do Marreco: Onde Eles Vivem ?

Marreco na verdade é nome popular para uma espécie de pato de pequenas dimensões, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *