Home / Plantas / Gerânio Amarelo: Como Cultivar, Características e Fotos

Gerânio Amarelo: Como Cultivar, Características e Fotos

Que tal deixar seu jardim ainda mais florido e pronto para estar sempre evidenciando cores vibrantes e cheias de vida? Para muitos isso pode até soar como uma empreitada bem complexa, mas se tratando dos gerânios amarelos isso não envolve qualquer complexidade, sabia?

O gerânio, também denominado por gerânio-pendente, pelargônio-pendente, pelargônio e gerânio-hera (Pelargonium peltatum) se trata de uma planta herbácea, bem como perene, pendente e ainda pouco ramificada.

Trata-se também de uma planta que possui folhas bem lisas, com aspecto brilhante e ainda recortes que chegam a lembrar as famosas folhas da hera.

O tamanho é outro ponto que chama atenção com relação às suas folhas, uma vez que ela podem atingir de 5 cm até 8 cm de comprimento!

Se você gostou da ideia de ter um jardim repleto de gerânios, mas, possui diversas dúvidas quanto ao seu cultivo ou até mesmo suas principais características, saiba que esse conteúdo é perfeito para lhe ajudar.

No decorrer dele você terá a oportunidade de conhecer um pouco melhor sobre essas simpáticas e coloridas flores e até mesmo quais os principais cuidados na hora de plantar! Confira mais sobre o tema a seguir!

Conhecendo Melhor a Planta!

Como já mencionado anteriormente, o gerânio amarelo ou até mesmo de outras cores possíveis é uma planta hebácea.

Essa é uma planta de origem sul africana, pertencente à família geraniaceae. Já o nome Pelargonium faz alusão ao bico de uma ave que possui semelhança ao fruto do gerânio amarelo.

Gerânio Amarelo

Já suas flores são comumente pequenas e formadas por buquês bem coloridos, que são capazes de embelezar qualquer jardim ou até mesmo quintal.

Uma outra sugestão interessante é que ela pode ser cultivada em pequenos vasos, o que é ideal para quem possui menos espaço, por exemplo.

A Descrição da Planta

O mais chama atenção no  gerânio amarelo é justamente as suas flores. Elas possuem uma aparência arbustiva e ainda de caule ereto, sem contar que é extremamente ramificado.

Suas folhas também são alternas de longo pecíolo, bem como arredondadas, cordadas ou até mesmo com forma de ferradura. Sua consistência é bastante macia, com bordas dentadas ou serrilhadas.

Outro aspecto bastante relevante são suas nervuras bem marcadas, podendo ainda evidenciar manchas circulares com tons variados. Os mais comuns são em marrom, verde bem escuro, vermelho e, principalmente, amarelo.

E as Flores?

As flores podem se apresentar tanto simples como também dobradas. É comum que o gerânio seja em tons de amarelo, branco, rosa, vermelho escarlate e ainda com suas manchas.

O odor delas é um grande atrativo para os insetos polinizadores – e para nós ele também pode ser muito agradável.

Gerânio Amarelo Flores

Elas também são classificadas como ornamentais, se reunindo em pequenos racemos ou até mesmo grandes. Isso permite a formação de uma cabeça com pelicículo bem avantajado, o que acaba chamando bastante atenção.

E Quando o Gerânio Amarelo Floresce?

Essa é uma dúvida bastante recorrente. E se você também possui dúvidas a respeito, saiba que é hora de sanar esse ponto!

De maneira geral, as flores do gerânio amarelo ou até mesmo de outras cores tendem a florescer sempre no período da primavera, indo até o verão.

Mas isso não impede que o gerânio amarelo possa ser cultivado em regiões que sejam consideradas mais frias ou que ainda apresentem temperaturas mais amenas, porém, sem geadas.

Porém, é sempre importante reforçar que o gerânio tem predileção por climas que sejam mais tropicais! Isso é um ponto bastante relevante!

Entendendo Melhor Sobre o Cultivo!

Primeiramente é importante deixar claro que o gerânio amarelo  é uma planta de cultivo bastante fácil! Ou seja, você certamente não irá se deparar com grandes dificuldades.

Para que ela tenha um bom florescimento, é importante que a planta tenha um bom acesso à luz solar! Isso permitirá um desenvolvimento muito mais saudável no final das contas.

O fato é que a ausência de luz suficiente poderá fazer com que ela tenha a necessidade de se esticar para buscá-la, o que fará com que o gerânio amarelo gaste muito mais energia em meio ao processo – e isso poderá comprometer seu florescimento!

Para poder cultivar o gerânio amarelo em um jardim, é interessante considerar a adoção de cantareiros que sejam bem arejados, sem contar uma boa iluminação.

Além disso, recomendação não haver o amontoamento de plantas no local! Por outro lado, é importante que o solo seja bastante permeável, profundo e que ainda tenha uma excelente drenagem.

O Uso de Substrato Pode Ser Interessante!

Para que o gerânio amarelo tenha realmente um bom desenvolvimento, recorrer ao uso de um bom substrato pode ser um grande diferencial.

Nesse caso, pode ser pertinente recorrer a uma mistura simples, que seja preparada com húmus de minhoca, farinha de ossos, adubo granulado NPK formulação 4 – 14 – 8 e areia!

A planta também consegue se desenvolver melhor em um pH 6,1 a 7,0. Para o caso de plantio em vasos, pode-se recorrer ao uso do mesmo substrato, mas com proporções diferentes.

https://www.youtube.com/watch?v=2PcScFKR7j4

Uma boa sugestão é deixar essa proporção de 4 porções de húmus para 1 de areia e ainda mais 3 colheres de farinha de ossos. Inclua ainda 2 colheres de adubo granulado.

  • Dica: revolver bem a mistura em um balde antes de empregar no vaso!

Local do Cultivo e Propagação

É sempre relevante destacar que o local do plantio precisa também de algumas recomendações. Nesse caso, o gerânio amarelo deverá ser devidamente cultivado em locais mais quentes.

Além disso, outros cuidados devem ser adotados com relação às suas folhas, que por serem bem recortadas, dependem de aspectos específicos.

O gerânio amarelo é uma planta de excelente propagação, ou seja, ele pode se espalhar rapidamente e chegar a completar um canteiro por inteiro.

Gerânio Amarelo Cultivo

Para que isso ocorra no seu jardim, a melhor alternativa é usar estacas de ponteiro com ate 10 cm de comprimento. As coloque em areia vermiculita ou casca-de arroz carbonizada, mantidos úmidos. Você também pode cobrir o recipiente com um saco de plástico transparente para não perder a umidade.

Gostou dessas dicas para poder cultivar  o gerânio amarelo ou de outras coisas em seu jardim? Então siga essas dicas e informações e deixe sua vida mais florida!

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *