Home / Animais / Quanto Tempo Demora para uma Carpa Ficar Adulta?

Quanto Tempo Demora para uma Carpa Ficar Adulta?

A carpa é um grande peixe de água doce nativo da Ásia Central, entretanto, se mostra bem distribuído por todo o mundo. Extensivamente criada na Ásia e Oriente Médio, é um peixe muito popular na Europa. No entanto, na América do Norte, Canadá e Austrália, a carpa é considerada uma praga significativa.

Este peixe muito versátil pode viver em uma grande variedade de habitats, incluindo áreas altamente degradadas. Nas últimas décadas, acredita-se que tenham contribuído para a degradação de nossos ecossistemas aquáticos naturais.

Quer descobrir mais à respeito desse animal? Que tal saber sobre o ciclo de vida e quanto tempo demora para uma carpa ficar adulta? Para entender isso e muito mais, leia o artigo até o final e se surpreenda.

Tudo Sobre a Carpa

Características

A carpa, juntamente com o peixe dourado (Carassius auratus), pertence à família Cyprinidae. São comumente confundidos, mas se distinguem pelo par de bigodes em cada canto da boca.

Ela tem olhos pequenos, lábios grossos, cauda bifurcada e uma única barbatana dorsal (superior) com espinhos fortemente serrilhados. As escamas são grandes e grossas. A cor varia, sendo verde-oliva a bronze ou prateada, com uma parte inferior mais clara.

A carpa koi (ou japonesa) é uma variedade ornamental domesticadas do peixe comum. Mostra uma gama muito mais ampla de cores e padrões, com várias combinações de marcações em:

  • Branco;
  • Preto;
  • Vermelho;
  • Amarelo;
  • Azul.

Há também variações de escala, incluindo grandes escamas brilhantes espalhadas ou em linha ao longo dos flancos. Sem contar que em alguns peixes encontra-se ausência de escamas, o que é comum nos tipos ornamentais e selvagens. Mas há de se lembrar que todas as linhagens pertencem à mesma espécie, Cyprinus carpio.

A carpa é um dos peixes de água doce mais resistente, que melhor se adapta ao lugar em que vive. Essa é a razão pela qual conseguiu conquistar praticamente todos os cantos do planeta. Além disso, ganhou o “privilégio” de entrar na lista das 100 espécies exóticas invasoras mais nocivas do mundo.

Geralmente, os exemplares adultos atingem um comprimento que varia entre 60 e 90 centímetros e um peso que é de cerca de 9 kg .

Você sabe quanto tempo vive um peixe carpa? Estima-se que alguns, se gozarem de certas condições durante a vida, podem atingir:

  • 1,2 metros;
  • 40 kg;
  • Mais de 60 anos de idade.

Quase nada, não é mesmo?

Alimentação

Alimentando as Carpas Ornamentais
Alimentando as Carpas Ornamentais

A carpa é onívora e sua dieta varia de acordo com o que está disponível. Ela consome uma variedade de pequenos itens alimentares, como:

  • Moluscos;
  • Crustáceos;
  • Larvas de insetos.

Esses alimentos são sugados (junto com lama e água) e filtrados usando as guelras branquiais. Esse tipo de peixe também pode consumir material vegetal e matéria orgânica geral, especialmente quando outras fontes de alimentos não estão disponíveis (durante o inverno, por exemplo).

A carpa raramente come peixe, mas pode consumir ovos e larvas, além de perturbar os criadouros. Em sua fase adulta não possui predadores naturais. Peixes nativos e predadores grandes, como o bacalhau e o robalo, podem consumir carpas juvenis, embora não são suas presas favoritas.

Variedades E Espécies De Peixes Carpa Para Aquário

No mercado, é oferecida uma grande variedade de espécies de peixes de carpa para aquário. Apesar de serem da mesma família, muitos exemplares variam quanto a cores e formas.

Entre as mais difundidas, tem-se:

  • Carpa húngara – A carpa húngara origina-se da China. É uma espécie bastante usada para cultivo no mundo todo. Uma característica marcante é sua escama, uniforme e espalhada por todo seu corpo. Essa espécie varia de peso: de 35 kg ao ser criada em pesqueiros e 60 kg vinda da natureza;
  • Carpa espelho – A carpa espelho é confundida muitas vezes com a húngara. O formato do corpo, bem como o tamanho da cabeça é parecido. A diferença está na escama. A espelho tem escamas com tamanhos diferenciados, algumas sendo muito grandes;
  • Carpa cabeçuda – A carpa cabeçuda tem esse nome por conta de sua característica mais destacada: a cabeça grande. Esta compõe aproximadamente 25% de seu corpo. Ela também é mais comprida do que as outras carpas. Suas escamas são uniformes e pequenas, além da boca enorme;
  • Carpa capim – A carpa capim é totalmente herbívora. Ela se alimenta de vegetação submersa aquática e gramas. O consumo de capim é grande, cerca de 30% até 90% de seu peso. É possível que um exemplar chegue a alcançar 15 kg nos tempos de cultivo;
  • Carpa nishikigoi – Essa carpa é bastante coloridas e vem do Japão, bem como das áreas frias da Europa. A espécie surgiu de mutações genéticas, caracterizadas por tonalidades vibrantes. Sua beleza é bem exótica; por conta disso, é usada para decorar aquários e lagos.

Quanto Tempo Demora Para a Carpa Ficar Adulta?

Carpas Ornamentais Adultas
Carpas Ornamentais Adultas

Sob condições adequadas, a carpa é altamente prolífica.  A maioria dos ovos e larvas morre antes de atingir a idade adulta, embora possam sobreviver se as condições ambientais forem adequadas. As inundações parecem proporcionar meios especialmente favoráveis ​​para a criação dessa espécie.

O sistema de acasalamento é poliândrico. Em geral, as carpas aparecem na primavera e no início do verão em áreas temperadas. Contudo, elas podem se reproduzir durante todo o ano nos trópicos.

Esse peixe se reúne em águas rasas com muitas plantas. As fêmeas espalham seus ovos na água entre as folhas e, em seguida, os machos fertilizam os ovos.

Isso é chamado de fertilização externa, porque o macho espera fertilizar os óvulos até que estejam fora do corpo da fêmea. Os ovos aderem nas folhas e caem quando começam a se desenvolver.

Uma fêmea típica (cerca de 45 cm de comprimento) pode produzir 300.000 ovos. Mas, alguns peixes podem produzir um milhão de ovos durante a estação de reprodução. Dependendo da temperatura da água, os ovos levam três ou quatro dias para eclodir.

Os machos são tipicamente grandes o suficiente para desovar (também chamados de sexualmente maduros) aos 3 a 5 anos. Já as fêmeas atingem essa maturidade aos 4 a 5 anos.

As informações a respeito das espécies e do tempo que demora para a carpa ficar adulta foram relevantes? Então não se esqueça de compartilhar o artigo para que mais pessoas possam ler.

 

Veja também

Jumento Pêga: Características, Nome Cientifico e Fotos

O Brasil possui muitos itens que pertencem exclusivamente ao país, tais como flores e outros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *