Home / Natureza / Quais São os 9 Biomas Brasileiros?

Quais São os 9 Biomas Brasileiros?

O Brasil é um país gigante, e consequentemente muito extenso. Além de tudo é muito diverso e possui muitas paisagens e ecossistemas diversos e complexos, muito mais que qualquer outro local. Então no Brasil são conhecidos nove biomas, isso de acordo com o IBGE. Hoje vamos conhecer todos eles, e ainda descrever sobre cada um para que você possa conhecer mais a fundo sobre a ecologia brasileira.

Quais São os 9 Biomas Brasileiros?

Cerrado 

Um espaço com vegetação com gramíneas e com poucas árvores bem espaçadas. Eles podem aparecer com diversas características diferentes, e estão presentes em extensos territórios brasileiros. Ele está disposto em zonas, e está ligado ao planalto brasileiro.

Este bioma é o segundo maior do nosso país, o espaço que domina e apresenta as principais características do cerrado ocupa 1,5 Km2 em território, tanto que está presente em quatro estados brasileiros, GO, MT, MS e DF, também marcando presença em MG, SP, PR, TO, BA, MA e PI.

Se a gente considerar as áreas distantes dos centros econômicos, esse número pode alcançar entre 1,8 a 2 milhões de Km2, considerando os estados do AP e RR. 

Caatinga 

A caatinga é nossa, isso mesmo este bioma está presente somente no Brasil, por isso a maioria da biodiversidade deste bioma não pode ser vista em nenhum outro lugar do mundo. Esse bioma por aqui ocupa um território de 800.000 Km2, esse número corresponde a 10% de todo território brasileiro. Está presente em todo nordeste brasileiro, nos estados do MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, e BA e também pega um pedaço do sudeste como uma porção norte do estado de MG.

A vegetação desse local é feita de plantas acostumadas a ambientes muito secos e que toleram pouca água, a mesma coisa acontece com os animais que vivem nesse local, são comuns papa-defunto, guaçutinga, bengo, sariguê, pomba-asa-branca e sapo-boi. Infelizmente esse bioma sofre as ações humanas, ao menos 70% dela já está comprometida, atualmente a sua parte preservada é muito pequena e corresponde a apenas 0,28% do total.

Floresta Amazônica 

A nossa Floresta Amazônia é tida como a floresta úmida mais expressiva do planeta, ela ocupa 42% do território brasileiro. Ela pode ser encontrada nos estados do AM, AC, AP, MA, MT, PA, RO, RR e TO. Mas pode ser vista também em algumas partes da América do Sul.

O Bioma Amazônico é o que detém a maior biodiversidade do mundo. São encontrados lá alguns animais como símios, anaconda, caimão, tapir, pacas, jabutim e muitos outros animais. 

Pantanal 

Se trata de uma das maiores superfícies planas que podem ser inundadas no mundo. O Pantanal fica ao oeste do estado do MS, e no sudoeste do estado do MT, ele também pode ser encontrado na Bolívia e no Paraguai. Tem uma biodiversidade extremamente rica, são cerca de mil e cem espécies de borboletas, mais de duzentas espécies de peixes, quase setecentos espécies de aves e quase quatro mil espécies de plantas. Os animais mais encontrados por lá são, símios, jaguar, jaburu, tucanos, louro, capincho, ofídios, cervos, caimão e diversos outros.

Mata Atlântica 

Esse é considerado um bioma extremamente rico em espécies de animais e plantas. Ele pode ser encontrado do estado do PI ao estado do RS. As espécies de plantas por lá são diversas, as mais populares são o arabutã, a carobinha, pau-carga, acaiacatinga, quaresmeira, aipoca e diversas outras. Existe também uma grande quantidade de plantas que vivem apoiadas em outras, como orquídeas e bromélias.

Esta já foi considerada a 2º mais importante floresta úmida da América do Sul, principalmente em nosso país, ela está presente no Paraguai e na Argentina.  

A sua ocupação era tão ampla que passava por diversos pedaços de serra e declives acentuados do planalto do do país, e tinha um elo de ligação com a nossa Floresta Amazônica. Infelizmente a ação humana degradou e desmatou boa parte deste bioma, isso se agravou ainda mais depois do século 20 e por este motivo está muito menor, considerada hoje uma das florestas úmidas mais agredidas do mundo. Diversos animais podem ser vistos neste local como o macuco-solitário, jacuaçu., preguiças, cutias, tamanduá palito, cervos, antas, mono-carvoeiro, mico leão, lontrinha, jaguar, tatuaçu e muitos outros.

Campos 

Esse bioma possui ervas, relvas e arbustos de pequeno porte bem afastados um do outro e em cada região possui sua característica própria. No norte do nosso país os campos se mostram como gramíneas curtas, já no sul se apresentam em pampas com presença de algumas flores. Nesta região os campos são relvados, com grandes volumes de chuvas, por lá o relevo é plano e possui floresta ombrófila aberta que vai do estado do RS até o Uruguai e a Argentina. A vegetação é plana formando um tapete de ervas, gramíneas curtas e pequenos arbustos e uma quantidade reduzida de espécies. Existem algumas espécies nativas dali, como é o caso de 7 espécies de cactos e bromélias,tem animal também, o peixe Cará é nativo dali.

Mata de Araucária

Esse bioma é comum em locais com bastante volume de chuva durante o ano, aqui no nosso país ela pode ser visitado no estado de SP, especialmente no sul do país nos estados do RS, SC e PR. Na vegetação neste local possui árvores como pinheiros por exemplo, são árvores que possuem folhas em forma de agulha, o  mais comum é a araucária.

Zonas Litorâneas

A faixa de terra que acompanha a costa marítima brasileira possui mais de sete km de extensão e é muito grande. Muitos locais por aqui pertencem a esse bioma. O brasil é muito diverso também nessas paisagens, temos brejos, baías, ilhas, falésias e muito mais.

Mata de Cocais

Esse bioma fica exatamente entre a Amazônia e o Nordeste, um completamente diferente do outro, se fazendo presente em alguns estados como TO, PI e MA.

Veja também

Mulher ao Lado das Bananas

Quantas Bananas se Pode Comer por Dia?

Se você adora comer bananas e esse título chamou a sua atenção, fique conosco até …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.