Home / Natureza / Raça de Cavalo Paint Horse: Características, Fotos e História

Raça de Cavalo Paint Horse: Características, Fotos e História

O Paint Horse é uma raça de cavalo muito popular nos Estados Unidos, onde é tido como um verdadeiro mascote patriótico, mas no Brasil essa raça não é muito difundida, apesar de haver muitos exemplares aqui em nossas terras.

O nome Paint Horse tem relação direta com a coloração do cavalo, significando, literalmente, cavalo pintado, pelo fato dessa raça possuir manchas de outra coloração pelo seu corpo.

Cavalo Paint Horse Com Crina Esvoaçante
Cavalo Paint Horse Com Crina Esvoaçante

Inclusive, algumas raças de Paint Horse de coloração negra podem possuir manchas brancas, se parecendo com uma zebra, porém, não com listras, e sim com várias marcas pelo corpo todo, incluindo o pescoço, a cabeça e as pernas.

Além de beleza distinta, esses animais são extremamente inteligentes, versáteis e possuem um porte atlético único, com uma força desigual se comparado a outras raças de cavalos.

Atualmente, estima-se que existam cerca de 100 mil Paint Horses espalhados por cerca de 40 Países ao redor do mundo, pois são animais que conseguem ser montados tanto por profissionais assim como por pessoas que não possuem experiência, já que os Paint Horses são cavalos muito calmos e gentis.

Além de tudo, o Paint Horse é um tipo de cavalo que é muito valorizado em competições equestres, pois podem facilmente lembrar de muitos comandos, assim como pode exercer funções em fazendas, mas ele é principalmente utilizado em corridas, já que seu porte faz com o que o mesmo possua um corpo esguio e cheio de músculos.

Características do Cavalo Paint Horse

Um cavalo macho adulto dessa raça pode chegar a pesar até 500 kg, e se não for tomado os devidos cuidados, eles podem passar desse peso facilmente, pois são cavalos que comem muito, e isso pode deixa-los acima do peso, e caso isso ocorra, a estimativa de vida do animal diminui drasticamente.

Vários Cavalo Paint Horse  no Pasto
Vários Cavalo Paint Horse no Pasto

A expectativa de vida de um Paint Horse é de cerca de 30 anos de idade se forem tratados com os devidos cuidados, porém, eles podem atingir apenas 15 anos se não houver uma alimentação balanceada.

O Paint Horse é considerado uma das raças de cavalos mais lindas que existe, pois sua coloração é algo que chama muito atenção, já que se difere muito das raças mais convencionais de cavalos, até mesmo aquelas que possuem uma mancha que sempre se torna característica do animal.

A coloração mais comum do Paint Horse é a marrom claro com manchas brancas, e pouco menos comum são os cavalos de coloração preta com manchas brancas. As manchas brancas não são padronizadas e podem aparecer de várias formas e em vários locais pelo corpo do animal, inclusive, alguns exemplares apresentam tantas manchas brancas que parecem que são cavalos brancos com manchas pretas ou cinzas, mas já fora comprovado que esses cavalos não são brancos.

Colorações

As manchas e colorações, apesar de serem fora de padrão, compõe 3 diferenças principais, que foram classificadas da seguinte forma:

  • Paint Horse Tobiano: geralmente caracterizado pela mancha branca começar na nuca e formar uma macha constante que passa pelo corpo do cavalo todo e termina na calda, que sempre apresenta duas colorações, a branca e a marrom.
  • Paint Horse Overo: esse padrão do Paint Horse sempre apresenta a cabeça com uma grande mancha branca e seu corpo é composto por várias manchas brancas espalhadas em pequenas pinturas.
  • Paint Horse Tovero: esse tipo de Paint Horse é uma fusão de ambos o Tobiano e o Overo, onde a cor que mais se ressalta é a cor branca, sendo mais presente do que outras cores no animal.

Conheça a História do Cavalo Paint Horse

Não se sabe ao certo quais foram os cavalos que deram origem ao Paint Horse, mas muitos historiadores concluíram que eles foram originários de raças trazidas por europeus que visitaram a América do Norte no ano de 1500. Esses animais trazidos pelos espanhóis sob comando do conquistador Hernán Cortés, tinham sangue de raças como o Berbere e o Andaluz, assim como sangue de cavalos esportistas de duas cores advindos da Arábia.

Os Paint Horses foram cavalos que atraíram muito a atenção de nativos americanos, que criaram a raça que já se demonstravam ser inteligentes e amigáveis, mas com o amor dos nativos pelos animais, essa raça se tornou uma verdadeira raça superior, até as guerras civis ocorrerem e colonizadores britânicos misturarem o sangue desses cavalos com outras raças, sobrando poucos exemplares.

Cavalo Paint Horse Selado
Cavalo Paint Horse Selado

Estudos apontavam que a raça Paint Horse dividia muitos fatores genéticos com a raça Quarto de Milha, então em 1940 uma associação foi criada para distinguir as raças, e a American Quarter Horse Association (Associação Americana do Cavalo Quarto de Milha), que valorizavam muito mais o Quarto de Milha, separaram os cavalos de colorações com manchas.

Ainda assim, os Paint Horses eram muito populares e chamavam muito a atenção, mas foi somente por volta de 1965 que criaram a American Paint Horse Association (Associação Americana do Paint Horse), que até hoje mantém a raça pura e em constante reprodução.

Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Paint Horse

Antes de serem chamados de Paint Horses, esses cavalos tiveram vários nomes, mas eram chamados principalmente de “pintos”, pois Hernán Cortés os batizou.

Outro nome pelo qual alguns Paint Horses eram chamados era de Cow-Horses, que significa literalmente “Cavalos-vaca”, já que alguns exemplares possuem a coloração preto e branca que lembra muito a coloração de uma vaca.

Atualmente, a American Paint Horse Association é a segunda associação que mais tem crescimento equino no mundo, produzindo cerca de 15 mil Paint Horses por ano.

Os Paint Horses também são chamados de Cavalos-Zebra (Zebra Horses), já que eles também possuem manchas no corpo.

Cada Paint Horse é único, ou seja, nenhum cavalo possui a mesma coloração e nem o mesmo padrão de manchas pelo corpo. Cada cavalo possui uma forma distinta e nunca se registrou e nem mesmo nunca se viu dois Paint Horses que fossem iguais.

Nos Estados Unidos, existem os cavalos “Pintos” e os Paint Horses, já que muitos Saddlebreds e outras raças de cavalo também possuem manchas e marcas pelo corpo, dessa forma existe uma separação entre cavalos que possuem manchas e marcas e os Paint Horses, que são exclusivos.

Veja também

Mulher ao Lado das Bananas

Quantas Bananas se Pode Comer por Dia?

Se você adora comer bananas e esse título chamou a sua atenção, fique conosco até …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.