Home / Plantas / Carambola Rambutão: Fotos e Características

Carambola Rambutão: Fotos e Características

Ela cresce em uma árvore que pode atingir até 27 metros de altura e cresce melhor em climas tropicais, como na Malásia e na Indonésia.

Rambutão tem o nome da palavra malaia para cabelo, porque a fruta do tamanho de uma bola de golfe tem uma casca vermelha e verde. Sua aparência inconfundível é frequentemente comparada à de um ouriço.

O fruto está relacionado com os frutos de lichia e longan (frutas não muito populares no Brasil) e tem uma aparência semelhante quando descascados. Sua carne branca translúcida tem um sabor doce e cremoso e contém uma semente no meio.

O rambutão é muito nutritivo e pode oferecer benefícios para a saúde, desde perda de peso e melhor digestão até maior resistência a infecções.

Aqui estão alguns dos principais benefícios para a saúde do rambutão e como comê-lo.

Rico em Nutrientes e Antioxidantes

A fruta rambutão é rica em muitas vitaminas, minerais e compostos vegetais benéficos.

Sua carne fornece cerca de 2 gramas de fibra total por 100 gramas — semelhante ao que você encontraria na mesma quantidade de maçãs, laranjas ou peras.

Também é rico em vitamina C, um nutriente que ajuda o corpo a absorver o ferro da dieta mais facilmente. Esta vitamina também age como um antioxidante, protegendo as células do seu corpo contra danos. Comer 5-6 frutos de rambutão irá satisfazer 50% das suas necessidades diárias de vitamina C

Esse tipo de carambola também contém uma boa quantidade de cobre, que desempenha um papel no crescimento e manutenção adequados de várias células, incluindo as dos seus ossos, cérebro e coração.

Oferece quantidades menores de manganês, fósforo, potássio, magnésio, ferro e zinco também. Comer 100 gramas (cerca de 100 gramas) — ou cerca de quatro frutas — atenderá a 20% das suas necessidades diárias de cobre e de 2 a 6% da quantidade diária recomendada de outros nutrientes.

Acredita-se que a casca e a semente de rambutão sejam ricas fontes de nutrientes, antioxidantes e outros compostos benéficos. Embora algumas pessoas os comam, atualmente não são considerados comestíveis.

De fato, eles parecem conter certos compostos que podem ser tóxicos para os seres humanos.

Assar as sementes pode reduzir esses efeitos, e indivíduos de algumas culturas parecem consumi-los dessa maneira. No entanto, informações confiáveis ​​sobre o procedimento correto de torrefação estão indisponíveis no momento.

Até que mais seja conhecido, pode ser mais seguro evitar comer completamente as sementes.

O rambutão é rico em fibras, vitamina C e cobre e contém quantidades menores de outros nutrientes. Sua casca e semente também são cheias de nutrientes, mas geralmente consideradas não comestíveis.

Promove a Digestão Saudável

A carambola pode contribuir para uma digestão saudável devido ao seu teor de fibras.

Cerca de metade da fibra em sua carne é insolúvel, o que significa que ela passa pelo seu intestino não digerida.

Fibra insolúvel adiciona volume às suas fezes e ajuda a acelerar o trânsito intestinal, reduzindo assim a probabilidade de constipação

A outra metade da fibra é solúvel. Fibra solúvel fornece alimento para suas bactérias benéficas do intestino. Por sua vez, essas bactérias amigáveis produzem ácidos graxos de cadeia curta, como acetato, propionato e butirato, que alimentam as células do intestino.

Esses ácidos graxos de cadeia curta também podem reduzir a inflamação e melhorar os sintomas dos distúrbios intestinais, incluindo a síndrome do intestino irritável (SII), a doença de Crohn e a colite ulcerativa.

Pode Ajudar a Perda de Peso

Assim como a maioria das frutas, o rambutão pode prevenir o ganho de peso e promover a perda de peso ao longo do tempo.

Com cerca de 75 calorias e 2 gramas de fibra por 100 gramas, é relativamente baixo em calorias para a quantidade de fibra que fornece.

Isso pode ajudar a mantê-lo satisfeito por mais tempo, o que pode reduzir sua probabilidade de comer demais e promover a perda de peso ao longo do tempo.

Além disso, a fibra solúvel no rambutão pode se dissolver em água e formar uma substância gelatinosa no intestino que ajuda a retardar a digestão e a absorção de nutrientes. Também pode levar a um apetite reduzido e a uma maior sensação de plenitude.

Além disso, a carambola contém uma boa quantidade de água e pode ajudar a mantê-lo hidratado, o que pode impedir ainda mais o excesso de comida e ajudar na perda de peso.

Pode Ajudar a Combater Infecções

Essa fruta pode contribuir para um sistema imunológico mais forte de várias maneiras.

Para começar, é rico em vitamina C, que pode estimular a produção de glóbulos brancos que o corpo precisa para combater as infecções

Obter pouca vitamina C em sua dieta pode enfraquecer seu sistema imunológico, deixando-o mais propenso a infecções.

Benefícios da Carambola Rambutão
Benefícios da Carambola Rambutão

Além disso, a casca de rambutão é usada há séculos para combater infecções. Estudos em tubo de ensaio mostram que ele contém compostos que podem proteger seu corpo contra vírus e infecções bacterianas

No entanto, embora algumas pessoas comam a casca, geralmente é considerada não comestível.

Vários compostos encontrados na pele e casca do rambutão podem fortalecer o sistema imunológico e ajudar a combater as infecções.

Outros Benefícios Potenciais

A carambola pode oferecer benefícios adicionais à saúde — os mais pesquisados ​​incluem:

Pode reduzir o risco de câncer: Alguns estudos em células e animais descobriram que os compostos presentes no rambutão podem ajudar a prevenir o crescimento e disseminação de células cancerosas

Pode proteger contra doenças cardíacas: Um estudo em animais mostrou que extratos feitos de casca da carambola reduziram os níveis de colesterol total e triglicerídeos em ratos diabéticos

Pode proteger contra o diabetes: Estudos em células e animais relatam que o extrato de casca de rambutão pode aumentar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum e a resistência à insulina.

Carambola Rambutão Descascada no Prato
Carambola Rambutão Descascada no Prato

Apesar de promissoras, esses três benefícios adicionais estão geralmente ligados a compostos encontrados na casca ou nas sementes da carambola — os quais não costumam ser consumidos pelos seres humanos.

Além disso, a maioria desses benefícios só foi observada em pesquisas com células e animais. Mais estudos em humanos são necessários. De qualquer forma, é nítido que essa fruta possui muitos benefícios. Faça com que ela esteja em seu cardápio diário o mais rápido possível!

Veja também

Árvore Chorãozinho: Características, Fotos e Nome Cientifico

Aqui no Brasil, bem como em diversas partes do mundo, conhecer uma planta através de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *