Home / Plantas / Amarílis Beladona Falsa: Características, Nome Científico e Fotos

Amarílis Beladona Falsa: Características, Nome Científico e Fotos

Uma planta muito conhecida e apreciada, a amarílis beladona exige uma série de cuidados durante sua vida para que dê os resultados esperados, embelezando e perfumando os mais diversos ambientes.

Amarílis beladona (Amaryllis belladonna) é uma planta perene da família das amarilidáceas nativa do Cabo Ocidental, África do Sul. Levada à Europa no século XVIII, a planta é cultivada em regiões livres de geadas intensas para fins ornamentais, seja em jardins ao ar livre ou dentro de vasos em ambientes internos.

Amarílis Beladona Falsa: Características

Devido à sua beleza e charme, essa espécie foi exportada para vários destinos como Austrália, Chile, Cuba, México, Portugal e Estados Unidos.

Amarílis Beladona Falsa

No entanto, é curioso notar que o desempenho da amarílis em um jardim não diz muito a respeito de como a planta irá se comportar no jardim vizinho. A única maneira comum de conseguir flores é por plantar bulbos e esperar até que eles decidam florescer.

A beladona está no topo da lista de espécies de flores que podem ser consideradas “temperamentais”. É provável que um iniciante em jardinagem e um jardineiro experiente tenham os mesmos resultados com o cultivo dessa planta.

Entre os meses de floração, a planta apresenta grandes grupos de flores perfumadas de cor rosa claro em longos caules sem folhas.

Amarílis Beladona Falsa: Como Cultivar

Tenha um solo bem drenado para plantar sua amarílis e lembre-se de não deixar água em excesso no solo ou no vaso, principalmente em torno das raízes.

O cultivo da planta em vasos dentro de ambientes internos às vezes é recomendado, embora as chances de sucesso sejam menores e certamente o trabalho será maior do que se a amarílis fosse plantada em um jardim ao ar livre.

Caso planeje cultivar a planta em vasos, verifique se o solo se mantém seco ao longo do tempo pois, caso contrário, a beladona não mostrará sua verdadeira beleza. Seus bulbos podem apodrecer, suas flores podem ficar com uma aparência ruim ou podem nem mesmo abrir.

Fotos Amarílis Beladona Falsa

Existem duas fases da amarílis beladona que exigem cuidado. A primeira é o período de crescimento e a segunda é o período de descanso.

O melhor momento para começar a cultivar os bulbos é no final do inverno. Cada jardineiro recomenda uma profundidade de plantio diferente. A amarílis deve ser plantada de modo que só sua ponta fique à mostra.

Recomenda-se que o solo esteja bastante úmido no momento da floração, seja pela chuva ou por um sistema de irrigação por aspersão. Se for cultivar a beladona em vasos, disponha de um solo bem drenado e rico em nutrientes.

Rega da Flor

Não regue em excesso os novos bulbos e, à medida que eles crescem, forneça água ocasionalmente. Certifique-se de que o solo está seco antes de regar a planta novamente.

Será possível observar o primeiro crescimento da folhagem do início ao final da primavera. Os caules de floração aparecem subitamente alguns meses depois, da mesma forma que nas plantas Lycoris squamigera.

O caule reto pode atingir 30 centímetros de altura, seguido pelas lindas flores da amarílis. Se todas as flores não se abrirem de uma só vez, não estranhe. Elas são projetadas para florescer uma após a outra dentro de um período de 4 a 6 semanas.

Flor e Caule

A amarílis envia uma única flor para cada caule em um bulbo, o que culmina em uma belíssima floração completa. Quando essa época chega, o ar é perfumado com o cheiro delicioso das flores da planta.

Após o término do período de floração, a planta descansa. O ideal seria movê-la para dentro de casa durante o inverno para mantê-la fresca e seca, diminuindo gradativamente o fornecimento de água até que a estação das flores comece novamente. Os bulbos permanecem inativos durante o inverno, portanto não é necessário regá-los nesse período.

Não se deve mudar a amarílis de pote e de lugar com muita frequência. Isso pode nem mesmo ser preciso caso sua planta seja monitorada e bem cuidada.

Amarílis Beladona Falsa: Como Cuidar

A amarílis requer muita luz solar, água e calor durante o período de crescimento. Já durante o período de descanso, é preciso manter o ar e o solo frescos e secos.

Remova as folhas murchas e os caules gastos para dar uma aparência saudável à planta e permitir que novas flores cresçam maiores e mais bonitas. O melhor momento para fazer isso é quando o final do verão está próximo. Quando for apropriado, puxe ou corte delicadamente as partes escurecidas da planta.

Uma floração insatisfatória também pode ser consequência de uma dieta inadequada. É possível obter com jardineiros fertilizantes líquidos diluídos para plantas durante o estágio de folheação. Eles também podem ser aplicados com moderação conforme a amarílis cresce e se desenvolve.

Mantenha sua planta livre de ácaros, fazendo o controle por limpar as folhas e, ocasionalmente, borrifá-las com água caso o ar fique muito seco. Caso sua amarílis sofra um ataque total, opte por pesticidas naturais. Siga as instruções recomendadas pelo fabricante e pelo jardineiro para obter os resultados corretos.

A propagação da amarílis beladona pode ser bastante difícil. Às vezes, grandes bulbos produzem pequenos bulbos laterais. Uma opção é retirá-los e tentar cultivá-los. Coloque-os em vasos separados em solo rico e arenoso, regue-os e espere que eles cresçam. Você pode ter que esperar de 2 a 3 anos para ver algum resultado nesses bulbos.

A beladona também pode ser cultivada a partir de sementes frescas. As sementes variam em tamanho e são iridescentes como madrepérola. Quando as cápsulas nas quais amadurecem caem em um solo úmido, as sementes brotam na cápsula como as ervilhas brotam na vagem.

Amarílis Beladona Falsa: Curiosidades

As flores da amarílis beladona combinam bem com muitas outras flores devido aos seus delicados tons, permitindo que a planta se encaixe em uma ampla variedade de ambientes e propostas de decoração.

Ela é tida por alguns como o ornamento mais belo de sua estação e encanta diversos jardineiros, que preferem mantê-la por anos no jardim mesmo sem florescer, esperando que algum dia a amarílis dê o ar de sua graça.

Mas infelizmente, boa parte da informação disponível a respeito da beladona não é exata. Uma das razões é que há duas plantas com hábitos muito diferentes e ambas são chamadas de beladona. Além disso, os botânicos contemporâneos de Linnaeus já discordavam sobre os nomes corretos em latim para esses dois tipos de planta.

Uma grande parte do mundo conhece a beladona como Amaryllis belladonna. Porém, alguns especialistas a chamam de Brunsrigia rosea e ambas as nomenclaturas foram registradas em dicionários e catálogos.

Gostou do artigo? continue navegando no blog para ler mais e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Veja também

Goiabeira

Como Fazer a Muda da Goiaba?

Goiaba é uma fruta deliciosa e cheia de benefícios para a nossa saúde. O que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.