Home / Plantas / Árvore de Morango: Plantação de Pés de Morango e Dicas

Árvore de Morango: Plantação de Pés de Morango e Dicas

No post de hoje iremos falar um pouco mais sobre a famosa árvore do morango, também chamada de morangueiro. Mostraremos sua plantação, como cuidar e outras dicas. Continue lendo para aprender mais.

Características Gerais do Morangueiro

O morangueiro é o nome dado para todas as espécies, incluindo os híbridos e cultivares, que fazem parte do gênero Fragaria, e produzem a famosa fruta morango. São espécies em um conjunto bem grande, com várias silvestres. Existe no total 20 espécies nesse gênero que recebem a mesma nomenclatura de morangueiro. Em maior escala, elas são encontradas principalmente em zonas temperadas e sub-tropicais, apesar de também ser possível tê-las em outros tipos de climas.

Em cada espécie há algumas diferenças anatômicas, mas mesmo assim, essa classificação se baseia na quantidade de cromossomas. Basicamente existem 7 tipos básicos de cromossomas que todas as espécies os híbridos dela têm em comum. A maior diferença ocorre a partir do grau de poliploidia que cada espécie apresenta. Por exemplo, temos espécies diploides, o que significa que possuem 2 conjuntos de sete cromossomas básicos, ou seja, 14 cromossomas no total. Mas podemos ter as tetraploides, com 4 conjuntos de 7, resultando em 28 cromossomas no final; e também as hexaploides, octoploides e até decaploides, que vão resultando em multiplicações do mesmo tipo. De forma geral, como uma regra estabelecidade, o mais comum é que as espécies de morangueiro que mais possuem cromossomas, são maiores e mais robustas, consequentemente produzindo morangos de tamanho maior.

Veja a seguir a tabela da classificação científica do morangueiro:

  • Reino: Plantae (plantas);
  • Filo: Angiospérmicas;
  • Classe: Eudicotiledôneas;
  • Ordem: Rosales;
  • Família: Rosaceae;
  • Subfamília: Rosoideae;
  • Gênero: Fragaria.

Características Gerais e Informações Sobre o Morango

O morango, de forma científica chamado de Fraagaria, é um dos frutos da árvore morangueira, que faz parte da família das rosáceas. Entretanto, dizer que o morango é um fruto, é errôneo. Isso porque ele constituído por um receptáculo da flor original, e ao redor estão dispostos os frutos, que na verdade para nós é semente, sob a forma de grainhas. Sendo assim, podemos dizer que o morango é um fruto acessório agregado, basicamente a sua parte carnuda não vem do ovário da planta, mas sim do receptáculo que sustenta os ovários.

A fruta tem sua origem na Europa, e é um fruto rasteiro. A mais comum espécie de morangos é a fragaria, que é cultivada em muitas partes do mundo. Na culinária é muito visto principalmente em pratos doces, como sucos, sorvetes, bolos e geleias, mas também podem ser vistos em saladas e alguns outros pratos mais mediterrâneos e refrescantes. Nessa fruta nós encontramos diversos compostos que fazem bem para nosso corpo, tais como: as vitaminas A, C, E, B5 e B6; os sais mineiras Cálcio, Potássio, Ferro, Selênio e Magnésio; e flavonoides, um poderoso agente antioxidante. Perceba como esses elementos podem trabalhar em favor do nosso corpo a seguir.

Como Plantar, Cultivar e Dicas do Morangueiro

Para realizar o plantio de árvore de morango, você precisa antes analisar se terá as condições ideais para esse plantio. O local precisa ter uma boa incidência solar, para que ele tenha no mínimo 6 horas diárias de sol direto. A terra também deve ser bem escolhida, pois a planta não suporta nem terra seca, nem terra encharcada, ela deve estar sempre no meio. Além disso, precisa que o solo absorva bem a umidade, e que permita o escoamento da água, para não haver nenhum encharcamento. O pH do solo vai ser importante, principalmente porque os morangueiros preferem os que ficam entre 5.3 e 6.5, evitando passar desses dois extremos. O espaço que vai ser colocado precisa ser arejado, e longe de árvores grandes com raízes por perto, pois em contato as raízes do morangueiro podem apodrecer da umidade.

Após escolher o local de plantio, você já pode começar a preparar sua terra. Primeiro certifique-se que não há nenhum tipo de erva daninha, larvas ou até mesmo doenças que o solo pode ocorrer. A terra deve estar limpa e ter sido cultivada pelo menos um ano antes dessa nova plantação. Uma dica importante e que poucos sabem, é que os morangueiros nunca podem ser plantados em locais de solo que nos últimos 3 anos foi cultivado tomates, pimentões, berinjelas ou batatas. Isso porque as doenças nesses vegetais são bem mais comuns. Caso prefira, você também pode plantar o morangueiro em vasos no chão ou até os suspensos, em vasos de madeira.

A melhor época para realizar o plantio é entre o fim do verão e o fim do inverno, sendo mais cedo em regiões com temperaturas mais frias, e mais tarde em regiões que possuem temperaturais mais quentes. Em locais de clima temperado, é ideal o plantio durante a primavera. O plantio é realizado através de mudas advindas dos estolhos do morangueiro. O estolho é um caule rastejante que cresce às vezes e lança alguns brotos e raízes, para dar origem a novas plantas. Para isso, você corta os estolhos para retirar as mudas somente quando já estão bem desenvolvidas. O corte deve ser feito na metade do comprimento entre as mudas (brotos) a cada estolho. Normalmente espera até que os brotos tenham de 3 a 5 folhas para corta-los.

Há também uma outra forma de realizar a propagação do morangueiro, que é pelas sementes, porém é um método bem menos prático e utilizado. A questão de que as mudas oriundas das sementes serem diferentes das plantas progenitoras é um dos motivos para ser bem menos utilizado. Normalmente, é um método para quem quer obter novos tipos de morango. O cultivo de morangos mais gostosos e bonitos tem muita relação com a temperatura do solo, quanto mais fresco melhor. Para alcançar isso, é muito utilizado o sistema mulch, que é uma camada protetora no solo que preserva a umidade da terra, além de ajudar a controlar as ervas daninhas. Nessa camada pode-se utilizar palha.

Cultivo e Plantação do Morango

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre a árvore do morango, sua plantação de pés e também algumas dicas. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre morangos e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Origem da Flor Amarilis e História da Planta

O cultivo de flores está se tornando uma atividade cada vez mais comum no Brasil; …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *