Home / Plantas / Quais as Características do Caule do Bambu?

Quais as Características do Caule do Bambu?

O bambu é uma planta que vem ganhando cada vez mais fama ao redor de todo o mundo principalmente porque seu crescimento é extremamente acelerado e atualmente ele é considerado como a planta que cresce mais rápido em todo o mundo, o que faz dele um atrativo para agricultores.

Dessa forma, os estudos sobre essa planta também estão se tornando cada vez mais intensos, justamente porque quanto mais se estuda um ser vivo mais informações se tem sobre ele e, consequentemente, mais coisas podemos fazer com aquele ser vivo.

Porém, a grande verdade é que não devemos estudar apenas as características gerais da planta pois isso é algo superficial, mas na verdade devemos estudar um pouco mais assuntos específicos que muito provavelmente farão com que os estudos rendam ainda mais

Portanto, neste artigo vamos falar ainda mais informações interessantes especificamente sobre o caule do bambu, já que esse é um tema muito importante para que a gente consiga entender detalhes mais específicos sobre essa planta.

Qual O Tipo De Caule Do Bambu?

Antes de entendermos exatamente como é o caule do bambu de maneira geral, precisamos primeiro entender qual é o tipo de caule que ele possui, já que na natureza temos diversos tipos de caules diferentes e, por esse motivo, cada um dos tipos de caule possui diferentes características também.

Quando falamos especificamente sobre o bambu podemos dizer que o caule é essencial para que ele consiga transportar os seus nutrientes pela planta e, consequentemente, crescer bem mais rápido do que cresceria se o seu caule estivesse debilitado, por exemplo.

Caule Do Bambu
Caule Do Bambu

Além disso, é importante ressaltar que o caule é extremamente importante para o processo de fotossíntese, responsável direto por dar maior energia para as plantas e também por fazer com que elas cresçam mais saudáveis e de maneira mais acelerada com o passar do tempo.

Assim, uma planta com o caule debilitado precisa ser sempre podada para que no fim das contas ela possa crescer da maneira que é essencial para a espécie, e é por isso que a poda também é um processo tão importante.

Nos tipos de caule da natureza temos: os troncos, os estipes, os colmos e os trepadores. Quando falamos em bambus estamos falando especificamente sobre os colmos, e o motivo disso vamos ver no próximo tópico.

Portanto, agora que você já sabe que o caule do bambu é do tipo colmo, vamos ver mais informações sobre como o colmo é.

Os Colmos – Características

O colmo é um dos 4 tipos de caules que temos presentes na natureza nos dias atuais, e ele é caracterizado e também lembrado justamente por se tratar do tipo de caule que diz respeito ao bambu.

A verdade é que o colmo não é o tipo de caule que pode ser encontrado apenas no bambu, mas pode ser encontrado em muitas outras espécies também, dentre elas duas espécies muito famosas em todo o mundo e principalmente no Brasil: a cana de açúcar e o milho.

No caso da cana de açúcar e do milho podemos dizer que o colmo é um pouco diferente, já que ele é chamado pelos cientistas de “cheio”.

Colmos
Colmos

Enquanto isso, o colmo do bambu tende a ser chamado pelos cientistas de “vazio” e por isso, apesar de estarmos falando do mesmo tipo de caule, eles sofrem algumas diferenciações entre si.

Além de tudo isso, podemos dizer que esse tipo de caule se caracteriza pela não presença de ramificações que são diferentes dos caules do tipo estipe porque são divididos em diversos gomos, assim como podemos ver principalmente no bambu que possui uma divisão bem visível.

Logo, podemos caracterizar os colmos como um tipo de caule muito presente em nosso país!

Utilidade do Caule

Agora que já estudamos tudo o que há de mais importante sobre o caule do bambu, é interessante que a gente também saiba exatamente para que esses caules servem, afinal; já que de nada adianta saber todas as características dele mas não entender exatamente para que elas servem.

Por isso, vamos listar agora algumas utilidades que podemos perceber nos caules.

Três Caule de Bambu
Três Caule de Bambu
  • O caule é o que dá sustentação para a planta. Isso basicamente significa que ele é responsável por segurar suas folhas e frutos e com isso fazer com que ela fique em pé;
  • Ele também é o que conduz a seiva (rica em água e sais minerais para a planta) de modo que funcione como uma espécie de canudo, já que ela é adquirida pela terra mas precisa passar por toda a planta e então chegar ao topo;
  • Podem ser chamados de subterrâneos, aquáticos ou aéreos, e isso por conta de cada uma das funções que ele pode ter;
  • Ajuda no processo de fotossíntese.

Logo, essas são algumas das utilidades do caule que mostram justamente como essa parte da planta é essencial para o funcionamento de todo o resto.

Resumo Sobre O Caule

Agora que já vimos tudo sobre o caule, vamos fazer um resumão para que você consiga entender tudo o que há de mais importante sobre essa parte da planta.

Em primeiro lugar, devemos lembrar que existem 4 tipos diferentes de caule: colmo, tronco, estipe e trepador, e todos eles estão persentes em diferentes espécies de plantas.

Em segundo lugar, é importante saber que o tipo de caule encontrado no bambu é chamado de colmo, e ele pode ser um colmo cheio (como no caso do milho e da cana de açúcar) ou um colmo vazio (como no caso do bambu).

Em terceiro lugar, devemos saber que o colmo se caracteriza pela falta de ramificações e também pela presença de gomos que o dividem, assim como podemos observar principalmente no bambu.

Portanto, esse é um breve resumo que você deve levar em consideração na hora de estudar mais sobre caules para que não se esqueça de nenhuma parte importante.

Quer aprender ainda mais informações de muita qualidade e interessantes sobre outros assuntos da Ecologia? Sem problemas, sempre temos artigos diversos para você! Leia também: O Que é um Solo Ácrico? Como Reverter essa Condição?

Veja também

Ficha Técnica da Sálvia Ananás: Raiz, Folhas e Caule

O sálvia ananas, também conhecido como Sálvia Elegans (nome científico), é um remédio medicinal usado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *