Home / Plantas / Pode Comer Cacto? Quais Tipos São Comestíveis?

Pode Comer Cacto? Quais Tipos São Comestíveis?

O que São Cactos?

Cactos são plantas da família das suculentas, famosos pela praticidade em seus cuidados e por armazenar uma grande quantidade de água em suas folhas e estrutura. Sua composição é de 90% de água e não precisam de regas constantes  uma vez por semana no verão e uma vez por mês no Inverno são suficientes.

Os cactos são facilmente encontrados em lugares desérticos e convivem bem com o Sol de forma constante. Na realidade, temperaturas abaixo de 15º graus são agressivas para eles e muitos não resistem em épocas de Outono e Inverno.

Cacto caseiro - como cuidar
Cacto caseiro – como cuidar

Essas plantas ganharam o coração dos decoradores e arquitetos de casas pequenas para detalhes internos como varandas, mesas e para serem colocadas sobre mobiliários. As maiores ficaram famosas compondo jardins junto com flores mais coloridas como orquídeas, rosas, girassóis, entre outras.

As maiores podem ser inseridas junto a cercas e além de dar uma visualização mais moderna, seus espinhos também ajudam a afastar animais e insetos indesejados. Seus espinhos na realidade são suas folhas que não tiveram água suficiente e se adaptaram dessa forma para reprodução e sobrevivência em locais que a plantação e presença de flores não são tão comuns.

Que os cactos conquistaram a arquitetura nos dias de hoje, todo mundo já sabe, porém, segundo pesquisadores e cientistas os cactos podem também ser uma solução no que se refere a alimentação, já que a diminuição de habitats naturais que serviriam para plantações, entre outros problemas climáticos é muito comum atualmente. Mas será que isso é realmente possível? Veja abaixo nos tópicos no Mundo Ecologia.

Cactos São Comestíveis?

Que os cactos são plantas surpreendentes isso já sabemos! Com todas as evoluções para sobrevivência, ainda participar de lares compondo beleza e praticidade são características únicas quando falamos de flores e plantas.

Mas será que eles também são comestíveis? Em sua maioria não. Porém descobertas recentes descobriram que o Nopal, encontrado no México de forma abundante, até anos atrás era considerado uma erva daninha e mal vista na agricultura sendo desvalorizada, na realidade é comestível e nutritiva. Passou a ser utilizada em meio ao feno, entre outros ingredientes para alimentar gados em épocas de grande seca.

Essas folhas tem a casca dura e tem o sabor similar do quiabo e vagem. No caso podem ser consumidas cruas, cozidas, junto com proteínas em pratos principais ou entradas. Em algumas regiões da Europa, o Nopal é considerado até mesmo um ingrediente gourmet.

Frutas de Cactos comestíveis
Frutas de Cactos comestíveis

Embora seja duro por fora, por dentro ele é macio e muito úmido. Segundo as informações, a alta retenção de água faz com que gados e outras espécies sobrevivam melhor em tempos mais áridos e quentes, pois além de suprir a demanda como alimento sólido, também compõe os pedidos de água já que 90% de suas folhas são compostas com esse ingrediente.

Quando pensamos em aquecimento global, climas secos, industrialização crescente em que os habits naturais e animais tem entrado em extinção, os cactos se tornaram alimentos e plantas essenciais para sobrevivência até mesmo da espécie humana ao longo dos séculos. Embora, alguns países junto com suas ONG’s façam um trabalho forte quando se trata de preservação, não se sabe ao certo quanto tempo os danos possam ser revertidos e por isso ter um plano B é essencial.

Os Frutos dos Cactos São Comestíveis?

Além do Nopal, a única espécie de cacto que possui folhas comestíveis, existe outros tipos de cactos que possuem frutos que além de serem utilizados para consumo, ainda são muito gostosos, saborosos e nutritivos. Veja abaixo alguns deles:

  • Cacto Orquídea: possui flores lindas na cor branca, amarela, vermelha, salmão ou rosa choque. Passam a maior parte do ano sem chamar muita atenção, porém, na Primavera quando suas flores saem, é impossível não prestar atenção. Embora suas flores sejam marcantes, tem a duração de no máximo 5 dias. Seu fruto é macio, vermelho e lembra um kiwi. Ele é lindo também, mas, seu gosto não é muito agradável.
Cacto Orquídea
Cacto Orquídea
  • Cacto Opuntia: também são plantas do tipo Nopal e como vimos anteriormente, suas folhas são comestíveis. Mas, os frutos dessa espécie também são, conhecidos como Figos da Índia. Possuem miolo vermelho e uma casca laranja, geralmente aparecem na primavera. Podem ser ingeridos cru, ou cozidos. Como possuem um gosto mais doce podem ser colocados como ingredientes para geleias, licores e doces como tortas.
Cacto Opuntia
Cacto Opuntia
  • Cacto de Pera Espinhosa: como o próprio nome diz, a fruta lembra uma pera com espinhos, possui uma polpa bem carnuda e suculenta e embora seja comum na América do Sul e América do Norte principalmente no México  se tornou famosa quando chegou a Itália junto de pratos requintados assim como as comidas típicas que levam o Nopal. Além de serem comidos crus, também podem ser ingeridos em sucos, doces e são uma excelente opção para serem plantados em climas secos.
Cacto de Pera Espinhosa
Cacto de Pera Espinhosa

O Cacto é Nutritivo?

Mas se arriscar e se aventurar no mundo culinário ingerindo ingredientes não tão comuns ao nosso paladar como cactos, vale realmente a pena ou são apenas um paliativo para que em casos extremos as pessoas e animais não morram de fome?

Segundo algumas teorias e estudos, os cactos além de serem uma solução de problemas para o aquecimento global, também são muito nutritivos e possuem muitas funções saudáveis como:

Cactos Curiosidades
Cactos Curiosidades
  • Antioxidante: que ajuda na acumulação de radicais livres, além de ajudar na desintoxicação do corpo humano.
  • Problemas gástricos: além de conter muitas fibras que ajudam a regular o intestino, os cactos também normalizam o PH natural do estômago, evitando úlceras e gastrites.
  • Possui vitaminas: Vitaminas C que ajudam na imunidade, vitamina E e ferro também estão presentes nas estruturas do cacto Nopal e os frutos de outras espécies de cactos.
  • Diabetes: algumas sementes como do Cacto Opuntia ajudam a controlar a glicose no sangue, sendo um excelente tratamento para pessoas com diabetes.
  • Obesidade: não contém absolutamente nada de gordura e pela quantidade de fibras ajuda a saciar a fome e comer menos, sendo uma opção para compor saladas para quem está de dieta ou quer se manter saudável.

Bom, depois de tantas qualidades e soluções, fica difícil resistir ao cacto Nopal e algumas frutas da espécie! Caso tenham oportunidade, experimentem e não deixem de mandar seu comentário sobre o que achou dessas iguarias.

Veja também

Qual a Altura do Bambu? Quantos Metros Eles Podem Chegar?

Como vimos em artigos no mundoecologia, existem tantos tipos diferentes de bambus, acrescentados que se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *