Home / Plantas / Bulbo De Dália E Como Semear A Planta Para Crescer Rápido

Bulbo De Dália E Como Semear A Planta Para Crescer Rápido

Dália é mais que o nome de uma simples flor. É um segmento da botânica que abrange diversas espécies. Entre elas, há diferentes tamanhos, cores e formatos. Porém, todas têm algo em comum, a beleza exuberante e majestosa dessas flores. Essa beleza é utilizada para diferentes fins como arranjos florais, enfeites, presentes, ou uma simples flor para ser o destaque de um jardim.

Informações Gerais Das Dálias

A Dália é uma planta herbácea, isso é, seu caule é maleável e não lenhoso. Sua altura pode chegar a 2 metros na fase adulta, mas são tantas variedades que há algumas espécies que chegam somente a 50 centímetros. A versatilidade dessa planta fez com que, mesmo dentro da mesma família, haja diferentes características. Sua florescência acontece no fim da primavera. É uma planta nativa do México. Um botânico sueco foi o responsável por exportar essa planta e leva-la para a Europa, onde foi muito estimada, utilizada pela realeza e muito negociada.

No geral, existem mais de 2000 espécies diferentes de dálias. Cada uma com suas singularidades. Cores diferente, cheiros diferentes, crescimento e evoluções diferentes, enfim. Ao plantar uma semente de dália, ao invés de seus bulbos, é aguardar por uma surpresa.

É uma planta perene, gosta de sol, dificilmente há floração na sombra ou dentro de casas ou escritórios. Mas jardins e quintais são os locais preferidos para que ela se abra e receba a luz solar.

Suas flores são grandes, cheias de pétalas e arredondadas, isso independe da espécie. Conhecendo uma dália, você provavelmente saberá distinguir qualquer outra, mesmo com tantas diferenças entre elas, sua beleza é única.

Bulbo de Dália

As raízes das Dálias são diferentes das raízes normais e ramificadas que conhecemos. A dália desenvolve uma parte subterrânea chamada de bulbo ou tubérculo. Para ser mais específico e para que entenda melhor, esse bulbo assemelha-se a uma batata.

O tubérculo ou bulbo são o que permite também a rápida reprodução das dálias. Esse bulbo também armazena amido, água, e nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das plantas.

Bulbo de Dália
Bulbo de Dália

Eles também são a causa dessa planta ser resistente. Diferente de raízes que absorvem nutrientes e redirecionam para a planta imediatamente, o bulbo é capaz de armazenar e enviar o necessário para a sobrevivência das dálias.

Como Semear Dália: Crescer Rápido

A dália é conhecida por ser uma das plantas mais fáceis e simples de serem plantadas, mantidas e manuseadas. Algumas flores combinam beleza com delicadeza, sendo ao mesmo tempo belas, frágeis e sensíveis. As dálias são o contrário. Sua beleza é inconfundível e sua resistência não se altera. É uma flore versátil e adaptável.

As dálias têm três tipos diferentes de propagação. Uma delas é através de bulbos, as batatas já citadas anteriormente que formam suas raízes. A outra é através das mudas, que crescem ao longo do seu desenvolvimento como ramos. E a outra através do plantio de suas sementes.

As sementes podem ser adquiridas em casas de ração, mercados, floriculturas, casas de paisagismo, são mais fáceis de encontrar e custam torno de cinco reais. Mudas e bulbos podem ser compradas somente em casas de paisagismo ou pomares, ou retiradas de plantas já desenvolvidas.

Dália Semeada no Vaso
Dália Semeada no Vaso

Escolhendo por mudas ou bulbos é possível escolher também a cor desejada. Porém plantando não é possível escolher podendo nascer qualquer cor.

O plantio dos três modos é simples. Veja:

Crescimento Rápido Da Dália

  • Local: Todas as plantas precisam da luz solar, alguma se desenvolvem bem na sombra, outras podem ser feridas com os raios solares, porém, a dália, precisa de luz direta do sol. Escolha lugares abertos como quintais, canteiros ou jardins, que recebam luz direta solar, pelo menos por algum período do dia. O plantio também pode ser feito em vasos, mas alterne entre Sol e meia sombra para o bom desenvolvimento e florescência da planta.
  • Solo: A Dália se adapta a vários tipos de solo, mas para proporcionar um bom crescimento e desenvolvimento da sua planta, separe um solo arenoso, com nutrientes, bem drenado e com adubação necessária. Para a drenagem, pode usar pedras no fundo do vaso ou local escolhido para o plantio das dálias.
  • Plantio: misture a terra separada com areia, adubação orgânica e então faça um buraco de 15 centímetros para plantar a dália. Seja sementes, bulbo ou mudas, pode plantar no buraco e cobri-lo com terra. No caso dos bulbos, os deixe 2 centímetros fora do buraco. Em casos das mudas deixe no mínimo 7 centímetros afundado e o restante para fora.
    Dália Rubra
    Dália Rubra
  • Rega: A Dália é uma planta resistente. Precisa de rega moderada, porém não é uma planta tão exigente em relação à água. Semanalmente, cheque as condições do solo. Analise também o clima do local onde ela está plantada. Se sua cidade tiver um clima muito seco, regue moderadamente, se sua cidade tiver um clima úmido, pode diminuir a frequência de regas. De qualquer forma, o segredo para saber se a dália precisa ou não de água, é sempre analisando o solo. Caso ele esteja muito seco pode regar.
  • Propagação: O plantio por sementes tende a ser mais demorado do que os outros métodos. A muda é o meio mais rápido para obter os primeiros botões. Como já citado, pode-se obter uma muda retirando de um ramo de uma dália desenvolvida. Seu primeiro botão pode aparecer em torno de seis meses. Em caso de bulbos, pode demorar cerca de um ano.
  • Cuidados: Esteja sempre atento à poda dessas plantas, retire ramos, folhas e flores que já estejam secas ou murchas. Isso vai revigorar e direcionar a energia para a florescência e crescimento da sua planta. Quando ela estiver crescendo, sempre precisará de estacas que acompanho seu crescimento. Isso porque suas folhas são grandes e pesadas, e seu caule pode não aguentar. Para isso, a mantenha sempre presa a uma estaca ou bambus. Assim ela atingirá seu maior tamanho possível E será mais resistente a rajadas de vento.
    Portanto, o crescimento e florescência mais rápidos que você pode alcançar serão por meio de bulbos ou mudas. Com os cuidados corretos, se tiver mais paciência, as sementes também podem ser uma boa escolha, além de contar com a surpresa de sua floração.

Veja também

Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

As plantas e flores têm diversos usos possíveis na civilização mundial, havendo diferentes formas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *