Home / Plantas / Quais As Contra Indicações do Gengibre e Malefícios?

Quais As Contra Indicações do Gengibre e Malefícios?

O gengibre é uma raiz que vem se tornando cada vez mais famosa com o passar do tempo, o que faz com que ela seja utilizada a todos os momentos para diversas finalidades diferentes, principalmente porque no Brasil o costume de utilizar plantas para diversos tratamentos é algo muito comum.

Porém, é sempre importante lembrarmos que tudo no mundo possui contraindicações e até mesmo malefícios que muitas vezes não percebemos, e é por isso que devemos estudar também o lado ruim de tudo o que consumimos, já que conhecimento é poder.

Apesar de ser muito benéfico para as mais diversas finalidades, o gengibre não é indicado para todas as pessoas e ao mesmo tempo pode apresentar alguns malefícios quando consumido em excesso, o que é muito comum já que as pessoas se animam com a ideia de utilizá-lo para muitas finalidades diferentes.

Portanto, neste artigo iremos falar especificamente sobre o gengibre. Continue lendo o texto para saber quais são as contra indicações do gengibre e também quais malefícios ele pode apresentar para o corpo.

Contraindicações do Gengibre

Antes de mais nada, vamos estudar um pouco mais sobre as pessoas que não devem consumir o gengibre, antes de estudarmos quais são os malefícios de o consumirmos em excesso.

Por isso, preste bastante atenção à lista pois algumas dessas pessoas podem consumir o gengibre desde que em quantidades pequenas e na dose máxima correta.

  • Pacientes que usam remédios anticoagulantes

Os remédios coagulantes obviamente trabalham no processo de evitar a coagulação do sangue, e é exatamente por isso que eles não podem ser utilizados junto com o gengibre. Isso porque o gengibre também possui essas propriedades, e por isso quando os dois se unem isso pode gerar uma hemorragia na pessoa.

  • Grávidas

Muito se fala sobre grávidas poderem ou não consumir o gengibre, e a verdade é que elas podem, desde que a quantidade esteja dentro do recomendado para que não existam riscos. Nesse caso, as grávidas podem consumir até 1g de gengibre por kg corporal, ou seja, no caso de uma pessoa de 80kg ela pode consumir até 80g de gengibre.

  • Pessoas com pressão alta

Pessoas com pressão alta que necessitam de remédios para regular a pressão precisam conversar com o médico sobre o consumo de gengibre, já que em alguns casos o remédio e o gengibre se interferem, causando alterações na pressão.

Logo, essas são as 3 principais contraindicações do gengibre, e por isso é importante estar sempre atento.

Malefício 1 – Dor de Estômago

Dor de Estômago
Dor de Estômago

Diversas pessoas com problemas de estômago querem consumir gengibre mas não têm certeza se essa é a melhor coisa a ser feita, já que algumas pessoas dizem que o gengibre acaba causando problemas no estômago com o passar do tempo.

A verdade é que o gengibre é um alimento claramente forte que aumenta a acidez  do estômago, e assim como muitos outros alimentos fortes, ele não pode ser consumido em excesso, principalmente por pessoas que apresentam gastrite e outros problemas desse tipo.

Dessa maneira, o gengibre pode sim ser consumido por quem tem dores de estômago, mas isso deve ser feita de maneira bem consciente, nunca em excesso. Além disso, as pessoas são diferentes umas das outras, e se você consumir pouco gengibre e já ficar com dor de estômago, isso basicamente quer dizer que é melhor não consumir.

Portanto, agora você já sabe que tudo irá depender da dose de gengibre que você consome, mas se consumido de maneira exagerada um dos malefícios que o gengibre apresenta é exatamente dores de estômago e, consequentemente, desconforto abdominal.

Malefício 2 – Problemas nos Rins

Problemas nos Rins
Problemas nos Rins

O gengibre é sim muito bom para o nosso organismo, mas ao mesmo tempo ele possui alguns elementos que devem ser consumidos em poucas quantidades para que o funcionamento do corpo permaneça como é o esperado.

Muitas pessoas podem até não saber disso, mas o gengibre é um alimento muito rico em potássio, que é excelente para o corpo, mas quando é consumido em excesso tende a causar alguns problemas no organismo.

Dessa maneira, o gengibre pode acabar causando uma sobrecarga nos rins caso a pessoa não tenha um organismo forte o suficiente para processar todo o potássio que está sendo consumido, o que pode ser um problema e gerar até mesmo pedras nos rins.

Assim, é interessante perceber que pessoas com problemas renais têm uma pré-disposição ainda maior a ter problemas nos rins quando consomem o gengibre, e por isso essa pode ser vista como uma outra contraindicação do uso dessa raiz, mesmo que muitas pessoas ainda não tenham conhecimento disso.

Portanto, é importante estar sempre atento a isso e, caso você seja uma pessoa viciada em gengibre, é importante fazer exames periódicos para ver se o nível de potássio no seu sangue não está muito acima do esperado para uma pessoa normal, o que seria sim preocupante.

Malefício 3 – Perda de Peso

Perda de Peso
Perda de Peso

O gengibre pode ser considerado um alimento termogênico, o que significa basicamente que ele faz as pessoas queimarem calorias por meio da aceleração do metabolismo e, consequentemente, do aumento de temperatura corporal.

Porém, isso nem sempre é algo bom. Muitas pessoas lutam para ganhar peso até mesmo por necessidades de saúde, e nesse caso o gengibre pode ser uma pedra no caminho de quem está tentando ganhar massa muscular, atrasando muito os progressos.

Por isso, não se recomenda que o alecrim seja consumido em grandes quantidades por pessoas que querem ganhar peso, já que ele está indo justamente contra essa intenção e pode até mesmo desanimar por atrasar os ganhos de massa muscular.

Logo, esse é um outro malefício que o gengibre apresenta, apesar de possuir muitos benefícios que podem ser levados em consideração por quem está no processo de ganho de massa muscular.

Gostou deste artigo e quer ler outros parecidos com esse, mas não sabe onde procurar por textos assim? Sem nenhum problema, já que aqui no Mundo Ecologia temos diversos textos informativos sobre os mais diversos assuntos. Por isso, confira aqui em nosso site: Gengibre Faz Mal para Os Rins? Coração? Estômago? Pressão?

Veja também

Como Germinar Sementes de Peônias? Passo a Passo

Com ampla distribuição nas porções temperadas do Hemisfério Norte, as peônias são vegetais correspondentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *