Home / Plantas / Como Cuidar da Verbena, Fazer Mudas e Podar

Como Cuidar da Verbena, Fazer Mudas e Podar

Hoje vamos te ajudar a cuidar da sua Verbena, por isso fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante.

Essa é uma flor delicada e muito charmosa, ela passa a maior parte do ano com muitas flores, têm o ciclo de vida longo e atrai muitos insetos polinizadores.

É importante saber que ela pode tolerar bem regiões de clima quente. Elas podem ser encontradas em diversos tamanhos e muitas cores também, elas podem alcançar até quase 2m de altura, por isso é uma planta de médio a grande porte. Mas existem algumas variedades que não crescem assim, são do tipo cobre solo. As flores surgem em cachos que parecem ter sido desenhados a mão de tão lindos.

Algumas subespécies de Verbena podem ter uma duração de vida mais curta, e por isso são consideradas anuais, elas geralmente florescem lindamente já na primeira temporada.

Algumas dessas plantas anuais quando plantadas em forma de sementes podem não tolerar climas muito úmidos e quentes. Elas ficam lindas em vasos de chão, vasos suspensos e em pequenos jardins.

Como Cuidar da Verbena, Fazer Mudas e Podar

Campo de Verbena
Campo de Verbena

Você pode utilizar as sementes dela para plantar uma nova Verbena, basta seguir com alguns cuidados.

Para transplantar a verbena, escolha um local ao ar livre e um clima acima de 15ºC especialmente durante a primavera, quando não tem mais risco de geadas.

Escolha e prepare bem o local escolhido para plantar sua verbena. Ela precisa receber o sol pleno. Escolha um solo com boa drenagem. Evite solos com uma porcentagem alta de de argila, pois eles seguram muita água e podem apodrecer as raízes da sua planta.

Uma dica interessante para plantar a sua Verbena é manter o solo sempre bem úmido para que as plantas possam se desenvolver bem e com qualidade.

Uma curiosidade para ajudar a estimular a ramificação das plantas é no período de plantio apertar com os dedos as pontas de cada galho, assim você terá uma planta ainda mais abundante.

Para cuidar bem da sua planta, na época de florescer ofereça água ao menos uma vez na semana, especialmente se na última semana não choveu muito.

Geralmente no verão é comum que a quantidade de flores seja menor, para ajudar você deve podar a planta por inteira, mais ou menos ¼ do seu tamanho. Depois disso capriche na água. Depois de 2 a 3 semanas a planta deve começar a brotar novamente. 

O fertilizante deve ser aplicado em meados da primavera e também no final da estação, e depois do corte também.

Você pode podar a Verbena também no outono, uma poda leve vai ajudar para que ela fique com uma aparência melhor, não exagere na poda até que chegue a primavera, pois é nessa estação que brotos novos começam a surgir. É possível que naturalmente essas plantas sejam semeadas novamente no seu jardim, com a ajuda do vento e dos animais.

Como Fazer Mudas de Verbena

A verbena pode brotar o ano todo, embora tenha uma vida curta, elas podem enfeitar o seu jardim pelo período de 2 a 3 anos. Na primavera separe os aglomerados.

No fim do verão e no começo ou outono faça alguns pequenos cortes no caule. Retire as folhas da parte de baixo. Coloque então dentro do hormônio de enraizamento e depois plante com cerca de 2 cm de profundidade, pode ser um vaso, e mantenha o solo úmido. Depois coloque esse vaso em um local que bata bastante sol.

Para propagar através de sementes, basta guardá-las no outono e depois plantar entre o outono e a primavera.

Espécies de Verbena

Mucamba – Esta espécie pode alcançar 1,5m de altura, as flores se dão em pequenos cachos, eles são delicadas de coloração lilás. Elas têm um ciclo de vida longo, mas as flores duram pouco tempo e se auto semeiam. Por isso são consideradas plantas invasoras em alguns locais.

Verbena do Pântano – Elas se parecem com a mucamba acima, também podem chegar a medir 1,5 de altura. As suas flores têm uma coloração mais escura, azul puxado para o violeta. Ela suporta bem climas frios e úmidos.

Erva – arame – Esta espécie tem uma caule subterrânea que cresce de forma horizontal, para todos os lados, cobrindo realmente  o solo. Essa é uma espécie que resiste à seca. Não cresce mais do que 30 cm de altura, a sua floração é delicada e de coloração cor de rosa.

Verbena tenuisecta azul escuro – Esta espécie tem folhas bem delicadas e finas, elas não crescem muito. A maioria das variedades desta espécie na verdade são híbridas com outras. A verbena tapien por exemplo, tem suas folhas recortadas em volta e possui flores bem delicadas de muitas cores que a deixam ainda mais bonita, isso ocorre do começo do verão até que comece a gear. Elas são bem resistentes a um parasita chamado oídio. Elas passam boa parte do ano bem floridas, tem um aroma bem gostoso e uma coloração rosa/lilás.

Verbena Rosa – É uma planta baixa, do tipo rasteira e toleram muito bem a falta de água e o calor, elas passam todo o verão cheia de flores.

Verbena Roxa da Herdade-  Essa tem muitas flores de coloração roxo escuro. 

A flor de macieira possui flores maiores e bem bonitas, elas tem uma coloração rosada e o miolo branco. 

Verbena vermelha de taylortown – Essa possui flores graciosas na cor vermelha.

Camaradinha – Uma planta muito comum em jardins. Quando o clima fica muito quente, é comum que elas desapareçam.

Texas Rose –  Essas flores delicadas tem uma coloração rosa puxada para o vermelho.

Princesa Azul –  São flores delicadas e azuis.

Geada de orquídeas da Toscana – São flores imponentes cor de rosa.

Lúcia – Lima – É do tipo arbustiva e tem uma aroma delicioso de limão. Elas ficam lindas em jardins, ela é uma erva muito utilizada para aromatizar diversos pratos na cozinha.

Veja também

Plantar em Vasos

O Que é Bom para Plantar em Casa?

Se você gosta de plantas em geral e tem o desejo de plantas em casa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.