Home / Plantas / Gengibre Faz Mal para Os Rins? Coração? Estômago? Pressão?

Gengibre Faz Mal para Os Rins? Coração? Estômago? Pressão?

É de conhecimento geral que o povo brasileiro tem a tendência a procurar tratamentos caseiros com frequência, principalmente porque herdamos dos povos indígenas e também dos povos africanos o costume de utilizar alimentos para os mais diversos tipos de tratamento, principalmente aqueles com finalidade estética e medicinal.

Dessa maneira, é sempre interessante pesquisar novas formas de se cuidar por meio de produtos naturais, e a internet está cheia de informações com relação a esses assuntos, já que a todos os momentos novos tratamentos caseiros surgem para aqueles que querem estar sempre bem informados.

Porém, a grande verdade é que existe um lado negativo disso tudo: muitas pessoas acabam por não pesquisar as receitas direito e, podem ou consumir em excesso o alimento, ou então consomem alimentos que não possuem o efeito que as pessoas informam, o que é algo muito ruim para o corpo.

Atualmente o alimento da vez que está sendo falado por todos é o gengibre, porém, ao mesmo tempo algumas pessoas levantam o questionamento se ele faz mal ou não para algumas partes específicas do corpo, como por exemplo o estômago e até mesmo os rins.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira específica sobre o efeito do gengibre. Continue lendo para saber se ele faz mal para o coração, rins, estômago ou até mesmo se ele tem o poder de alterar a pressão do seu corpo.

Gengibre Faz Mal Para Os Rins?

O primeiro questionamento levantado pelas pessoas que querem consumir o gengibre (principalmente com água) todos os dias é: o gengibre faz ou não faz mal para os rins, afinal?

A verdade é que essa resposta seria: depende. Isso porque tudo consumido em excesso faz mal, até mesmo o alimento mais natural do mundo, e até mesmo a água potável que consumimos todos os dias.

Dessa maneira, podemos dizer que o gengibre possui diversas propriedades excelentes para o funcionamento do nosso corpo, mas quando consumido em excesso ele pode sim acabar afetando os rins de alguma maneira, principalmente no caso de pessoas que possuem problemas renais antes de começara a consumir o gengibre.

Isso porque o gengibre é um alimento muito rico em potássio, o que pode ser algo bom para algumas pessoas e ruim para outras; a explicação é simples: um excesso de potássio no corpo pode acabar por sobrecarregar os rins, o que resulta sim em problemas renais.

Portanto, isso não significa que você não deve consumir o gengibre, mas sim que esse consumo deve ser feio de maneira consciente e sem excessos.

Gengibre Faz Mal Para O Coração?

Um outro questionamento muito recorrente entre as pessoas que consomem gengibre com frequência é: afinal, o gengibre faz mal para o coração ou não? E essa pergunta vem ganhando cada vez mais força com a internet, já que por meio dela toda informação se espalha muito rapidamente.

Esse questionamento se levantou principalmente após algumas pesquisas mostrarem que produtos termogênicos não deveriam ser consumidos por pessoas que possuem problemas de coração, já que isso poderia acabar gerando problemas no corpo a médio e longo prazo.

Foto de Chá de Gengibre
Foto de Chá de Gengibre

Assim, por se tratar de um termogênico natural fica claro que as pessoas possuem a dúvida se o gengibre faz ou não faz mal para o coração quando consumido com frequência.

A verdade é que, quando consumido por pessoas que não possuem problemas no coração, o gengibre é excelente para o corpo e pode sim ser consumido com frequência pois não há riscos de que ele desenvolva nenhuma doença por si só.

Porém, pessoas que possuem problemas no coração ou pré-disposição para tal devem consumir o gengibre de maneira moderada. Isso não significa que você não pode consumir gengibre; assim como dissemos anteriormente, isso apenas significa que você deve consumi-lo de maneira mais controlada para que não haja sobrecarga no coração.

Portanto, agora você também já sabe se pode ou não consumir gengibre com frequência.

Gengibre Faz Mal Para O Estômago?

Gengibre Cortada na Tábua
Gengibre Cortada na Tábua

Como já dissemos anteriormente, o gengibre possui diversos benefícios para o corpo que fazem com que ele seja consumido pela maioria das pessoas, como por exemplo o aumento da imunidade e a regulação do organismo de muitas outras maneiras.

Porém, é interessante percebermos que tudo em excesso faz mal, e é exatamente isso que repetiremos ao longo de todo o artigo. Isso porque o gengibre é um alimento que apresenta uma certa ardência no sabor, e é claro que ao ser consumido a ardência dele irá passar para o estômago aos poucos.

Assim, pessoas que possuem problemas como gastrite devem consumir o gengibre de maneira moderada, já que dessa maneira não há nenhuma forma do gengibre causar enjoos ou acabar por desequilibrar a flora estomacal, o que pode causar muitas dores.

Portanto, basta consumir o alimento de maneira equilibrada e ele não possui nenhuma tendência de causar problemas no estômago, principalmente por se tratar de algo natural e não químico.

Gengibre Desregula a Pressão?

Medindo a Pressão
Medindo a Pressão

Já foi comprovado que muitas pessoas no Brasil possuem problemas de pressão, e isso se dá principalmente por conta do excesso de calor e também pelo uso excessivo de temperos ricos em muito açúcar ou também em muito sal.

Nesse caso, muitas pessoas que possuem problemas de pressão podem acabar por se preocupar se o gengibre é um dos alimentos que têm o poder de alterar a pressão de uma pessoa ou não.

Porém, temos uma excelente notícia para quem quer consumir gengibre e tem problemas de pressão alta: mesmo sendo um alimento com efeitos de termogênico natural, o gengibre não possui o poder de alterar a pressão de um ser humano, muito menos aumentar essa pressão.

Dessa forma, as pessoas que sofrem com problemas de pressão alta podem sim consumir gengibre sem maiores problemas. É claro que sempre se lembrando de que quando ele é consumido em excesso pode trazer problemas para outras áreas do corpo.

Portanto, agora você já entende muito mais sobre o consumo do gengibre e sabe quando ele pode ou não pode ser consumido, não é mesmo?

Quer aprender mais sobre ele? Leia também: Tudo Sobre o Gengibre – Características, Nome Científico e Fotos

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *