Home / Plantas / Como Se Planta um Pé de Banana?

Como Se Planta um Pé de Banana?

Se você é do tipo que adora bananas com certeza adoraria a ideia de ter uma bananeira em casa. Por isso, hoje separamos uma série de dicas interessantes que podem te ajudar a ter bananas frescas em casa sempre que precisar.

Saiba que as bananeiras crescem muito rapidamente e por isso é muito cultivada.  Se atente ao período mais interessante para realizar esse plantio, a bananeira deve ser plantada na primavera. Uma bananeira pode ter entre 60 cm a 9 m de altura, elas crescem bem, já de largura ela apresenta entre 30 cm a 4,5 m,tudo isso vai depender da espécie que você plantou. As bananeiras possuem flores, elas podem ter coloração laranja, roxa ou branca.

Como Se Planta um Pé de Banana?

Importante saber que essa planta se desenvolve melhor em locais que fazem mais calor, mas algumas espécies podem tolerar  clima frio. O ideal é cultivar a bananeira em um quintal espaçoso por exemplo, é muito importante selecionar um local com bastante espaço, por outro lado o local deve estar protegido de ventanias, pois embora não pareça é uma planta sensível, outra coisa importante é manter um solo bem preparado para receber a planta. É legal verificar antes se existe bastante espaço para isso, tanto no solo quanto na questão da altura.

Não se esqueça que entre a primavera e o outono a bananeira vai estar em crescimento, neste período elas precisam de uma maior quantidade de água. Por isso vai ser necessário molhar a planta todos os dias, principalmente no calor, para que o solo se mantenha úmido. Aliás, também é necessário investir em fertilizantes com frequência nesse período.

Bananeira
Bananeira

É no final da estação mais quente do ano que as bananas surgem em cachos. Saiba que ela vai ser colhida ainda verde, basta perceber que já tem o formato esperado, então já realize a colheita e deixe que ela amadureça em um ambiente seco e fresco da sua casa.

  • Iluminação – Saiba que a luz é muito importante para a bananeira, e a maior parte delas gosta de receber luz solar de forma direta, ou seja, no mínimo 6 horas por dia. Já outras precisam de meia sombra.
  • Solo – Primeiro ponto importante é que elas não suportam sódio em excesso no solo. Ele deve ser profundo e enriquecido com matéria orgânica, não se esqueça que deve ser bem drenado.
  • Água – As bananeiras consomem muita água e apreciam também ar mais úmido. Uma boa dica é plantar algumas lado a lado, por isso favorece em manter a umidade da folhagem. Não perca a mão na água para não apodrecer as raízes.
  • Calor – Elas crescem melhor no verão, mas o calor exagerado não é uma boa para as bananeiras.Cada espécie tem uma necessidade, mas no geral a temperatura ideal deve ficar entre 23º e 35ºC. Em períodos mais secos você pode molhar as folhas. 
  • Adubo – É necessário adubar sua planta com capricho. No período em que a planta cresce é a hora certa de fertilizar a planta. Todos os anos enriquece o solo com matéria orgânica.
  • Podar as bananeiras – Você deve realizar a bandeiras antes do surgimento dos cachos, deixe apenas um único caule. Passado de 6 a 8 meses adicione uma estaca na parte debaixo do caule para dar suporte. Após a colheita, você pode retirar o caule principal e ficará apenas a estaca.
  • Disseminação – Uma das técnicas mais utilizadas é a divisão. Utilizando uma pá de qualidade você separa as estacas do caule que estão por baixo da terra. Mas antes de qualquer  coisa a sua bananeira precisa ter pelo menos 1 m de altura. Soca é o nome dado a caule subterrâneo, ele deve secar por cerca de dois dias. Após esse período já pode ser replantado no local escolhido.

Plantar Bananeira em Vaso

Você pode escolher um vaso por exemplo para plantar a sua bandeira, mas saiba que ele precisa ser grande, o ideal é um vaso de no mínimo 56 litros para que se desenvolva vem, no fundo devem haver furos para facilitar a drenagem, além disso deve possuir um substrato fofo e enriquecido com matéria orgânica.

Uma das facilidades que esse tipo de plantio oferece é possibilidade de trocar de local quando está muito frio e ventando por exemplo. Mas saiba que nesse caso você precisa colocar mais água e investir em fertilizantes.

Caso esses pontos não sejam respeitados, a bananeira não vai se desenvolver como deve e não frutificará. Geralmente esse plantio precisa de manutenção de 3 em 3 anos, sendo replantadas.

Espécies de Bananeiras

Bananeira
Bananeira

Saiba que tem diversas espécies de bananeiras, aproximadamente 70, vamos descrever algumas.

  • Musa acuminata – A mais tradicional de todas, essa espécie pode alcançar entre 3,6 e 6 m de altura, as pessoas gostam de cultivar por possuir folhas bem bonitas. Cada folha pode ter de 15 a 25 cm de comprimento total.
  • Musa ornata – Essa é uma linda bananeira, conhecida popularmente por banana em flor, ela é incrível. Mas nesse caso os frutos gerados não servem como alimento.
  • Musa basjoo – Chamada também de banana resistente, elas medem cerca de 1,8 a 4,2 metros de altura. Essa espécie tolera bem temperaturas mais baixas.

Doenças na Bananeira

É preciso ficar de olho em algumas ameaças que podem prejudicar a sua bananeira, por isso separamos algumas doenças comuns.

  • Afídio – É um inseto bem pequeno, atacam as folhas e a deixam com aparência feia, além disso outras doenças podem ser atraídas e que podem comprometer a fruta.
  • Caruncho – Estes também são bem pequenos, você vai notar uma espécie de seiva mais grudenta na bananeira. Pode haver a necessidade de pesticida.

Alguns outros insetos podem ser um problema como o Tetranychus urticae e percevejos. Os Colaspis podem atacar os cachos de bananas, além disso ainda existem os tripes que atacam a casca das bananas, por isso elas podem ficar rachas e também manchadas.

Veja também

Flor de Cerejeira

Tudo Sobre a Cerejeira: Características e Nome Científico

Para pessoas que adoram admirar plantas, hoje temos um post recheado de informações bacanas. Quem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.