Home / Animais / Como Espantar Maritacas do Telhado de Casa?

Como Espantar Maritacas do Telhado de Casa?

Hoje vamos falar um pouco sobre as maritacas, elas são super espertas e tem uma capacidade cerebral incrível. Elas fazem parte de uma família chamada psitacídeos, dentro dela existem cerca de 360 espécies de aves, por este motivo possuem um grau de parentesco com os papagaios e com os periquitos também. Por isso as maritacas também podem imitar alguns sons e até algumas palavras.

Essas aves costumam habitar florestas e também cerrados, especialmente na América do Sul.

Como Espantar Maritacas do Telhado de Casa?

Especialmente nas estações entre a primavera e o verão as residências urbanas observam uma grande quantidade de maritacas. Assim muitas casas podem ter o seu forro tomado por essas aves, que buscam abrigo para montar o seu ninho.

É possível perceber a sua aproximação pois andam sempre em bandos e fazendo muito barulho, o grande problema dessa invasão é que além de incomodar bastante com o barulho, acabam por destruir fios elétricos e isso gera uma série de problemas para o morador, causando prejuízos financeiros.

Maritaca
Maritaca

Portanto no período de abril e agosto é importante que você fique atento, tampe qualquer abertura que exista no telhado, pois é um período de reprodução e estão a procura de local para o ninho.

Tela Metálica – É um material resistente e uma ótima solução para vedar as frestas do seu telhado.

Passarinheira – Geralmente o material utilizado é plástico, acaba não sendo resistente o suficiente.

Pasta de Cimento – Pode ser uma solução, mas não aguenta mais de 12 meses.

Espuma Expansiva – É bastante utilizado por ser leve, mas o tempo de resistência é pequeno, cerca de 18 meses.

A conclusão é de que a tela metálica seria a solução mais resistente, leve e flexível.

Utilizando esse material, faça com eles algumas bolas bem protegidas utilizando suas mãos e depois encaixe com uma boa pressão nas frestas do telhado. Se for preciso, as fixe utilizando pequenos pregos, ela precisa ficar firme para não ser removida pelas maritacas. Se certifique que nenhum mínimo buraco ficará à mostra, além disso olhe também se nenhum animal ficou preso lá dentro. Esse esquema vai proteger a entrada de animais, mas não vai inibir a ventilação necessária. Caso encontre algum ninho, entre em contato com o IBAMA. Jamais descarte um ninho com filhotes, isso pode configurar maus tratos e ainda é considerado crime ambiental. Por isso a prevenção é a melhor medida, é melhor prevenir que esses animais acabem no seu telhado, do que precisar se livrar deles.

Tudo Sobre Maritacas

Maritaca
Maritaca

São conhecidas algumas espécies desse animal, mas mesmo sendo espécies diferentes todas eles tem algumas características em comum como a cauda curta, não possuem pelagem em volta dos olhos e são aves de tamanho menor do que os papagaios por exemplo.

Para te ajudar a conhecer mais sobre esses animais, ainda separamos uma série de curiosidades interessantes sobre esses animais.

Curiosidades a Respeito da Maritaca

As maritacas são aves de pequeno porte, e possuem muitas coisas diferentes que talvez você não saiba. Em todo país elas são famosas por serem inteligentes e faladeiras, possui hábitos reprodutivos peculiares de outros animais da mesma família e alimentação diferenciada também.

Variedade de Maritacas

Araguaguaí

Essa é a espécie de maritaca P. leucophthalma e possui características bem próprias, a plumagem desta ave é a maior parte na cor verde, na lateral de sua cabeça podemos observar uma coloração vermelha, o mesmo acontece na região do pescoço. Ela tem um formato ovalado na cabeça, ainda possui a íris dos olhos em uma cor alaranjada.

Esses animais são bem conhecidos por serem bastante ruidosos, por outro lado na natureza são discretos ao ir de um lado para o outro. É comum que durmam com seu grupo, eles não são animais solitários, já no período que vão se reproduzir não são vistos em bando. Na natureza eles ficam em florestas ombrófila e biomas de transição, em áreas de vegetação inundada e mata ciliar. Mas é possível perceber como hoje é comum nas cidades.

Por se tratar de um animal extremamente manso, ele acaba sendo vítima de tráfico ilegal de animais.

Periquito Verdadeiro

Essa maritaca é conhecida cientificamente como Brotogeris tirica e só existe na Mata Atlântica. Se trata de uma ave super colorida, apesar de sua cor predominante ser a verde, ele possui algumas regiões do corpo mais amareladas como o peito, a lateral da cabeça e na parte inferior do seu corpo no abdômen. O bico é castanho e o tom da cor vai em degradê de um tom mais claro na base para um mais escuro na ponta. A base de suas asas também é castanha. Na nuca ele possui uma coloração de um verde puxado para o azul.

Curiosamente nesta espécie os machos são mais falantes do que as fêmeas, essa espécie é capaz de repetir o sol de outros pássaros de uma maneira muito fiel.

Maitaca-Bronzeada

Essa é uma espécie muito bonita, conhecida cientificamente como pionus maximiliani e tem uma linda junção de cores. Na cabeça ela apresenta uma coloração acinzentada e também azul. Em seu pescoço é possível notar uma faixa na cor roxa, o rabo é vermelho, as suas asas tem a coloração verde e ainda um bico na cor amarela. Em nosso país elas podem ser avistadas no cerrado, também na caatinga e no nordeste brasileiro. Em ambiente internacional elas podem ser vistas na Argentina, no Paraguai e na Bolívia.

Considerando a sua família, essa é a espécie mais comum e que existe em maior número.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *