Home / Plantas / Mamão Fêmea: O que é? Como Diferenciar e Saber se o Pé é Fêmea?

Mamão Fêmea: O que é? Como Diferenciar e Saber se o Pé é Fêmea?

Por mais incrível que pareça, existem pés de mamão machos, fêmeas e hermafroditas. Essa informação já é conhecida pelos estudiosos da botânica e agronomia, embora para o público leigo seja uma grande novidade.

As diferenciações entre os gêneros de mamoeiro estão ligadas diretamente à conformação de suas flores, e, em algumas vezes, até mesmo ao formato dos frutos.

Para quem realiza plantio comercial de mamão, a falta de conhecimento relacionado ao tipo de flores implica na redução do número de mamoeiros realmente produtivos.

Neste artigo, você conhecerá algumas importantes características sobre o mamoeiro, inclusive referentes à sua diferenciação em gêneros.

Mamão Fêmea
Mamão Fêmea

Afinal, como diferenciar e saber se o pé é fêmea?

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

O Cenário de Cultivo de Mamão no Brasil

O Brasil é considerado o maior produtor e exportador de mamão no mundo, e inclusive fornece aos mercados exigentes da Europa e dos Estados Unidos.

Uma grande vantagem do mamoeiro é que este é considerado uma planta precoce, visto que começa a florescer e a frutificar entre 3 a 4 meses após o plantio. No entanto, ele é vantajoso comercialmente apenas até completar 3 anos de idade, pois após esse período, adquire uma altura muito elevada que dificulta a colheita.

O mamão é considerado um fruto extremamente perecível, com alto nível de perda pós-colheita, seja pelo rápido amadurecimento, seja pela aquisição de fungos (através do acondicionamento em locais úmido), seja pelos danos mecânicos resultantes de atrito ou compressão, ou seja por ação de insetos.

Muitos danos ao fruto estão associados ao processo de transporte do mesmo.

Em relação à maturação do mamão, existem 6 estágios, indo do 0 ao 5. No estágio número 2, os frutos estão com 25 % de maturidade, e são destinados principalmente para a exportação aos Estados Unidos. No entanto, para a Europa, esse estágio pode ser estender até o 4. No caso de comercialização para o mercado interno, outras variáveis determinam esse estágio, tais como a distância em relação ao mercado e o tempo até que se concretize a comercialização da fruta.

Importância Comercial do Mamoeiro

Sim. A polpa do fruto maduro é excelente para consumir in natura, assim como para emprego culinário na produção de conservas, sucos, néctares e geleias. Também pode ser associada a outras frutas tropicais para a produção de patês.

Porém, engana-se quem pensa que o fruto é viável apenas maduro, pois através do fruto verde é possível extrair uma enzima chamada papaína, a qual possui uma aplicabilidade ampla, seja na indústria têxtil, seja na cosmetologia, seja no ramo farmacêutico, ou até mesmo na indústria alimentícia.

A papaína pode ser encontrada nas formas refinada, líquida ou purificada. Um grande exemplo de utilização da papaína é na produção de cerveja, a qual corresponde a 75 % da demanda desta enzima. A papaína é utilizada na estabilização e clarificação da cerveja.

Outra substância pode ser obtida do mamoeiro, desta vez, uma alcaloide chamado carpaína, que pode ser extraído dos frutos, folhas e sementes, e atua como um ativador cardíaco.

A pectina também pode ser extraída dos frutos. Ela tem grande aplicação na indústria alimentícia, inclusive como componente da ração animal.

No entanto, engana-se quem acha que os benefícios comerciais do mamão param por aí, visto que, a partir das sementes, é possível extrair óleo de aplicabilidade industrial, o qual também pode ser tornar componente da ração animal.

Características Gerais do Mamoeiro

Características do Mamoeiro
Características do Mamoeiro

O formato e o tamanho do fruto são variáveis de acordo com a variedade cultivada. O formato periforme (o mais conhecido) é característico do mamão papaya.

De uma forma geral, a polpa é lisa, carnosa, macia e com sementes em sua porção medial, as quais estão envolvidas por cápsulas proteicas. As cores da polpa variam do vermelho vivo ao alaranjado.

A casca do mamão reveste a sua polpa e é caracterizada como uma estrutura extremamente delicada, uma vez que é fina e bem aderida à polpa. Quando o mamão é verde, sua casca é verde, no entanto, quando amadurece, adquire manchas ou faixas de coloração em tons amarelo ou amarelho-claro, ou pode tingir-se alaranjado.

O mamoeiro é considerado um arbusto perene de grande comprimento, podendo atingir até mesmo 8 metros de altura. As folhas se inserem de forma espiralada e possuem longos pecíolos (ou seja, hastes). Essas folhas são grandes e possuem entre 20 e 60 centímetros.

As flores surgem na base das folhas, individualmente ou em cachos. Essas flores é que determinam o sexo da planta.

Mamão Fêmea: O que é? Como Diferenciar e Saber se o Pé é Fêmea?

Mamoeiros fêmea produzem flores com pendão curto, e sem estames (ou seja, folhas modificadas, onde se alojam os gametas masculinos da flor), no entanto com pistilos (ou seja, unidade do órgão feminino) em pleno funcionamento.

Mamoeiros fêmea precisam de pólen da planta macho ou hermafrodita para serem fecundadas.

No caso das flores da planta macho, estas possuem pendão longo e cerca de dez estames. Convém lembrar que os estames são as regiões nas quais o pólen é produzido e fica alojado.

No caso das flores de plantas hermafroditas, pode-se considerar que são flores completas. Essas flores possuem pistilos e estames e são capazes de realizar a auto-fecundação. As vantagens não terminam por aí, visto que produzem pólen que poderá fecundar plantas fêmeas, além da possibilidade de que seus óvulos sejam fecundados pelo pólen de outra planta macho.

Mamão Fêmea e Mamão Macho
Mamão Fêmea e Mamão Macho

Ao nível comercial, é mais recomendável que haja cultivo de plantas hermafroditas. Como não há possibilidade de identificação do sexo no momento do plantio das sementes, uma dica identifica-lo no momento do primeiro florescimento. Para otimizar a produtividade, as plantas classificadas como masculinas e femininas devem ser eliminadas, garantindo assim maior rentabilidade.

*

Agora que você já conhece importantes características que permitem a identificação de mamoeiros machos e fêmeas, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

CEPLAC. Sexagem do mamoeiro e sua aplicação na produção. Disponível em: < http://www.ceplac.gov.br/radar/Artigos/artigo39.htm>;

OLIVEIRA, R. A. Super Interessante. Existem mamoeiros macho e fêmea? Disponível em: < https://super.abril.com.br/comportamento/existem-mamoeiros-macho-e-femea/>;

Portal São Francisco. Mamão. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/mamao>.

Veja também

Qual o Significado da Flor de Lírio? o Que Elas Representam?

Flor de Lírio Olá, você já conhece o Lírio? Já conheceu seus grandes significados? E …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *