Home / Plantas / Ficha Técnica da Flor Santolina: Raiz, Folhas e Caule

Ficha Técnica da Flor Santolina: Raiz, Folhas e Caule

A flor santolina, de nome científico Santolina chamaecyparissus, é um dos tipos de plantas favoritas dos jardins do Mediterrâneo. É um belo arbusto sempre conhecido por sua densa, fina e prateada folhagem verde-acinzentada durante todo o ano, bem como por sua tolerância à seca.

A ficha técnica da planta é extensa, tendo uma lista de curiosidades bem interessantes. Se você quer descobrir mais, leia tudo até o fim.

Um Pouco Sobre a Flor Santolina

A floração ocorre no verão com uma exibição de pequenas flores amarelas brilhantes em forma de botão. Contudo, a Santolina é cultivada principalmente por sua folhagem.

Resistente, normalmente cresce em montes amplos e densos de até 60 cm de altura e 90 cm de largura. Os solos são secos a médios e bem drenados, vivendo em pleno sol.

Ela é amante de solos pobres e secos (solos ricos ou úmidos devem ser evitados). Assim, essa planta é uma ótima candidata a camas, bordas, jardins de pedra, contribuindo encantadoramente.

Tolerante à seca, uma vez estabelecida, é resistente até mesmo a vários animais. Plantas não podadas tendem a se tornar escassas e lenhosas no centro.

Flor Santolina

Faça a redução anual, antes que o crescimento da primavera comece a ajudar a controlar a principal característica da flor santolina. Você pode simplesmente aparar conforme necessário nas bordas ou cortar a planta inteira de volta a alguns centímetros de altura.

Após o desbotamento das flores, corte-as. Nos invernos frios, as plantas podem morrer, mas devem mostrar um novo crescimento na primavera.

A  santolina é uma planta bonita que, além de ter um interessante valor ornamental, possui propriedades medicinais que não podem ser ignoradas. É  muito fácil cuidar e manter, tanto que não é adequada apenas para iniciantes. Se for plantada no chão, a partir do segundo ano dificilmente precisará de atenção.

Se você está gostando do que está lendo, precisa saber que ainda há mais. Esta planta maravilhosa guarda segredos, mas todos serão revelados a você neste artigo.

Origens da Santolina

Este é um subarbusto pertencente à família Asteraceae. Cresce naturalmente no sul da Europa, norte da África e na América do Norte, em barros ou encostas pedregosas.

É uma planta fácil de distinguir:  cresce a uma altura entre 20 e 70 cm e possui numerosas hastes finas que cultivam folhas, que são cinza esverdeadas. Estas são estreitas, lineares, divididas e muito aromáticas. Seu cheiro é semelhante ao da camomila, embora não seja muito forte ou desagradável. Durante o verão, as cabeças hemisféricas crescem com flores amarelas.

Os Cuidados Com a Flor Santolina

Para ter uma flor santolina perfeitamente saudável, você deve levar em consideração o seguinte:

Localização

É importante que você dê luz solar diretamente , se possível ao longo do dia. Na semi-sombra, pode ter um crescimento fraco. Também não é recomendável tê-la dentro de casa, exceto se você tiver uma sala com muita luz natural.

Solo ou Substrato

Independentemente de você querer colocá-la em um vaso ou no jardim,  a terra precisa ter uma boa drenagem. No caso contrário, a água deve ser misturada com perlita, pompa ou qualquer outro material similar em partes iguais.

Irrigação

Pouco frequente. Será suficiente uma ou duas vezes por semana a irrigação da flor santolina. Se tiver um prato embaixo, remova a água dez minutos após a rega.

Fertilizante

Como é uma planta que pode ser usada como matéria-prima para produtos comestíveis, é aconselhável fertilizá-la com fertilizantes orgânicos, como:

  • Guano;
  • Esterco;
  • Húmus.

Se estiver em um vaso, recomenda-se usar a forma líquida para não impedir a drenagem.

Hora do plantio ou transplante

Na  primavera, quando o risco de geada já passou.

Poda

Você precisa  remover as flores murchas da flor santolina  e  aparar os galhos  para que ela possa ficar muito mais bonita.

Propagação

Se você quer obter novas mudas, podemos fazer isso a  partir de estacas tenras na primavera e estacas maduras no outono. Impregne as bases com hormônios de enraizamento e plante em um vaso com substrato poroso, como turfa preta misturada com perlita em partes iguais.

Pragas

É suscetível ao ataque de  pulgões, que podem ser tratados com óleo de nim.

Resistência e Resiliência

Pode ser cultivada sem problemas externos nas áreas onde  ocorrem geadas de até -5º C.

Usos da Flor Santolina

A flor santolina possui diversos usos para o ser humano, sendo eles:

Ornamental

Pode ser plantada nos jardins para delimitar estradas, juntamente com outras plantas que crescem na mesma altura. Pode ser também para dar uma cor diferente. No vaso, você pode decorar o terraço, a varanda ou qualquer canto.

Medicinal

Esta é uma planta muito interessante que nos ajuda a proteger nossa saúde, por exemplo, combatendo infecções por  vermes.

Além disso, pode ser utilizada como tratamento complementar para anorexia, pois  é aperitivo. Também  evita que as feridas sejam infectadas, servindo como cura.

Outro uso medicinal é como  descongestionante e expectorante. Tudo aliado quando temos um resfriado. Mas ainda há mais: ajuda a regular a menstruação e reduz a dor dos períodos, este último porque tem um efeito sedativo leve.

Se tivermos problemas de visão, como fadiga ocular, conjuntivite ou inflamação, podemos usá-la para melhorar a situação.

Como Essa Planta é Usada?

A flor santolina pode ser usada de três maneiras diferentes, dependendo do que precisamos:

  • Infusão  – 5 a 8 flores são fervidas em um copo de água. Para melhorar a digestão e como um vermífugo, devem ser tomados até 3 xícaras por dia;
  • Essência  – 3 a 4 gotas devem ser tomadas em uma colher pequena 3 vezes ao dia. É o melhor para eliminar os parasitas internos;
  • Uso externo  – 5 a 8 flores são fervidas em um copo de água. Um cotonete é umedecido e, em seguida, é bem drenado para posteriormente ser colocado nas áreas inflamadas ou nos olhos.
Usos da Flor Santolina

A Santolina Possui Efeitos Colaterais?

Um consumo alto  pode causar intoxicações. As doses recomendadas não devem ser excedidas de acordo com a indicação médica.

E com isso terminamos o artigo sobre a flor santolina. Você achou interessante? Por favor, deixe-nos saber a sua opinião nos comentários.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *